ENEM 2013 QUESTÃO 175



ENEM 2013  QUESTÃO 175

Nos últimos anos, a televisão tem passado por uma verdadeira revolução, em termos de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa transformação se deve à conversão do sinal analógico para o sinal digital.
Entretanto, muitas cidades ainda não contam com essa nova tecnologia. Buscando levar esses benefícios a três cidades, uma emissora de televisão pretende construir uma nova torre de transmissão, que envie sinal às antenas A, B e C, já existentes nessas cidades. As localizações das antenas estão representadas no plano cartesiano:

Figura (Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)
A torre deve estar situada em um local equidistante das
três antenas.
O local adequado para a construção dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas
  1. A
     
    (65;35).
  2. B
     
    (53;30).
  3. C
     
    (45;35).
  4. D
     
    (50;20).
  5. E
     
    (50;30).

Resolução

A torre deve ser construída em um ponto equidistante (P) simultaneamente aos pontos A (30,20), B(70,20) e C(60,50). Os pontos equidistantes de A e B pertencem à mediatriz do segmento AB. A mediatriz passa pela coordenada x = 30+702 = 50. Como o ponto C também deve ser equidistante aos pontos A e B, faz-se dPA= dPC. A distância entre pontos pode ser calculada através da relação 

d= (x)2+(y)2. Assim (5030)2+(yP20)22 = (5060)2+(yP50)22

Elevando ambos os lados ao quadrado, tem-se que:

202+(yP−20)2 = (-10)2 + (yP−50)2

400 + y
2P
 – 40yP + 400 = 100+ y2P – 100yP + 2500


60yP = 1800

yP = 30.

RESPOSTA CORRETA:

E

(50;30).

http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/175.html




http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/enem-2013-correcao-questao-175-matematica-758529.shtml


Distância entre dois pontos

A base da geometria analítica encontra-se na distância entre dois pontos, pois muitos conceitos são inerentes a esse. Portanto, compreender a expressão algébrica para o cálculo da distância entre dois pontos colabora para uma compreensão fidedigna de outros conceitos da geometria analítica.


Distância entre dois Pontos 
Distância entre dois Pontos

A distância permeia todos os conceitos da geometria analítica, pois nesta área da matemática temos a relação de elementos geométricos com os algébricos, e o elemento básico da geometria é o ponto.
Um dos conceitos básicos que vimos na geometria é que a menor distância entre dois pontos é dada por uma reta, contudo, na geometria analítica esses pontos recebem coordenadas no plano cartesiano e por meio dessas coordenadas podemos encontrar o valor da distância entre dois pontos.
Vamos representar dois pontos quaisquer no plano cartesiano.
Dois pontos no plano cartesiano

Portanto, teremos que a distância entre os pontos A e B será a medida do segmento que tem os dois pontos como extremidade. Por se tratar de dois pontos quaisquer, representaremos as coordenadas desses pontos de maneira genérica.
Representação dos pontos e da distância
Sabe-se que os eixos coordenados do plano cartesiano são ortogonais, portanto, podemos construir um triângulo retângulo utilizando os pontos A e B, como mostra a figura a seguir.Triângulo retângulo AOB
Note que o segmento AB é a hipotenusa do triângulo AOB, e a medida de AB corresponde à distância entre esses dois pontos. Por se tratar de um triângulo retângulo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras, no qual teremos:
Note que basta fazer as diferenças das coordenadas de cada um dos pontos e elevar ao quadrado, contudo são coordenadas do eixo X com coordenadas do eixo X e de forma análoga para as coordenadas do eixo Y.
Calcule a distância entre os pontos: A (4,5) e B(1,1) e represente-os geometricamente.
Como vimos anteriormente, basta aplicar a expressão para o cálculo da distância entre dois pontos. Sendo assim:

Geometricamente:
Representação geométrica do exemplo dado

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/matematica/distancia-entre-dois-pontos.htm

Postar um comentário

0 Comentários