32 - ENEM 2010 — Ciências Humanas e suas Tecnologias

32
De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.
DANTAS, M. Aforça nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942. Apud BERCITO, S. R. Nos tempos deGetúlio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990.

A adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a
a
criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais.
b
legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção nos sindicatos.
c
criação da Justiça do Trabalho, para coibir ideologias consideradas perturbadoras da "harmonia social".
d
legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantido-lhes vários direitos e formas de proteção.
e
decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que impediu o controle estatal sobre as atividades políticas da classe operária.
 
 
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-32
 
 


·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h
http://www.telexfree.com/ad/jsarante
 

resolução

A era Vargas, apesar de ter representado um período em que o governo adotou de medidas controladoras e ditatoriais, também foi um período de modernização e de consolidação das leis trabalhistas. A CLT, implementada no Brasil a partir de 1930, foi um conjunto de leis que concedia determinados direitos aos trabalhadores, como jornada de trabalho de oito horas, aposentadoria, férias, etc. Essas medidas tornou Getulio muito popular e  trouxe o apoio dos trabalhadores que o chamavam de “pai dos pobres”.,

RESPOSTA CORRETA:

D
legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantido-lhes vários direitos e formas de proteção.
 
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/32.html

Postar um comentário

0 Comentários