Avaliação - Necessidades Nutricionais da Criança

 





Iniciado emWednesday, 26 Feb 2025, 15:30
EstadoFinalizada
Concluída emWednesday, 26 Feb 2025, 15:42
Tempo empregado12 minutos 1 segundo
Avaliar8,00 de um máximo de 10,00(80%)

Questão 1

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Os primeiros anos de vida são de especial importância, devido à elevada taxa de crescimento e desenvolvimento apresentados pela criança. Sobre as características dos recém-nascidos, assinale a alternativa correta

a.

O recém-nascido apresenta um ganho de peso acelerado: ele triplica seu peso por volta dos 4 aos 6 meses e quadruplica ao fim do segundo ano.​​​

b.

Com exceção do peso, que pode sofrer mudanças ao longo da vida, o crescimento de outros parâmetros corpóreos se encerra aos 20 anos de idade. 

c.

Até os 2 anos de vida, o crescimento é influenciado pela genética, ou seja, pais que apresentam uma baixa estatura terão filhos mais baixos.

d.

O peso do bebê, ao nascer, é determinado pela duração da gestação e pela paridade e idade materna.​​​​

Com exceção do peso, que pode sofrer mudanças ao longo da vida, o crescimento de outros parâmetros corpóreos se encerra aos 20 anos de idade. O peso do bebê, ao nascer, é determinado pela duração da gestação, pelo peso pré-gestacional e pelo ganho de peso materno durante a gestação. O recém-nascido duplica seu peso por volta dos 4 aos 6 meses, triplica ao fim do primeiro ano e quadruplica aos 2 anos de idade. A digestão das proteínas é bem-desenvolvida no recém-nascido, pois a secreção gástrica de pepsina e ácido clorídrico é satisfatória, porém a criança não consegue digerir a quantidade de proteína contida no leite de vaca.

e.

A digestão das proteínas é bem-desenvolvida no recém-nascido, pois a secreção de glicoamilase e de tripsina é progressiva. Entretanto, a criança não consegue digerir a quantidade de proteína contida no leite de vaca.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Relacionados também como fatores biológicos determinantes do crescimento e do desenvolvimento da criança, estão o peso e a estatura ao nascer. O peso ao nascer considerado como fator de risco ao crescimento é:

a.

inferior a 2500 gramas.

O peso ao nascer considerado como fator de risco ao crescimento é o inferior a 2500 gramas, sendo que valores superiores a esse não são considerados de risco ao crescimento infantil.

b.

superior a 2600 gramas.


c.

entre 2500 a 2600 gramas.

d.

inferior a 2600 gramas.

e.

superior a 2500 gramas.

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

No Brasil, existem acentuadas desigualdades sociocultural,
econômica e de urbanização entre as regiões geográficas que impactam o estilo de vida dos jovens e justificam a obesidade
infantil como uma doença multicausal.

Assinale a alternativa que indica condições que estão
​​​​​​​corretamente relacionadas à obesidade infantil.


a.

A prática de exercícios físicos é a única alternativa eficaz na prevenção da obesidade em adolescentes, pois são indivíduos em fase de desenvolvimento e com muitas alternativas de brincadeiras gratuitas, que podem ser praticadas por todas as classes sociais.

b.

A prática esportiva é muito recomendada para crianças e adolescentes. Ela deve acontecer todos os dias da semana, sendo que outras atividades recreativas devem ser evitadas por ter menor gasto energético.

c.

A vigilância de pais, no que tange à alimentação de seus filhos, fornecendo somente verduras e proteínas, extinguindo a obesidade infantil como um problema de saúde pública no Brasil.

d.

Os fatores genéticos determinam a suscetibilidade do jovem para o excesso de peso e obesidade. No entanto, a genética está condicionada pela exposição a determinados fatores ambientais, que atuam como fatores de risco.

A obesidade resulta de um conjunto de condições que incluem fatores orgânicos, físicos, comportamentais, sociais e genéticos. Um exemplo de fator genético se trata dos filhos de pais obesos.

Uma vez que a obesidade tem origem multicausal, lançar sobre os pais a responsabilidade da vigilância da alimentação saudável como exclusiva medida de combate à obesidade é um grande equívoco, assim como não se deve considerar a atividade física como única solução para retirar a obesidade do ranking de doenças crônicas e problemas de saúde pública: é necessário equilibrar o consumo alimentar com gasto energético por meio da realização de atividades físicas.

Atualmente, o comportamento passivo de crianças e adolescentes em frente às telas eletrônicas tem contribuído para o sedentarismo e aumento do número desses indivíduos com sobrepeso e obesos. Contudo, o incentivo à prática de exercícios físicos precisa ser reforçado, mas cada criança ou adolescente deve ser previamente avaliado visando adequar o treinamento à fase de desenvolvimento em que a pessoa se encontra.

e.

