Noções de mecânica básica II - Exame teórico de Habilitação Retirado do blog Say D Tudo

   Exame teórico de Habilitação Retirado do blog Say D Tudo - Teste do CFC 

Todas as questões presentes nesse teste foram retiradas de provas oficiais do DETRAN. 

Noções de mecânica básica 


 


01. Nos veículos sem o sistema ABS de freios a força de frenagem: 

a) É aplicada somente nas rodas dianteiras. 

b) Nas rodas dianteiras é menor que nas traseiras. 

c) Nas rodas traseiras é menor que nas dianteiras. 

d) É uniforme entre as rodas. 

Equipamento de segurança que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, o sistema ABS (sigla em inglês para Sistema de Freios Antitravamento) permite manter o controle mesmo pisando fundo no freio. ... Por meio de sensores, o equipamento monitora a rotação de cada roda, comparando com a velocidade do veículo.


02. É um problema no sistema de freios, quando o condutor perceber: 

a) Baixo nível do óleo do sistema de transmissão. 

b) Indicação, no painel, de falha no sistema de arrefecimento. 

c) Baixo nível de fluido no reservatório. 

d) Falha de estabilidade em curvas. 

Nesse caso, existem três possibilidades para o problema no freio

a) pode ser um sinal de que os componentes do freio estão muito desgastados, 

b) ou ser consequência de falta de regulagem do freio traseiro, 

C) ou ainda indicar vazamento de fluido (causando baixo nível desse fluido no reservatório).

03. O condutor poderá verificar o superaquecimento no painel do veículo, ao notar que: 

a) Acende a luz vermelha e apaga quando acelera. 

b) O contagiro marca uma rotação grande. 

c) A luz vermelha com um termômetro acende e não apaga com o carro ligado. 

d) O velocímetro marca o aquecimento do motor. 



04. Os sistemas que tem a função de manter a estabilidade do veiculo em retas, curvas e deslocamento são: 

a) Direção e suspensão. 

b) Alimentação e transmissão. 

c) Transmissão e lubrificação. 

d) Freios e rodagens. 

Em relação a estabilidade de um veículo, tanto nas retas quanto nas curvas, podemos citar dois destes sistemas: direção e suspensão. A direção possui a função de transmitir a rotação do volante para as rodas, permitindo que o carro faça curvas.


05. Os gases gerados pelo motor são eliminados: 

a) Pelo distribuidor. 

b) Pelo escapamento. 

c) Pelo sistema de arrefecimento. 

d) Pelo carburador. 


a) O que é o Distribuidor

É a peça responsável por transferir a tensão produzida pela bobina de ignição, para as velas gerarem a faísca, necessária para que haja a combustão no motor.

b) Basicamente, são duas as funções: reduzir o barulho que é gerado pelo motor do carro e filtrar as emissões de gases

c) Sistema de arrefecimento do motor: conheça a importância! O sistema de arrefecimento do motor é responsável por manter a temperatura ideal do veículo. Desta maneira, impede que o automóvel, quando em atividade, fique muito quente. Portanto, opera tanto como uma proteção para o veículo quanto para o condutor.
sistema de arrefecimento do motor é montado por um ciclo fechado que contém 7 componentes principais. Eles são: 
a)bomba d'água, 
b) sensor de temperatura, 
c) válvula termostática, 
d) reservatório, 
e) radiador, 
f) aditivo e 
g) ventoinha.

d) carburador é responsável por dosar a quantidade de combustível que é injetado na mistura ar/combustível admitida pelo sistema de alimentação do motor.

06. O filtro de combustível tem a função de: 

a) Reduzir a poluição dos gases transformando-os em substâncias menos tóxicas. 

b) Filtrar as impurezas do combustível. 

c) Refrigerar o motor. 

d) Lubrificar as partes móveis do motor. 

Essa malha é responsável por filtrar o combustível que chega do tanque do veículo, retirando suas impurezas, e então ela o envia ao motor. O filtro sempre está localizado, portanto, entre o tanque de gasolina e o motor do carro – geralmente na parte traseira do veículo.

