14 - ENEM 2010 — Ciências Humanas e suas Tecnologias

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No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: http://www.transportes.gov.br.Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a
a
O produção de energia para as principais áreas industriais do país.
b
produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
c
capacidade de produção de minerais metálicos.
d
logística de importação de matérias-primas industriais.
e
produção de recursos minerais energéticos.
 
 
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-14
 
 


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Resolução
A importância estratégica dada pela construção da Estrada de Ferro Carajás se dá pelo papel de escoar a produção de minerais metálicos – como ferro, manganês, ouro etc - extraídos na parte interior dos Estados do Pará e Maranhão. Esses produtos primários são essenciais para o mercado externo, sendo necessária a ferrovia para conexão entre o interior e o principal porto da região, localizado na cidade de São Luís do Maranhão.

RESPOSTA CORRETA:

C
capacidade de produção de minerais metálicos.
 
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/14.html

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