Questão 86 - (ENEM – 2009) 1a versão - Prova Cancelada

86. (ENEM – 2009) 1versão
Um sistema agrário é um tipo de modelo de produção agropecuária em que se observa que cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação com o espaço e qual é o destino da produção. Existem muitas classificações de sistemas agrários, pois os critérios para a definição variam de acordo com o autor ou a organização que os classifica. Além disso, os sistemas agrários são diferentes conforme a região do globo ou a sociedade, sua cultura e nível de desenvolvimento econômico.

CAMPANHOLA, C.; Silva, J. G. O novo rural brasileiro, uma análise nacional e regional. Campinas: Embrapa/Unicamp, 2000 (adaptado).

Dentro desse contexto, o sistema agrário tradicional tem como características principais o predomínio de pequenas propriedades agrárias, utilização de técnicas de cultivo minuciosas e de irrigação, e sua produção é destinada preferencialmente ao consumo local e regional. Essa descrição corresponde a que sistema agrícola?

(A) Plantations.
(B) Sistema de roças.
(C) Agricultura orgânica.
(D) Agricultura itinerante.
(E) Agricultura de jardinagem.



AGRICULTURA DE JARDINAGEM

Outro tipo de agricultura familiar é chamado de agricultura de jardinagem. Essa expressão tem origem no Sul e no Sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com a utilização intensiva de mão de obra.
É praticada em pequenas e medias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. A diferença é que nelas se obtém alta produtividade, pois se recorre à seleção de sementes, à utilização de fertilizantes, à aplicação de avanços biotecnológicos e à técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado.
Na China prevalecem também as pequenas propriedades e as condições de trabalho quase sempre são precárias.
Devido a grande população excedente a modernização da produção agrícola foi substituída pela utilização de enormes contingentes de mão de obra. Em algumas províncias, porém, está havendo um processo de modernização, impulsionando pela expansão de propriedades particulares e da capitalização proporcionada pela abertura econômica. Sua produção é essencialmente voltada para abastecer o mercado interno.
Em países como Filipinas, Tailândia, Indonésia e outros do Sudeste Asiático, que apresentam elevada densidade demográfica, as famílias contam com áreas muitas vezes inferiores a um hectare e com condições de vida bastante precárias. Ema países que realizaram reforma agrária – Japão, Coréia do sul e Taiwan – e ao redor dos grandes centros urbanos de áreas tropicais, após a comercialização da produção e a realização de investimentos para a nova safra, há um excedente de capital que permite melhorar, a cada ano, as condições de trabalho e a qualidade de vida da família.

CINTURÕES VERDES E AS BACIAS LEITEIRAS
Outro tipo de agricultura com predomínio de mão de obra familiar é encontrado nos cinturões verdes e nas bacias leiteiras. Ambos localizando-se ao redor dos grandes centros urbanos, principalmente nos países desenvolvidos e emergentes, onde a terra é valorizada. Neles se pratica a agricultura e a pecuária intensivas para atender às necessidades de consumo da população local. Em tais áreas, produzem-se hortifrutigranjeiros e cria-se gado para a produção de leite e derivados em pequenas e médias propriedades


http://profesron.spaceblog.com.br/2177195/AGRICULTURA-DE-JARDINAGEM/

Postar um comentário

0 Comentários