07. O sistema de direção é composto por: 

a) Volante de direção, amortecedores, embreagem câmbio. 

b) Volante, varão, terminais, caixa de direção, barras de direção. 

c) Árvore de direção, rodas, embreagem, platô, pneus. 

d) Coluna de direção, árvore de direção e amortecedores. 

sistema é bem simples e constituído basicamente por:

  • coluna;
  • árvore;
  • caixa de direção;
  • barra;
  • braços de direção.

Quais os componentes do sistema de direção hidráulica?
Como funciona a direção hidráulica
  • Bomba Hidráulica.
  • Tubulação de baixa e alta pressão.
  • Reservatório de óleo.
  • Pinhão.
  • Cremalheira.


08. O motor de um veículo produz energia mecânica que chega até as rodas através do sistema de: 

a) Transmissão. 

b) Injeção eletrônica. 

c) Carburação. 

d) Rodagem. 

O que é e para que serve o sistema de transmissão do carro? A transmissão de um veículo é um conjunto de componentes que tem como principal objetivo levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Outra função importante é regular o torque, ou seja, a força que vai para as rodas através da seleção das marchas.

09. Nos motores a álcool e a gasolina, a eletricidade é responsável pela: 

a) Frenagem dos veículos. 

b) Ignição e acessórios. (x)

c) Lubrificação do motor. 

d) Velocidade dos veículos.  (Essa é a desse gabarito)

Veja: http://www.autoescolaparati.com.br/simulados.php?curso=1&disciplina=3#:~:text=Nos%20motores%20a%20%C3%A1lcool%20e,Velas%20e%20bobinas.


O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmentepela bateria e pelo alternador. ... O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.

10. Um motor de combustão possui peças principais, fixas e móveis que são: 

a) Bloco, cabeçote, árvore de manivela e cárter. 

b) Portas, capô e pneus. 

c) Filtros, para brisa e bancos. 

d) Volante, cilindros e filtros. 


11. Um trânsito mais seguro só é possível quando vemos e somos vistos por todos. Regular o alinhamento dos faróis do veículo é dever do condutor: 

a) Sempre que necessário ou conforme orientação do manual do fabricante, por meio de profissionais habilitados. (x)

b) Anualmente, obrigatoriamente à época do licenciamento do veículo, conforme o CTB. 

c) Mensalmente, obrigatoriamente, por meio de profissionais habilitados, conforme o CTB. 

d) Quinzenalmente, substituindo sempre as lâmpadas por originais do fabricante. 


12. A bateria do seu veículo descarregou então você tenta fazer seu veículo pegar no “tranco”. No entanto, esse procedimento não é recomendado para: 

a) Veículos equipados com injeção eletrônica. 

b) Veículos equipados com carburador. 

c) Nenhum veículo. (X)

d) Veículos equipados com câmbio automático. 


13. A luz indicadora do óleo no painel do veículo dá umas piscadas quando entra em uma determinada curva, a causa mais provável desse problema é que: 

a) O óleo está contaminado e teve a sua viscosidade comprometida. 

b) O nível de óleo do motor está baixo. (X)

c) A velocidade muito alta diminui a pressão do óleo. d) Com certeza o conector do interruptor de pressão de óleo está solto. 


14. Os principais tipos de freios são: hidráulico, mecânico, ar hidrovácuo, ABS. Qual é o freio que devemos acionar quando deixamos o carro estacionado? 

a) Freio de mão (freio de estacionamento) 

b) Freio de pedal. 

c) Freio de redução. 

d) Freio ABS.  

Quais são os tipos de freio de carro?

Há vários tipos de freios, como o freio de mão, que te ajuda a estacionar; os freios ABS com sistema de frenagem antitravamento; e os freios a disco e a tambor, que são os mais comuns.

