SÉRIE MITOLOGIA | Textos Mitológicos | Os filhos de Chronos, a 2ª geração de deuses Mitologia Grega

 

Os filhos de Chronos, a 2ª geração de deuses






Quando Zeus cresceu resolveu vingar-se do seu pai, que tinha engolido todos os filhos, pelo medo de ser destronado. Solicitando apoio de Métis - a prudência, ela ofereceu uma poção mágica que fez Cronos vomitar os filhos devorados.

Zeus tornou-se o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo, deus do céu e do trovão.

Hera, que se tornou deusa dos deuses, ao desposar seu irmão Zeus.

Deméter, deusa da terra cultiva, da agricultura, das colheitas e das estações do ano.

Héstia, deusa protetora das cidades, das famílias e das colônias e iluminava a humanidade com o fogo sagrado.

Poseidon, deus supremo dos mares

Hades, deus guardião do Submundo


Gaia ficou com a função de revelar aos homens a origem divina de todas as coisas. Seguindo os conselhos de Gaia, Zeus libertou os Hecatônquiros mas aprisionou os titãs no Tártaro. Então partilhou-se o universo. Zeus ficou com o céu e a terra; Poseidon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.





ZEUS E SUAS ESPOSAS

Métis, a deusa da prudência, foi a primeira esposa de Zeus, que temia ser destronado devido a uma profecia. Por brincadeira, propôs a Métis de transformar-se em uma mosca. Sem perceber as intenções de Zeus, ela voa e pousa em suas mãos. Imediatamente, ele a aprisiona e a engole. Métis estava grávida e a cabeça de Zeus crescia a cada dia, até que da cabeça de Zeus nasceu Atena, já adulta, e a profecia não se cumpriu.

Têmis, a deusa da justiça, foi a segunda esposa de Zeus. As Moiras profetizaram que Zeus tinha muito a aprender com Têmis. Eles tiveram três filhas: Eunômia - a disciplina, Diké - a justiça e Riné - a paz.

Finalmente Zeus se casaria com sua irmã Hera gerando Hefesto, Hebe e Ares.

Hefesto, divindade do fogo e dos metais. Sua mãe, Hera, achando-o feio, jogou-o do Monte Olimpo, tornando Hefesto coxo, mas Hefesto aprendeu um ofício e se tornou um hábil ferreiro. Casou com Afrodite, que tinha muitos amantes e seu principal rival era seu irmão Ares.

Hebe, a deusa da eterna juventude, servia néctar e ambrosia aos deuses. Casou-se com Héracles ou Hércules após sua morte, quando ele foi aceito no Olimpo.

Ares, deus da guerra e da violência, tinha Éris como companheira de batalha - deusa da discórdia. Era amante da esposa de seu irmão (Hefesto), com quem teve vários filhos, e também outras inúmeras amantes.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Terremotos (abalos sísmicos) e Tsunamis - Como se Formam??