ENEM 2009 - Ciências da Natureza - Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2009

05/12/09 - 18h58 - Atualizado em 05/12/09 - 22h46

Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2009

Foram aplicados exames de ciências humanas e da natureza.
No domingo, será a vez de matemática e linguagens, com redação.
Fernanda Calgaro e Érica Polo
Do G1, em São Paulo




Ampliar FotoFoto: Daigo Oliva/G1

Candidatos fazem provas do primeiro dia do Enem 2009, em São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

O grau de dificuldade das provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5), foi maior do que o da prova que vazou em outubro, segundo avaliação dos professores de cursinhos ouvidos pelo G1.

Na opinião do coordenador-geral do Curso Anglo, Nicolau Marmo, a prova pediu mais conteúdo e, por isso, estava mais difícil. No entanto, os tópicos não foram abrangentes. "A prova não serve nem para avaliar o ensino médio nem para selecionar candidatos para universidades federais", afirma. "Havia ainda questões com enunciados muito longos, mas desnecessários para responder às questões."

Para Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que oferece cursos para alunos de baixa renda, a prova realizada neste sábado cobrava muito mais conteúdo do que habilidades. "Havia questões mais específicas. Com a prova mais difícil, saem prejudicados os alunos de escola pública, que acabam aprendendo menos conteúdo."

Segundo ele, na prova que vazou havia uma questão de eletricidade que pedia para o candidato avaliar o preço da conta de luz. Na prova deste sábado, a questão de eletricidade sobre isso pedia conceitos de corrente. 

"O objetivo do Enem é avaliar habilidades e induzir mudanças no ensino médio. Desse jeito, com a prova mais difícil, só irá manter o abismo entre os estudantes da rede pública e privada." 

No domingo, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.
   

Veja os comentários de professores por áreas:

Prova de ciências da natureza 
  
Química 
Na opinião de Eurico Pellegrino, do curso Objetivo, o nível da prova foi de médio para difícil, mas dentro do esperado para o Enem. "Geralmente, o exame procura trazer a química para mais perto do aluno e foi o que fez ao exigir conhecimentos sobre efeito estufa e chuva ácida“, exemplifica. "Pela primeira vez no Enem apareceu uma questão sobre equilíbrio químico. A pergunta foi bem formulada e muito interessante”, completou.


Para Edison Camargo, do Etapa, os enunciados estavam muito grandes, o que cansou e intimidou os alunos. “A prova tinha mais conteúdo do que os anos anteriores, mas está muito longe da Fuvest.” Segundo ele, caíram temas previsíveis, como aquecimento global, chuva ácida, lixo reciclado. “Foi muita química ambiental com química do cotidiano.” Camargo diz que foram exigidas contas em apenas duas questões e que o nível de dificuldade foi médio, idêntico ao da prova que vazou.

Marcio Ferreira de Novaes, do Cursinho da Poli, avalia que as questões não foram adequadas. “Era possível respondê-las sem saber química. Havia, inclusive, uma pergunta sobre o que é carbonila, algo irrelevante, que não mostra se o candidato sabe ou não química.”


Biologia 
“Os conceitos pedidos não são difíceis. Mas, em relação aos textos, achei muito longos e as alternativas nem sempre estavam bem escritas”, avalia o professor Luiz Carlos Bellinello, do curso Objetivo. Ele também considerou o exame de nível médio para difícil. Ainda segundo o professor, houve uma questão que não estava adequada. “A questão 26 era, na verdade, de matemática. Pedia cálculo de probabilidade. Não era difícil, mas não era de biologia”, diz.


Angelo Antonio Pavone, do Etapa, considera que a prova foi bem contextualizada, mas que trouxe textos longos, que exigiam leitura atenta. Entre os temas cobrados, ele destaca: ecologia, tópicos atuais, como construção de estradas, usinas hidrelétricas e a compostagem do lixo, biotecnologia (insulina com bactérias). “Foi uma prova abrangente. Caiu pouca coisa de fisiologia humana, mas caiu bastante ecologia.”

Na parte de biologia, professores do Cursinho da Poli apontam problemas numa questão sobre a transmissão de informação genética nos sistemas biológicos. Segundo eles, se o aluno considerasse o modelo dado no enunciado, ele conseguiria chegar numa resposta. No entanto, o modelo é incoerente com a realidade.

Física 
Na opinião de Ricardo Balbino, do curso Objetivo, foi a prova de física do Enem mais difícil desde 1998. “Além disso, também teve grau de dificuldade maior que o do simulado do Inep apresentado em julho e agosto e, também, que a da prova que vazou”, diz. Em sua opinião, o exame exigiu bastante da memória dos estudantes em relação às fórmulas e aos conceitos da matéria. “Os alunos das escolas públicas podem ter saído prejudicados porque a prova cobrou todo o programa do ensino médio. E as escolas públicas nem sempre conseguem cumprir o cronograma”, disse Balbino.


Para Cláudio Souza Behr, do Etapa, os enunciados estavam bastante longos e a provas foi bastante conceitual e cobrou conteúdo. “A maioria das questões de física não envolviam contas, mas as que pediam cálculo eram trabalhosas.” Segundo ele, a prova foi quase monotemática e predominaram questões de energia e potência.

Bassam Ferdinian, do Cursinho da Poli, também avalia que a prova foi mais trabalhosa do que em anos anteriores. "Foi abrangente e pediu tópicos de eletricidade, calorimetria, velocidade e conversão de energia."

Prova de ciências humanas 


História e geografia 
Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do curso Objetivo, a prova foi bem feita, porém trabalhosa. "Exigiu leitura muito cuidadosa dos textos, que estavam longos", comentou. "Normalmente, o Enem apresenta questões interdisciplinares mas desta vez pediu conhecimentos 'puros' de história e geografia", acrescentou. Outra modificação, segundo a professora, foi o fato da exigência de conhecimentos de história ter sido muito maior do que nos anos anteriores. Para ela, a prova de história estava mais difícil do que a de geografia.

Na opinião de Rogerio Forastieri, do Etapa, a prova não correspondeu ao anunciado pelo governo, que dizia que não haveria decoreba na prova. “Dá para fazer uma brincadeira e dizer que já estão treinando para a Copa para que todo mundo treine chutar. Foi uma prova de conteúdo, que, muitas vezes, aparece num tom enviesado.” Segundo ele, os tópicos foram abrangentes, mas houve uma ênfase na questão agrária, com “uma notável valorização das ações do MST e da Pastoral Terra”. Ele afirma que havia uma questão sobre Venezuela que era desnecessária.

Para Elias Feitosa, professor de história do Cursinho da Poli, os conteúdos cobrados foram bastante variados. “O grande problema é que os textos estavam longos e havia questões com erros conceituais.” Na pergunta que comparava a situação do Brasil no século 19 com o Haiti dizia que “havia rumores acerca da revolta escrava que circulava entre a população escrava”, mas, segundo ele, era entre a população branca. “Outra questão com problema conceitual era uma sobre o Egito, que dizia que somente os escravos construíram as pirâmides, o que não é verdade. Isso é uma visão que se tinha há uns 60 ou 70 anos.”

De um modo geral, a prova de geografia estava dentro da proposta, segundo André Guibur, do Cursinho da Poli. “Cobrava bastante interpretação de texto, figuras, mapas e charge. Os temas foram atuais, mas previsíveis, como sustentabilidade e questões ambientais.”

 http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1404499-5604,00-CONFIRA+A+CORRECAO+DO+PRIMEIRO+DIA+DE+PROVAS+DO+ENEM.html

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