Confira um pouco mais sobre cada um deles: 

Freio de mão

Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. Seja qual for o nome dado à ele, este é um componente essencial para a segurança dos automóveis.

Como funciona o freio de mão

Sendo um tipos de freio mais importantes do automóvel, o freio de mão é utilizado sempre que o motorista quer estacionar. Esse item também é totalmente independente dos principais sistemas do veículo. 

O freio de mão possui um sistema de cabos de aço que são ativados por uma alavanca que é acionada. Ao puxar o freio, você trava as rodas traseiras do carro. Esse tipo de freio é muito utilizado em locais planos ou em descidas íngremes.

Freio ABS


Já o freio ABS é um dos tipos de freio mais seguros, pois ele trava totalmente o automóvel, mesmo se você estiver em alta velocidade e precisar frear bruscamente. 

Como funciona o freio ABS

O sistema desse tipo de freio detecta uma forma de frenagem que é aplicada nas quatro rodas do veículo. Por causa disso, o freio ABS corrige qualquer problema que pode fazer o carro derrapar, sendo uma peça essencial para evitar acidentes. 

Freio a disco

A maioria dos automóveis produzidos no Brasil sai de fábrica com freio a disco. Esse é um dos tipos de freio usado nas rodas dianteiras.


Como funciona o freio a disco 

Este tipo de freio funciona a partir de um sistema hidráulico. As pastilhas comprimem um disco que está ligado à roda e fazem a roda parar de acordo com a fricção realizada. 

Freio a tambor 

O freio a tambor se conecta com as rodas. Este freio fica parado por calços ou lonas e é ativado de maneira hidráulica, causando pressão contra o tambor e contra as rodas. 

Como funciona o freio a tambor

Quando você utiliza o freio a tambor, há a expansão dos pistões hidráulicos, causada pela transmissão do fluido. Isso empurra as placas (também conhecidas como sapatas) de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda. 

Fonte:

15. O óleo do motor tem a finalidade de: 

a) Lubrificar as velas do veículo. 

b) Lubrificar o sistema de rodagem. 

c) Aumentar a velocidade do moto. 

d) Lubrificar as partes móveis do motor. (X)


16. Quando devem ser feito o balanceamento das rodas do veículo? 

a) Pelo menos, uma vez por ano. 

b) Quando a direção estiver com vibrações. (X)

c) A cada 20000 quilômetros. 

d) Quando a direção estiver pesada. 


17. Para que o motor de um veículo entre em funcionamento é necessária energia elétrica para acionar o/a: 

a) Bobina e bateria. 

b) Distribuidor. 

c) Motor de arranque ou de partida. (X)

d) Cilindros e árvore de manivela. 


18. A temperatura do motor é controlada nas câmaras de resfriamento, por um sistema que faz a circulação: 

a) Do óleo do motor refrigerado pela ventoinha. 

b) Da água refrigerada pelo carburador. 

c) Da água pressionada pela injeção eletrônica. 

d) Da água pressionada por uma bomba. (X)


19. Para que os cilindros possam realizar o ciclo de funcionamento, com um tempo de cada vez, necessitam: 

a) Do carburador e bateria. 

b) Do manômetro e radiador. 

c) Da bateria e radiador. 

d) Das válvulas de admissão e escapamento.  (X)



20. A temperatura elevada do veículo devido a inobservância do termômetro pode causar sérios danos ao motor, decorrentes de: 

a) Desgastes das juntas do motor. 

b) Desgastes do disco do freio. 

c) Superaquecimento do motor. (X)

d) Desgastes da parte elétrica. 


Gabarito: 

01 – C; 

02 – C; 

03 – C; 

04 – A; 

05 – B; 

06 – B; 

07 – B; 

08 – A; 

09 – D; 

10 – A; 

11 – A; 

12 – C; 

13 – B; 

14 – A; 

15 – D; 

16 – B; 

17 – C; 

18 – D; 

19 – D; 

20 – C; 

 

https://saydtudo.files.wordpress.com/2017/06/questc3b5es-cfc.pdf



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