Minas Gerais - No Dia de Finados, Igreja pede a fiéis para plantarem mudas de árvores em homenagem a mortos pela Covid-19 e em Brumadinho

.



⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
*CIDADE ALERTA*
🦅🗞️📰🇧🇷


*BRUMADINHO/MG*

*No Dia de Finados, Igreja pede a fiéis para plantarem mudas de árvores em homenagem a mortos pela Covid-19 e em Brumadinho*

Em Belo Horizonte, arcebispo vai plantar no parque Ursulina de Andrade Mello, no Castelo, que teve 30% de sua vegetação consumida por incêndio em outubro.

Dom Walmor planta muda de árvore na Casa de Francisco, que vai receber crianças da periferia após a pandemia.

Uma campanha nacional, capitaneada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pede aos católicos para que aproveitem o Dia de Finados, celebrado neste 2 de novembro, para plantar uma muda de árvore em homenagem aos entes queridos que morreram durante a pandemia.

Em Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é presidente da CNBB, vai celebrar uma missa no bairro Castelo às 9h e, em seguida, fazer seu plantio no parque Ursulina de Andrade Mello, que teve 30% de sua vegetação consumida por um incêndio que durou quatro dias, no início de outubro.

"Esse gesto, além de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios, liga-se também à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país", declarou o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, sobre o objetivo da campanha.
Haverá plantios também no sopé da Serra da Piedade, território do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, após a missa das 15h.

No Córrego do Feijão, uma das regiões mais atingidas pela tragédia em Brumadinho, o bispo auxiliar dom Vicente Ferreira plantará uma árvore às 8h30, logo após missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, em homenagem aos mortos, que lembrará também as vítimas do rompimento da barragem da Vale, que matou 270 pessoas em 2019.

Homenagem às 270 vítimas da tragédia da Vale, em Brumadinho, 1 ano e 9 meses depois. — Foto: Avabrum / Divulgação

E, em Sabará, no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva vai plantar muda de árvore após celebrar a missa das 9h.

A CNBB sugere aos fiéis que publiquem fotos do plantio das mudas no Instagram, com a hashtag #CuidarDaSaudade e um breve relato sobre cada pessoa homenageada.

As fotos, os nomes das pessoas falecidas homenageadas e suas histórias vão entrar em um site preparado para a iniciativa.

Túmulo de pedra-sabão no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. — Foto: Foto: Alex Araújo/G1 MG

Neste ano, marcado pela pandemia do novo coronavírus, as missas não poderão ser celebradas nos cemitérios públicos, para se evitar aglomeração de pessoas. A programação especial de missas vai ocorrer nos templos.

Os cemitérios públicos municipais de Belo Horizonte abrem as portas, excepcionalmente, neste dia 2 de novembro, Dia de Finados.

Os familiares poderão visitar os túmulos sem a necessidade de agendamento, no período de 8h às 17h. O uso de máscara é obrigatório. Não haverá venda de flores.

Os cemitérios particulares têm funcionamento independente, com horários próprios.

Saiba quais são os cemitérios públicos municipais de BH que vão abrir neste Dia de Finados:

Cemitério da Paz: Avenida Presidente Carlos Luz, 850, Bairro Caiçara
Cemitério da Consolação: Rua José Gomes Domingues, 2.000, Bairro Jaqueline
Cemitério da Saudade: Rua Cametá, 585, Bairro Saudade
Cemitério do Bonfim: Rua do Bonfim, 1.120, Bairro Bonfim


⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
*CIDADE ALERTA*
🦅🗞️📰🇧🇷

Postar um comentário

0 Comentários