As tecnologias eletrônica e virtual evoluíram muito e trouxeram repercussões no aumento de horas gastas frente às telas. Com isso, crianças e adolescentes pesquisam mais sobre o controle da obesidade, refletindo na menor incidência da obesidade infantil no Brasil.


Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quando a criança entra para a segunda infância, também chamada de período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, ela passa por grande desenvolvimento das habilidades já adquiridas anteriormente.

É uma característica dessa fase:


a.

Início da organização das excreções e da organização do sono.

b.

Desaparecimento do reflexo tônico cervical.

c.

Aprimoramento de responsabilidades com devolutiva de informações escolares.

d.

Percepção de outras pessoas no relacionamento, além da mãe, como pai e irmãos.


e.

Importante desenvolvimento da linguagem, comunicação, locomoção e manipulação de objetos.

O período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, é marcado por intenso desenvolvimento de habilidades, entre elas o desenvolvimento e o aprimoramento da linguagem e comunicação, da locomoção e o aprimoramento na manipulação de objetos. As demais habilidades são caracterizadas por outras fases do desenvolvimento da criança.

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A diarreia ocorre quando a criança apresenta episódios frequentes de evacuações com fezes líquidas, causando o aumento da perda de água e eletrólitos. De acordo com o período de permanência dos sintomas, a diarreia pode ser classificada em aguda e persistente. Assinale a alternativa correta sobre a classificação da diarreia.

a.
A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 7 dias.
b.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 14 dias.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 14 dias. A diarreia persistente, por sua vez, ocorre quando a criança apresenta diarreia por período maior que 14 dias. Ela pode ser causada por um prolongamento do quadro clínico da diarreia aguda que não foi tratada adequadamente ou estar associada a disfunções crônicas do trato gastrintestinal.

c.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 24 horas.

d.

A diarreia persistente ocorre por um prolongamento do quadro de diarreia aguda e ocorre quando o quadro se estende por mais de 48 horas.

e.

A diarreia persistente ocorre por um prolongamento do quadro de diarreia aguda e ocorre quando o quadro se estende por mais de 8 dias. 

Feedback

Questão 6

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

A abordagem nutricional da criança requer o conhecimento das transformações biopsicossociais que ela apresenta, a fim de oferecer condições ambientais favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento. Sobre as características das crianças, assinale a alternativa correta.

a.

Na fase pré-escolar, as crianças continuam apresentando velocidade aumentada e constante de crescimento.​​​​ (correta)

b.
Na fase escolar, a criança pode apresentar inapetência, que, se não tratada, pode gerar transtornos alimentares no futuro.​​​​​ (incorreta)

Na fase pré-escolar, ocorre a maturação óssea e do sistema imunológico. As crianças, nessa faixa-etária, apresentam velocidade diminuída e constante de crescimento; devido a isso, a criança pode apresentar inapetência tanto comportamental quanto orgânica. Acontece, nessa fase, a independência das funções motoras e o interesse em atividades físicas; além disso, mostram-se aptas à prática de esportes competitivos. Os escolares podem apresentar o fenômeno de repleção energética, em que a velocidade de ganho de peso é maior, depositando energia para ser usada na fase de intenso crescimento pubertário.

c.

Nessa fase, há a independência das funções motoras e mais interesse em atividades físicas; ainda, mostram-se aptas à prática de esportes competitivos. 


d.

Na fase pré-escolar, ocorre a maturação óssea, porém o sistema imunológico continua imaturo em decorrência da diminuição da acidez intestinal e do aumento da colonização bacteriana.​​​

e.

Pelo aumento da atividade física, o escolar pode apresentar um fenômeno chamado depleção energética, com perda intensa de peso, que pode levar à desnutrição com mais facilidade.​​​​

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Algumas crianças podem nascer com problemas de saúde ou distúrbios neurológicos. Estes podem se caracterizar pela dificuldade de coordenação motora-oral, ocasionando dificuldade de deglutição e sucção, levando ao risco de a criança desnutrir devido a não conseguir sugar o leite materno. Assinale a alternativa que corresponde à opção correta quanto à alimentação da criança com distúrbios neurológicos com incapacidade de sucção.

a.

A mãe pode oferecer seio mesmo com incapacidade da criança, desde que tenha supervisão profissional.

b.

Deve ser realizada a ordenha e oferecer o leite à criança, estimulando a região perioral.


Crianças com distúrbios neurológicos que não têm a capacidade de sucção devem receber o leite materno ordenhado pela mãe, devendo ser estimulada a região perioral da criança para que a sucção seja estimulada. É importante que toda a vez que a mãe for oferecer o seio à criança com incapacidade de sucção, ela tenha supervisão profissional e faça isso apenas quando a criança reestabelecer a coordenação entre sucção, deglutição e respiração. O uso de fórmulas infantis deve ser evitado até o sexto mês, devendo ser usado o leite materno. Crianças com síndrome de Down geralmente têm dificuldades de sucção devido à hipotonia, ou seja, a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez.

c.

