Questão 25 - ENEM - 2009

Questão 25 - Os planos de controle e erradicação de doenças em animais envolvem ações de profilaxia e dependem em grande medida da correta utilização e interpretação de testes diagnósticos. O quadro mostra um exemplo hipotético de aplicação de um teste diagnóstico.


Manual Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2006 (adaptado).

Considerando que, no teste diagnóstico, a sensibilidade é a probabilidade de um animal infectado ser classificado como positivo e a especificidade é a probabilidade de um animal não infectado ter resultado negativo, a interpretação do quadro permite inferir que

A)  a especificidade aponta um número de 5 falsos positivos.
B)  o teste, a cada 100 indivíduos infectados, classificaria 90 como positivos.
C)  o teste classificaria 96 como positivos em cada 100 indivíduos não infectados.
D)  ações de profilaxia são medidas adotadas para o tratamento de falsos positivos.
E)  testes de alta sensibilidade resultam em maior número de animais falsos negativos comparado a um teste de baixa sensibilidade.


Conforme indica a tabela, em um grupo de 50 indivíduos infectados e submetidos ao teste, observa-se o resultado positivo em 45.  logo em 100 indivíduos infectados submetidos ao teste , 90 seriam classificados como positivos.


Alternativa Oficial  B.


http://www.da-educa.com/2009/12/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários