QUESTÃO 9 - ENEM 2009 (Verifique a cor da sua prova)


As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expasão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).Durante os períodos glaciais:

A)as áreas não-florestais ficam restritas a refúgios ecológicos devido à baixa adaptabilidade de espécies não florestais a ambientes áridos.

B)grande parte da diversidade de espécies vegetais é reduzida, uma vez que necessitam de condições semelhantes a dos períodos interglaciais.
C)a vegetação comum ao cerrado deve ter se limitado a uma pequena região do centro do Brasil, da qual se expandiu até atingir a atual distribuição.
D)plantas com adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a perda de água, devem apresentar maior área de distribuição.
E)florestas tropicais como a amazônica apresentam distribuição geográfica mais ampla, uma vez que são densas e diminuem a ação da radiação solar sobre o solo e reduzem os efeitos da aridez.

Resolução: De acordo com o texto, durante os períodos glaciais (áridos) houve expansão dos hábitats não florestais, o que favoreceu plantas cujas estruturas reduzem a perda de água.



http://blogpaniconatv.blogspot.com.br/2009/12/enem-2009-gabarito-e-resolucao-da-prova.html

Postar um comentário

0 Comentários