A criança deve receber normalmente o aleitamento materno para que não tenha desnutrição.

d.

Neste caso, a criança deve receber fórmula infantil adaptada para a idade desde o nascimento.

e.

Crianças com síndrome de Down podem receber o aleitamento materno normalmente.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A desidratação é um distúrbio hidroeletrolítico em que ocorre um desequilíbrio no volume de água no organismo, ocorrendo quando as perdas de líquido superam a ingestão deles. A desidratação pode ser classificada de acordo com dois critérios: pelo grau de desidratação (a extensão da perda de líquidos) ou pela concentração de sódio no plasma (no líquido extracelular – LEC). A respeito da classificação de acordo com a concentração do eletrólito sódio no LEC, assinale a alternativa correta.

a.

Na desidratação isotônica, há um equilíbrio entre a perda de sódio e água.

A desidratação isotônica ocorre quando há um equilíbrio na perda de água e sódio, ou seja, eles são perdidos simultaneamente e na mesma proporção. A desidratação hipotônica ocorre quando a perda de sódio é maior do que a perda de água. O LEC fica com uma concentração menor de sódio do que o líquido intracelular (LIC) e para equilibrar a água se desloca para o LIC causando redução do volume do LEC. A desidratação hipertônica ocorre quando a perda de água é maior do que a perda de sódio ou ocorre por uma ingesta aumentada do eletrólito. 

b.

Na desidratação isotônica, a perda de sódio é maior que a perda de água.

c.

Na desidratação hipertônica, há um equilíbrio entre a perda de água e sódio.

d.

Na desidratação hipotônica, ocorre a perda de água e o aumento da concentração de sódio.

e.

Na desidratação hipotônica, a perda de água é maior que a perda de sódio.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Em determinada fase do crescimento e do desenvolvimento, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias, definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a pessoa passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários.

Que fase é essa?


a.

Fase pré-escolar.

b.

Fase adolescente.

c.

Fase de recém-nascido.

A fase da criança que inicia no nascimento e vai até 28 dias de vida é a fase de recém-nascido. Nesta fase, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a criança passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários. Nas demais fases, a criança manifesta outras reações aos estímulos.

d.

Fase lactente.

e.

Fase escolar.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As fórmulas de nutrição enteral estão disponíveis em: sistema aberto, quando são utilizadas fórmulas industrializadas que requerem manipulação prévia à sua utilização, ou em sistema fechado, quando são utilizadas fórmulas industrializadas líquidas e prontas para uso que apenas requerem a conexão ao equipo de administração.

Sobre as características desses sistemas, assinale a alternativa correta.​​​​​​


a.

No sistema fechado, uma das vantagens é a individualização da fórmula, que fornece nutrientes adequados a cada paciente.

b.

No sistema aberto, há muito risco de contaminação microbiológica e é necessária a utilização de equipos próprios.​​​​​​​

c.

No sistema aberto, as fórmulas artesanais estão disponíveis em forma de pó ou líquido e devem ser reconstituídas e envasadas.​​​​​​​

d.

No sistema fechado, podem ocorrer problemas com a viscosidade, dependendo da reconstituição feita pelo manipulador.​​​​​​

e.

No sistema fechado, as fórmulas estão acondicionadas em recipientes fechados e necessitam apenas ser conectadas ao equipo. 

No sistema aberto, as fórmulas industrializadas estão disponíveis em forma de pó ou líquido, que devem ser reconstituídos, misturados, envasados em frascos, para que se atinjam as composições desejadas. Nesse sistema, as fórmulas devem ser manipuladas em uma área restrita e específica, devendo ser preparadas seguindo as boas práticas de manipulação para evitar contaminação microbiológica. Suas vantagens são: permitem individualização da fórmula, fornecendo nutrientes adequados a cada paciente; menor manipulação que as dietas caseiras — portanto, têm maior controle microbiológico; armazenamento facilitado devido ao pequeno volume; é possível diluí-las ou concentrá-las, conforme a necessidade. Algumas de suas desvantagens são: exigem maior tempo de preparo do que a nutrição em sistema fechado e, consequentemente, têm menor estabilidade microbiológica; podem apresentar problemas com a viscosidade, dependendo da reconstituição feita pelo manipulador.



No sistema fechado, temos as dietas líquidas, industrializadas, estéreis, acondicionadas em recipientes hermeticamente fechados e apropriados para conexão ao equipo de administração. Não necessitam de manipulação, tampouco de área de preparo, porém necessitam de área para armazenamento. Suas vantagens são: não precisam ser manipuladas, tampouco necessitam de área de preparo, e são estéreis. Algumas de suas desvantagens são: não permitem individualização da fórmula, exceto se houver violação do sistema; possíveis perdas de dieta pronta, caso haja alteração significativa na prescrição e a dieta já esteja sendo administrada; necessitam de uso de equipos próprios.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários