Infoenen - Como estudar faltando 3 meses para o Enem 2014?

Posted: 08 Aug 2014 10:57 AM PDT
Estamos a 3 meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas serão aplicadas no final de semana dos dias 8 e 9 de novembro. Neste momento, em que entramos na reta final de preparação, muitos candidatos não sabem exatamente para qual assunto devem dar prioridade. Outros ainda sequer começaram os estudos.

Se você se encaixa num destes grupos, não se desespere, pois a matéria de hoje é para você. Listamos algumas dicas e recomendações para que acelere seus estudos e aproveite da melhor maneira possível estes últimos 90 dias que o separam do Enem 2014. Vamos a elas:

1- Organize sua rotina de estudos

Antes de colocar a ¨mão na massa¨ é necessário se organizar temporalmente. Em outras palavras, você deve colocar no papel quais dias da semana e quantas horas por dia irá se dedicar aos estudos. Se não tem ideia de como fazê-lo, leia esta matéria para saber como criar seu cronograma. Apenas não se esqueça que ele não servirá para nada se não segui-lo fielmente.

2- Busque os conteúdos recorrentes

Não há mais tempo para estudar todos os assuntos que compõem o conteúdo programático do Enem, correto? Portanto, você deve focar o tempo que tem nas assuntos que vêm aparecendo com maior frequência nas últimas edições do exame.
Não tem a menor ideia de quais sejam? Fique tranquilo que o Portal infoEnem pensou em tudo! Segue abaixo relação dos assuntos que mais apareceram nas provas recentes do Enem, separados por área.
  1. Matemática:
    • Geometria espacial e plana;
    • Funções;
    • Análise Combinatória.
  2. Linguagens e códigos:
    • Interpretação de texto:
    • Gêneros textuais;
    • Norma culta e popular.
  3. Ciências da Natureza:
    • Ecologia / Citologia;
    • Cinemática / Hidrostática / Circuitos elétricos;
    • Físico-química / Química Geral.
  4. Ciências Humanas: Brasil
    • Sociologia / Filosofia;
    • Brasil República / Idade Contemporânea;
    • Meio ambiente / Geografia econômica.

3- Pratique, Muito!

Essa é a principal dica e deve ocupar, no mínimo, metade do seu tempo de estudo até a chegada das provas do Enem. Por que? Simplesmente porque, após estabelecer sua rotina e estudar os conteúdos, você precisa fixá-los! E não há outro caminho para isso a não ser praticando.
No caso da redação, a principal dica é escrever no mínimo um texto por semana. Já para as provas objetivas, é necessário resolver listas e mais listas de exercícios. A participação em simulados também é fundamental, pois além da prática, também ajuda-o a se acostumar com todas as circunstâncias e desconforto que encontrará na hora da prova.
Para otimizar esta estratégia, recomendamos nossas Apostilas Enem 2014, que trazem 930 questões das últimas cinco edições do exame resolvidas e comentadas nos mínimos detalhes.

Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014

    Artigo Original: Como estudar faltando 3 meses para o Enem 2014? Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 / Gabarito do Simulado Enem 2014
Posted: 08 Aug 2014 07:07 AM PDT
O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) elaborou projeto de lei para tornar obrigatória a exigência da participação e pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos estudantes que estão concluindo o segundo grau pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o deputado, o principal objetivo da medida é dificultar a venda de diplomas / certificados falsos de ensino médio no país, mantendo um nível de exigência padronizado e coerente para obtenção do documento.
“Essa via de elevação da escolaridade não pode, em absoluto, representar uma alternativa de qualidade inferior ou um caminho excessivamente facilitado para obtenção de certificados”.
No anuncio do projeto de Lei 6668/13, Otavio Leite também citou casos polêmicos que ganharam notoriedade na imprensa carioca, nos quais diplomas chegaram a ser vendidos no Rio de Janeiro por 4.500 reais.
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Sobre o EJA, diploma e o Enem

O EJA consiste numa modalidade de ensino que foi criada para suprir a necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada, concedendo-lhes ao final do processo o diploma deste nível de escolaridade.
Vale lembrar ainda que aqueles que não possuem o certificado do ensino médio podem prestar o Enem para retirada do diploma, mediante conquista de uma pontuação mínima em cada uma das quatro provas objetivas e na redação. Para entender melhor as regras deste processo, leia nossapágina sobre o assunto.

Postar um comentário

0 Comentários