Questão 65


No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:

Marinheiros e caiados
Todos devem se acabar,
Porque só pardos e pretos
O país hão de habitar.
AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos. Recife: Cultura Acadêmica, 1907.

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende
A) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.
B) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
C) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
D) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.
E) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.


Enem 2009 – Prova Azul: Questão 65
Professor: Bernardo Pádula
0:15 “No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti: Marinheiros e caiados Todos devem se acabar, Porque só pardos e pretos O país hão de habitar.”
AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos.
Recife: Cultura Acadêmica, 1907
O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende
a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.
b) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
c) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
d) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.  E da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.
0:50 Primeiramente, você tem que conhecer essa revolta. Uma revolta que começa por volta de 1790/1791 e que trás uma peculiaridade na história da América Latina. A revolta escrava do Haiti, foi uma revolta da população de negros e escravos que viviam na ilha de Santo Domingo, na época uma colônia Francesa, contra uma população branca. Cerca de 400.000 escravos praticamente dizimaram a população branca que vivia na ilha. Depois disso a população de negros e escravos promoveu a indepêndencia de Santo Domingo, formando o Haiti – a segunda independência promovida das Américas, logo depois da independência dos Estados Unidos.
1:37 Essa revolta escrava ocorrida no Haiti, que se tornou projeto de indepêndencia, acabou gerando repercussões na cultura, na mentalidade da América muito intensas. Por exemplo, entre as elites latino-americanas, elites escravistas vigorou durante muito tempo o medo do chamado Haitianismo, o medo de que novas revoltas escravas como a que ocorreu no Haiti voltasse a ocorrer e entre classes populares, entre escravos, negros e pardos a revolta no Haiti serviu como exemplo de que era possível sim conseguir a libertação através de revoltas, através de manifestações políticas.
Gabarito: A

http://www.desconversa.com.br/historia/resolucao-de-questao-enem-2009-questao-65/

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO