Dica de Física: diferença entre grandezas escalares e vetoriais /UEPB adere ao Sisu para todas as vagas do Vestibular 2015 Possíveis /Temas Redação Enem 2014 – Água



Uma das coisas que faz muita gente errar em conta é confundir grandezas escalares e vetoriais. Para ajudá-lo nas questões de Física do Enem, preparamos uma explicação para você!
Grandezas escalares são aquelas que podem ser definidas apenas com um valor e sua unidade de medida. Se te perguntam a temperatura, é comum responder 23ºC, por exemplo. Não vemos necessidade de ter mais nenhuma informação.
Outros exemplos de grandezas físicas são: massa (90 kg), volume (3 litros), distância (60 km), tempo (90 minutos), etc.
Já as grandezas vetoriais necessitam, além do valor e da unidade de medida, informar o sentido e a direção. Elas podem ser representadas por um vetor.
Um exemplo de grandeza vetorial é a força. Imagine uma brincadeira de cabo-de-guerra, como a da imagem abaixo:
Faz sentido dizer que o jogo acabou porque uma das pessoas puxou a corda com uma força de 40 N? Para sabermos qual lado ganhou, precisamos também informar em qual direção e sentido a força de 40 N foi aplicada. Por exemplo: foi aplicada uma força de 40 N na direção horizontal e no sentido da direita. Agora sim!
Aliás, veja a representação de um gráfico para ficar bem clara a diferença entre direção e sentido:
Mais exemplos de grandezas vetoriais são: velocidade, aceleração, campo elétrico e campo magnético, entre outros.
Essa foi nossa dica de hoje, não se esqueça que para fixar tais conteúdos é necessário resolver exercícios sobre o assunto. Você pode obtê-los baixando edições passadas do Enem ou adquirindo nossas Apostilas que trazem mais de 900 questões das últimas 5 provas do exame resolvidas e explicadas em detalhes!

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Dica de Física: diferença entre grandezas escalares e vetoriais Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014
Posted: 04 Nov 2014 05:19 AM PST
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou que 100% das vagas de todos os cursos oferecidos no primeiro semestre de 2015 serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o Enem como forma de seleção dos candidatos.
Desta maneira, a instituição abando seu vestibular tradicional. Vale lembrar que a adesão ao sistema do Ministério da Educação foi gradativa, uma vez que a UEPB utilizou o Sisu para ocupação de metade das vagas nos últimos três processos seletivos, sendo os 50% restantes preenchidos pelo próprio vestibular.
Para o reitor da universidade, Rangel Júnior, o Exame Nacional do Ensino Médio já está consolidado, além de professores da própria UEPB participarem da elaboração das provas.
A avaliação que nós fazemos hoje é de que o Enem está fortalecido e consolidado. Além disso a UEPB já tem um corpo de professores que integra o grupo de profissionais que elabora as provas do exame.
Rangel ainda esclareceu que, a exemplo de outras universidades que utilizam o sistema, a UEPB também irá atribuir pesos e pontuações mínimas para cada uma das notas do Enem, de acordo com o curso / área da instituição.
O quadro de vagas que serão oferecidas pela universidade no primeiro semestre do ano que vem ainda está sendo definido e deve ser divulgado na primeira quinzena de dezembro. O Sisu 2015 aproveitará as notas do Enem 2014 e deve abrir inscrições em janeiro.
 
Confira quais universidades públicas utilizarão o Enem 2014 em seu vestibular.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: UEPB adere ao Sisu para todas as vagas do Vestibular 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014
Posted: 03 Nov 2014 07:06 PM PST
Além do artigo com 20 possíveis temas para a redação do Enem 2014, começamos uma série de matérias com vários assuntos que podem aparecer na produção textual dessa edição do exame. A primeira, publicada no último domingo, tratou de temas relacionados a mulher (clique e leia amatéria).
Hoje trazemos a água como assunto de discussão. Muitos estudantes têm questionado sobre a água ser um possível tema de redação no Enem deste ano, principalmente os paulistas, devido a recente escassez de água no estado. Primeiramente, precisamos lembrar que água é algo muito abrangente, sendo, portanto, um assunto e não um tema. Se você não se lembra da diferença entre assunto e tema, veja aqui. Por isso, preparamos uma lista de possíveis temas relacionados à água.

1) Os benefícios da água para a saúde humana

A água é o elemento mais importante do corpo humano e os seus benefícios poderiam ser abordados no tema de uma redação. Hidratação, limpeza, metabolismo e circulação são algumas das funções da água no nosso organismo. Pensando em saúde, podemos relacionar a importância da água na prática de atividades físicas, no tratamento de doenças como pedra no rim, e em dietas para emagrecimento.

2) Escassez de água no Brasil: problemáticas e alternativas

Nesse tema, o importante para não tangenciá-lo seria atentar-se à parte “no Brasil”. Claro que a escassez em São Paulo poderia ser citada, mas problemáticas de outras regiões deveriam aparecer na redação, como a falta de água em parte do Nordeste, conhecida como Polígono das Secas. Além disso, o texto deveria conter alternativas existentes no Brasil para lidar com a escassez de água como o uso de carros-pipa, construções de cisternas e barragens e o projeto para transposição do rio São Francisco.

3) A importância do ciclo da água para a economia brasileira

O Brasil é um país de grande extensão territorial e com abundância de recursos hídricos. Por isso, a água é muito utilizada para diversas atividades econômicas no país. Alguns exemplos que poderiam ser utilizados na argumentação do texto são a geração de energia elétrica através das hidrelétricas e o uso da água na agroindústria brasileira.
Aproveite os temas discutidos para treinar redações e pesquisar sobre eles, pois podem ser abordados em questões de diversas disciplinas.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Possíveis Temas Redação Enem 2014 – Água Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Enem 2014

Postar um comentário

0 Comentários