De onde vem a expressão 'lavar a égua'?
A expressão "lavar a égua" é usada quando alguém tem uma grande satisfação, como conquistar a vitória em um jogo ou em outra atividade em que tenha lucros. Mas de onde surgiu essa expressão?
"Lavar a égua" tem origem no turfe, o esporte dos reis e da nobreza. Quando uma égua ganhava uma corrida, dando lucro a seu dono, este a retribuía com um banho de champagne.
De acordo com o professor Ari Riboldi, em seu livro O Bode Expiatório, o privilégio era apenas das fêmeas. Se o vencedor fosse um macho, seu destino era voltar para a cocheira.
O gesto de gratidão e de cavalherismo do proprietário para com a fêmea vencedora foi o que deu origem à expressão "lavar a égua".
A origem desse termo, usado quando alguém realiza um negócio muito vantajoso ou obtém uma vitória esportiva por contagem bastante elevada, está relacionada ao turfe. Nos tempos áureos das corridas de cavalo no Brasil, os hipódromos eram cheios de glamour, e uma grande quantidade de dinheiro circulava entre apostadores e proprietários de animais.
Nessa época, era comum que os donos dos cavalos e das éguas vitoriosos usassem champanhe, em vez de água, para banhar os animais depois das corridas. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para se referir a momentos de glória e realização e ganhou variações. A frase "lavar a égua" pode ser ouvida nas versões "lavar a burra" e "lavar a jega".
0 Comentários