Redação Nota Mil Possibilidades para a Redação do Enem 2015

Redação Nota Mil Possibilidades para a Redação do Enem 2015 | infoEnem




Em nossa série de análises dos temas da redação do Enem, chegamos ao ano de 2015, cujo assunto foi bastante discutido até mesmo fora do âmbito da prova e, de certa forma, tornou-se um marco na escolha dos tópicos para a produção de texto ao tratar de algo tão urgente e obscuro, incrustado na cultura brasileira. Relembremos:
            De início, diferentemente de alguns outros anos, nos quais as propostas continham excertos com as mais variadas opiniões em relação ao tópico tratado, temos vários textos motivadores que trazem nada mais que os números relacionados à violência contra a mulher na sociedade brasileira, o impacto causado nestes mesmos números pela lei Maria da Penha, bem como um exemplo de cartaz relacionado à campanha de combate a essa violência. Isso poderia facilitar as coisas para quem estava bem preparado, já que a argumentação a ser desenvolvida estaria mais “livre”, exigindo apenas uma menção ao fato de que os números expostos eram (e continuam) alarmantes. No entanto, para os alunos que baseavam-se somente numa paráfrase dos textos motivadores (o que já mencionamos nesta coluna não ser uma boa ideia) para construir sua argumentação, teriam que aprender “na marra” a transformar todos aqueles números e índices em um texto. Por isso, nessa altura inicial de nossa análise já temos uma lição: o treino e a preparação para argumentar e defender ideias (não só no Enem como na vida) devem estar afiados, sempre.
            Em seguida, selecionar conteúdos externos para esse assunto pode parecer um pouco mais complicado, pelo simples fato dos textos motivadores já estarem fornecendo os mais variados índices relacionados ao tópico. Porém, a contextualização histórica do machismo e de como essa cultura é bastante difundida e reforçada em nosso país pode ser uma ótima opção para embasar a argumentação do porquê a violência ocorre. Além disso, relatos específicos de violência contra a mulher e/ou de feminicídios vindos de fontes idôneas de notícias também podem acrescentar ao texto.
            Depois de reunir todos estes dados, no desenvolvimento da argumentação o trabalho é “simples”: usar os índices já fornecidos pelos textos motivadores e o conteúdo extra estabelecido pelo aluno como pertinente para o tema para comprovar a violência contra a mulher em nosso país em seus altos números. As motivações para tal violência podem ser embasadas com a contextualização histórica que já selecionamos anteriormente. Após explicitar as possíveis motivações e os índices, é interessante estabelecer o quanto a violência é injustificada e tem raízes em crenças de dominância e superioridade que não fazem nem nunca fizeram nenhum sentido, mesmo que isso possa parecer óbvio. Esse estabelecimento de obviedades vai colaborar para que o autor possa ligar com tranquilidade seu desenvolvimento à proposta de soluções.
            Na proposta de intervenção, é importantíssimo pensarmos nos Direitos Humanos. Para não zerar a competência, não é possível sugerir nada que envolva justiça com as próprias mãos contra os agressores, nenhum tipo de violência física contra eles como “compensação” e nenhum tipo de tortura ou castração (química ou física), por exemplo. É necessário ter calma e um senso de justiça oficial para tratar da solução que será sugerida. Leis mais rígidas, com penas mais altas e fiscalização mais intensa podem ser uma opção, além de um aumento no número de delegacias especializadas nestes casos. Medidas educacionais também podem ser um combate bastante interessante ao machismo e à violência direcionada ao gênero feminino. Basta, como sempre, escolher a sugestão que considerar a mais eficiente e detalhá-la bem!
            O que acharam deste tema? Foi um dos mais discutidos ao ser anunciado após a realização da prova, então adoraríamos saber a opinião de vocês! Quais soluções sugeririam e considerariam eficientes? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
O post Redação Nota Mil Possibilidades para a Redação do Enem 2015 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
Posted: 18 Feb 2020 05:15 PM PST
Todo início de estudos devemos estar atentos às datas dos respectivos exames, para realizar de maneira correta a preparação e aumentar assim a chance de um bom resultado. Com o Enem isso não é diferente! Devido à grande quantidade de assuntos abordados, assim como a sua importância, quanto antes iniciarmos a preparação melhor! Por isso, em nossa postagem de hoje vamos indicar as datas das provas do Enem 2020.

Datas das provas do Enem 2020

As provas presenciais do Enem estão previstas para os dias 1 e 8 de novembro. Assim como nos últimos anos, a prova continuará sendo aplicada em dois domingos seguidos, sendo as provas de RedaçãoLinguagens e Códigos e Ciências Humanas no primeiro domingo (1 de novembro) e as provas de Matemática e Ciências da Natureza no domingo seguinte (8 de novembro).
Além disso, também foram divulgadas pelo Inep as datas das provas digitais do Enem 2020 (Sim, em 2020 serão aplicadas também provas digitais!). Estas também estão previstas em dois domingos seguidos, 11 e 18 de outubro. Vale destacar que esta prova ocorrerá apenas para uma parcela da população em caráter experimental. Porém, como se trata de um assunto novo e interessante, na próxima quinta-feira (20/02) faremos uma postagem especial sobre o Enem digital!

Outras datas já estão divulgadas?

Por enquanto, as únicas datas confirmadas são as de aplicações das provas digitais e presenciais. No entanto, como as datas das provas presenciais seguem o padrão dos anos anteriores, espera-se que todas as datas sejam divulgadas no início de abril e que as inscrições tenham início no mês de maio! Porém, vale reforçar que isso é esperado, e alterações podem ocorrer normalmente. Todas as novidades referentes ao Enem 2020 você pode acessar aqui, no InfoEnem!

O que estudar para o Enem 2020?

Para estudar para o Enem 2020, o conteúdo é o publicado na Matriz de referência do Enem, utilizado desde 2009. Destacamos ainda que essa matriz passará por mudanças, mas as mudanças serão válidas a partir do ano de 2021!
Deste modo, o conteúdo de 2020 não passará por grandes mudanças, e uma boa ideia é utilizar as provas anteriores como forma de preparação. Além disso, você também deve estar atento ao tempo de cada prova, que é relativamente baixo, e também ao modelo das questões, normalmente composta por um parágrafo de contextualização do exercício seguida de uma pergunta baseada no parágrafo motivacional.
Você também pode acompanhar o InfoEnem para acessar diversos conteúdos e informações durante a semana. Contamos também com o canal no YouTube (acesse aqui o canal InfoEnem!) em que também são apresentados conteúdos diretamente relacionados com as provas, além das melhores informações sobre esta importante prova.
Apresentamos então as datas das provas presenciais e digitais do Enem 2020. Como mencionamos anteriormente, as demais datas são especuladas e assim que forem oficialmente divulgadas serão postadas pelo portal InfoEnem. Comentamos também sobre o primeiro teste com a prova digital, que será assunto de discussão na próxima quinta-feira. Aguarde!
O post Confira as Datas Previstas Para as Provas do Enem 2020 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Postar um comentário

0 Comentários