Questão 137 - Prova Rosa - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com vídeo e teoria


Questão 137
Resposta C

QUESTÃO 140

O procedimento de perda rápida de “peso” é comum entre os atletas dos esportes de combate. Para participar de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg, Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e atividades físicas. Realizaram três “pesagens” antes do início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos “pesos”. As informações com base nas pesagens dos atletas estão no quadro.

Após as três “pesagens”, os organizadores do torneio informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na primeira luta.
A primeira luta foi entre os atletas

a) I e III
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Comentário da questão

A primeira luta deve ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos pesos, ou seja, entre o atleta de menor desvio-padrão e o de maior desvio-padrão, respectivamente.
Assim, essa luta será entre os atletas II e III.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)



Assunto: Estatística
Em Probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado).

A fórmula de cálculo do desvio padrão para os valores x1, x2, x3,…, xn de uma amostra é a seguinte:



  
Foto (google)  
Alternativa correta: C
Comentário: 
O atleta mais regular (III) é aquele que apresenta o menor desvio padrão e o menos regular (atleta II) é o que apresenta o maior desvio padrão.
Nível de dificuldade: Fácil
Prova - nº da questão





Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA