As imagens reproduzem quadros de D. João VI e seu filho D. Pedro I nos respectivos papéis de monarcas. A arte do retrato foi amplamente utilizada pela nobreza ocidental, com objetivos de representação política e de promoção social. No caso dos reis, essa era uma forma de se fazer presente em várias partes do reino e, sobretudo, de se mostrar em majestade.
A comparação das imagens permite concluir que:
(A) As obras apresentam substantivas diferenças no que diz respeito à representação do poder.
(B) O quadro de D. João VI é mais suntoso, porque retrata um monarca europeu típico do século XIX.
(C) Os quadros dos monarcas têm baixo impacto promocional, uma vez que não estão usando a coroa, e nem ocupam o trono.
(D) A arte dos retratos, no Brasil do século XIX, era monopólio de pintores franceses, como Debret.
(E) O fato de pai e filho aparecerem pintados de forma semelhante sublinha o caráter de continuidade dinástica, aspecto político essencial ao exercício do poder régio.
Não se esqueçam de postar suas respostas. Assim poderemos ver se todos estão “afiados” no conteúdo.
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