Pitágoras de samos em 3 tempos

Pitágoras de samos em 3 tempos

Pitágoras de samos em 3 tempos

A vida e a obra de Pitágoras de Samos em 3 Tempos - Parte I

Matemático e filósofo grego, nascido na ilha de Samos, Ásia Menor, por volta de 580 a 500 a.C. De acordo com a tradição, a pitonisa do oráculo de Delfosprofetizou aos seus pais que o filho por eles esperado, seria um homem de inteligência incomum que traria grandes benefícios à humanidade. Por isso, nomearam-no Pitágoras, “o anunciado em Pytho”, antigo nome da cidade de Delfos.

Pitágoras era filho de um opulento comerciante que teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polícrates. Tirano de Samos que graças aos distúrbios sociais chegou à tirania, transformando sua cidade num dos Estados mais poderosos do mar Egeu. Célebre pelo fausto de sua corte, para ali atraiu artistas e escritores, entre os quais, estavam Anacreonte e o arquiteto Eupalinos, visitando santuários gregos e estendendo viagem de estudo a Pérsia, Gália, Creta e Egito cuja finalidade seria o interesse pela ciência e filosofia.
Suas habilidades matemáticas foram adquiridas em viagens pelo mundo, principalmente, com os egípcios e com os babilônios onde aprendeu novas técnicas, isto porque esses povos antigos tinham ultrapassado a simples contagem e avançados nos cálculos mais complexos como, por exemplo, a criação de sistemas sofisticados de contabilidade e a construção de prédios. Também fez diversas viagens em busca de conhecimento: na cidade grega de Mileto, estudou com Tales e assistiu às conferências de Anaximandro; na Babilônia conheceu Zaratustra; e no Egito, onde viveu por quinze anos, foi discípulo do sacerdote Sonchi, iniciou-se em mistérios e aprendeu grande parte dos fundamentos de sua doutrina.


Por não suportar a tirania de PolícratesPitágoras emigrou de sua ilha para o Sul da Itália que era parte da Magna Grécia estabelecendo-se em Crotona, cidade da Magna Grécia situada na Itália meridional, fundada em torno de 710 a.C.
Em Crotona. Pitágoras (Veja vídeo sobre Pitágoras) teve a felicidade de se encontrar com um dos homens mais ricos, e mais fortes de toda a história e de proporções hercúleas, pois fora doze vezes campeão nos jogos olímpicos e dePítias.(palavra de origem grega, pythia, de pytho, antigo nome de Delfos) ou jogos píticos, também chamado jogos pítios, jogos pan-helênicos os quais eram realizados a cada quatro anos em Delfos. Esse homem, além de sua capacidade atlética, apreciava e estudava a filosofia e a matemática e chamava-se Mílon ou Mílon de Crotona que segundo a lenda, morreu devorado por animais selvagens, não tendo conseguido soltar-se da fenda de um tronco de árvore na qual ficou preso, proporcionando a Pierre Puget ( escultor, pintor e arquiteto francês ) o tema de um célebre grupo de mármore, colocado em 1683 no parque de Versalhes, hoje Louvre. A partir de então, Mílon cedeu parte de sua casa a Pitágoras com o propósito de que fosse estabelecida uma escola, e assim, formara uma aliança entre o sábio de Samos e o mais poderoso. Já acomodado, Pitágoras, por volta de 530 a.C. dedica-se ao ensino, sem desinteressar-se por questões políticas. Mas, nesta colônia grega, fundou a Irmandade Pitagórica - um grupo de aproximadamente seiscentos seguidores entre os quais havia vinte e oito irmãs, sendo que uma delas era a estudante favorita filha de Mílon, Theano, que terminou se casando com Pitágoras. Apesar da diferença de idade, capaz não apenas de entender seus ensinamentos, mas também de contribuir criando idéias novas e demonstrações, ao mesmo tempo, religiosa, filosófica e política cujo objetivo era a reforma social e política da região. As regras da Irmandade eram muito rígidas chegando ao ápice de que cada adepto, ao entrar na Irmandade, teria que doar tudo o que tinha para um fundo comum, mas ao sair, receberia em dobro do que tinha doado e uma lápide seria erguida em sua memória; cada membro da escola era forçado a jurar que nunca revelaria ao mundo exterior, qualquer uma de suas descobertas matemáticas, o dever piedoso de seus adeptos atribuírem ao mestre e fundador todas as conquistas alcançadas.




Escola Pitagórica

    Nas escolas de Pitágoras entrava-se para ser filósofo e estudar em busca da sabedoria pelo resto da vida. As escolas eram rigorosíssimas, seleccionavam os candidatos a serem admitidos e durante os primeiros anos os alunos eram obrigados ao silêncio completo apenas ouvindo e meditando na doutrina exposta pelos professores. Havia a obrigação de observar o celibato e depois de alguns anos todos os participantes da escola colocavam os seus bens em comum.

 

    Pitágoras era exigente quanto à formação ética dos alunos e dava uma altíssima importância ao estudo da matemática para a formação filosófica dos discípulos. Ao contrário dos primeiros pré-socráticos, que diziam que a substância em que consistia a natureza era a água, o infinito, o ar, o fogo, os átomos, as sementes indivisíveis ou outro qualquer elemento, os pitagóricos afirmavam que os números eram os princípios de todas as coisas.

     A primeira escola fundada por Pitágoras, em Crotona, no sul da Itália, teria desaparecido por um incêndio provocado em represália à tentativa feita pelo Conselho dos seus alunos de impedir a aprovação de certas leis que eles percebiam serem injustas.

    Na verdade, foi Pitágoras quem inventou a palavra `filósofo'. Quando certa vez haviam perguntado a Pitágoras o que era um homem sábio, Pitágoras respondeu que não existe um homem sábio. A sabedoria não é coisa dos homens. A sabedoria deve ser atribuída exclusivamente a Deus, dizia Pitágoras. O homem, no máximo, pode ser um amigo da sabedoria, isto é, um filósofo, termo que em grego significa exactamente isto, `amigo da sabedoria'. O homem pode ser no máximo um amigo da sabedoria e procurar imitar o mais possível a sabedoria que se encontra plenamente possuída apenas por Deus. De facto, a sabedoria de Deus seria, neste sentido, a contemplação intelectual de si próprio e da obra da sua criação e, quando o homem faz também isto ele de facto está procurando imitar a mente divina e não está fazendo nada mais do que viver na terra uma vida semelhante à que seria a do próprio Deus. Estaria aprendendo, assim, a assemelhar-se, através de sua inteligência, ao seu Criador. É esta elevação do espírito humano que constituiu o ideal pedagógico das escolas pitagóricas.

    Depois da primeira escola de Crotona, Pitágoras fundou outras nas colónias gregas do sul da Itália e depois ainda em vários lugares do mundo grego. Foi de um dos alunos destas escolas que Parmênides, também italiano, recebeu a sua primeira educação filosófica, dirigindo-se, posteriormente, na sua maturidade, para Atenas a fim de expor ali as suas doutrinas.

 

Postar um comentário

0 Comentários