A Taxa de Câmbio no Enem 2020 | infoEnem |
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Quando viajamos para o exterior, independentemente do local que vamos devemos estar atentos a taxa de câmbio do país, para que possamos ter a real noção de quanto estamos pagando pelos produtos e serviços. Além disso, podemos utilizar a taxa de câmbio para avaliar a força de uma moeda internacionalmente. Com base nisso, em nossa postagem de hoje vamos estudar alguns conceitos referentes a este assunto, e como isso é cobrado no Enem, exemplificando com uma questão exemplo.
O primeiro passo para entender o conceito é entender o que é exatamente o conceito de câmbio. A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em frações da moeda nacional. Por exemplo, a principal moeda do mundo atual é o dólar, moeda oficial de diversos países, sendo o principal os Estados Unidos. E o dólar está atualmente cotado em R$ 4,35 (valor às 15:30 de 13/02) no Brasil.
E para que serve a taxa de câmbio?
Esta taxa pode ser utilizada para diversas finalidades, tais como a paridade de poder de compra (PPC), utilizada avaliar o poder de compra dos países com base em uma mesma moeda, no caso o dólar internacional. Sendo assim, a paridade de poder de compra (PPC) é mais um instrumento para avaliar o poder de compra de cada país.
Como isso pode ser cobrado no Enem?
Por se tratar de um conceito muito utilizado na geografia, para avaliar as condições de desenvolvimento dos países, e por envolver cálculos matemáticos, a taxa de câmbio é um assunto que se enquadra nas conhecidas questões multidisciplinares do Enem. Assim, podemos encontrar questões utilizando taxa de câmbio tanto na área de ciências humanas como em matemática e suas tecnologias.
Questão do Enem utilizando o conceito
Veja a seguir uma questão do Enem de 2019, utilizando a taxa de câmbio em uma questão de matemática:
“Um casal planejou uma viagem e definiu como teto para o gasto diário um valor de até R$ 1000,00. Antes de decidir o destino da viagem, fizeram uma pesquisa sobre taxa de câmbio vigente para as moedas de cinco países que desejavam visitar e também sobre as estimativas de gasto diário em cada um, com o objetivo de escolher o destino que apresentasse o menor custo diário em real.
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Nessas condições, qual será o destino escolhido para a viagem?”
a) Austrália.
b) Canadá.
c) EUA.
d) França.
e) Reino Unido.
Que é respondida pela alternativa A. Para encontrar o menor custo diário em real devemos multiplicar o câmbio de cada país pelo gasto diário. Fazendo isso, o menor valor encontrado será de R$ 856,00 na Austrália. E a partir daí podemos avaliar um ponto importante sobre a taxa de câmbio. Embora o Canadá apresente a menor taxa de câmbio em relação ao Brasil, os custos na localidade são maiores. Assim, o custo efetivo para nós brasileiros foi levemente superior ao custo apresentado pela Austrália.
Portanto, estudamos em nossa postagem um importante conceito para a economia, geografia e matemática em geral. Cada vez mais importantes em nossas vidas, a taxa de câmbio é um assunto que aparecerá diversas vezes nas provas do Enem, uma vez que podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento!
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Posted: 12 Feb 2020 01:52 PM PST
O tema da prova de redação do Enem 2014 surpreendeu muitos ao ser divulgado no ano em questão, tanto por ser algo que poucos esperavam ser tratado como por conta da grande gama de possibilidades a serem tratadas na produção do texto. Vamos relembrá-lo?
Primeiramente, ao observarmos os textos motivadores, é possível perceber as mais variadas posições em relação à publicidade infantil: os profissionais da área, como era de se esperar, se opõem às regulamentações aprovadas em 2014, considerando-as até mesmo inconstitucionais, como podemos conferir no primeiro excerto. No mapa da segunda parte motivadora expõem-se os mais variados tipos de regulamentações, espalhadas por vários países. Já no terceiro trecho podemos ver uma posição mais neutra, de certa forma, que sugere que a instrução da criança pode ser uma ferramenta para prepará-la para o mundo do consumo.
A seguir, a inserção de conteúdos à parte dos textos já apresentados parece bastante simples, assim como foi a redação do Enem 2013 (Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil). Estudos psicológicos demonstrando os efeitos da propaganda em adultos e crianças, notícias sobre a regulamentação em questão e a repercussão à época, além de menções às discussões atuais que pretendem rever as mesmas regras podem acrescentar muito à discussão proposta no texto.
Argumentação da Redação
Chegamos à construção da argumentação da redação e, pela polêmica observada dentre os textos motivadores, temos mais um trabalhinho “pesado”: escolher em que lado do muro estamos. Ou ficar em cima dele, por que não? É perfeitamente possível neste caso concordar com as regulamentações atuais e ao mesmo tempo sugerir opções. Há a possibilidade de concordar plenamente com as proibições na publicidade infantil que estão em voga hoje, ou discordar completamente e considerá-las absurdas, abusivas e que a propaganda para crianças deveria ser completamente liberada e regulada apenas pelo mercado.
Independentemente do posicionamento do autor da redação, é muito importante estabelecê-lo com clareza antes de iniciar a produção (por isso, se ainda não tinha pensado sobre o assunto antes, vale a pena refletir por alguns minutos e determinar isso). Neste sentido, o tema de 2014 difere bastante do de 2013, quando a Lei Seca dificilmente encontraria opositores que conseguiriam argumentar com sucesso que ela poderia ser prejudicial para a sociedade, por exemplo. A publicidade infantil pode ser considerada maléfica, neutra ou até mesmo benéfica, para uma exposição ao mundo do consumo e possível ferramenta de instrução ao autocontrole.
Fechamento do texto
Após termos o trabalho a mais de refletir claramente sobre um posicionamento, que poderia ser do mais variado, é hora de sugerir intervenções. A opinião do candidato continuava contando muito neste item, já que a solução proposta estaria atrelada ao que se considerava benéfico ou maléfico no campo discutido. No entanto, ao considerar que as regras atuais são válidas e suficientes, cuidado para não deixar o texto sem propostas.
Mencionar intensificações, fiscalizações mais específicas e/ou alternativas e discussões com a classe publicitária podem evitar zerar a quinta competência da redação do Enem. Para quem discordar das regulações atuais ou quiser se manter neutro e dizer que a propaganda para crianças pode ser liberada ou não, já que isso não faria diferença na formação infantil, a educação pode ser sempre uma boa saída na hora de propor ações que evitem influências não muito desejáveis, como o consumo. Por fim, como sempre, é detalhar muito bem as sugestões e partir para o abraço!
O que acharam do tema de 2014? Desperta discussões interessantes, não? Qual o posicionamento de vocês no tema? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
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