A importância da agenda na época de vestibular

InfoEnem




Já estamos em setembro e você, vestibulando, já deve estar sentindo a rotina mais puxada. Aliás, caso seja leitor assíduo do nosso portal, deve-se lembrar que recentemente falamos sobre a necessidade de um esforço extra nessa fase em que faltam poucos meses para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM- clique aqui para ver a matéria.
Ao mesmo tempo em que esse “sprint do vestibular” é muito importante para não perder o ânimo e o foco, também pode ser muito preocupante para candidatos desorganizados. Portanto, não caia nesse erro! Organização, nessa época de provas, é essencial para manter tudo como planejado e fazer com que todo esse esforço não seja perdido por besteira.
Uma das principais características do segundo semestre do ano de qualquer vestibulando é a correria. E põe correria nisso! Muitos candidatos, além do ENEM, também prestarão outros vestibulares. E então, além de todos os compromissos rotineiros, acumulam-se muitos outros: tem data para isenção, prazo para as inscrições, simulados quase todo fim-de-semana, data para checar o local de prova, as próprias provas, a divulgação do gabarito, do resultado final, da inscrição do SiSU, do ProUni, da matrícula na universidade e… UFA!
Mas, muito provavelmente, você conheça a história de alguém que perdeu alguma data importante ou esqueceu alguma papelada, impedindo que a última fase, a sonhada matrícula na universidade, não seja concretizada, não é mesmo? Por isso, acelere-se conscientemente, com muito planejamento e organização! E a nossa principal dica para isso é: tenha uma agenda ativa. Já tem muito conteúdo de disciplina para guardar na cabeça, não se engane achando que consegue memorizar todas essas datas.
Você pode utilizar uma agenda tradicional ou alguma opção online, se preferir, como o calendário do Google. Anote todas as datas de compromissos, todos os documentos necessários para levar para a prova, etc. Além de ter um lugar fixo para olhar com frequência e não perder nada importante, essa prática também já é um ótimo treino para seus próximos anos em que será necessário planejar todos seus compromissos da faculdade!

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: A importância da agenda na época de vestibular Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014
Posted: 05 Sep 2014 08:00 AM PDT
De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social do CEFET/MG, publicada na última quarta-feira (03/09/2014), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a decisão que destinará metade das vagas dos cursos de graduação no Vestibular 2015/1 através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Para o ano que vem, serão ofertadas 291 oportunidades para inscritos no Sistema do MEC.
Desse total, 178 são para 9 cursos em Belo Horizonte, distribuídos da seguinte forma:
  • Administração – 20
  • Engenharia Ambiental e Sanitária – 20
  • Engenharia Elétrica – 20
  • Engenharia Mecânica – 20
  • Engenharia de Materiais – 20
  • Engenharia de Produção Civil – 20
  • Engenharia de Computação – 20
  • Letras – 20
  • Química Tecnológica – 18
As outras 113 vagas, ofertadas no interior do estado de Minas Gerais, serão para os seguintes cursos e cidades:
  • Engenharia de Controle de Automação (Leopoldina),
  • Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas (Araxá),
  • Engenharia Mecatrônica (Divinópolis),
  • Engenharia da Computação (Timóteo),
  • Engenharia Civil (Curvelo).
É importante ressaltar que os cursos de Engenharia de Transportes (Belo Horizonte), Civil (Varginha) e Elétrica (Nepomuceno), que foram aprovados recentemente pelo CEPE, não terão nenhuma vaga destinada via Sisu. Para esses cursos, a única forma de ingresso será o vestibular próprio da instituição, cujas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 8.
De acordo com a professora Ivete Peixoto Pinheiro, diretora de Graduação do CEFET-MG, a Instituição vem utilizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos de graduação desde 2010, onde reservava 20% das vagas pelo Sisu. Conforme afirmou a diretora, o aumento da porcentagem das vagas pelo Sistema visa “acompanhar o que tem sido praticado pelas demais Universidades Federais.”
Ainda segundo a professora, “com esse aumento do número de vagas pelo Sisu, o CEFET-MG terá ainda mais visibilidade e vai ser mais atrativo para os candidatos aos cursos de graduação”. Além disso, Ivete também afirmou que será discutido pelo CEPE a adotação do Enem como único critério de seleção para o próximo ano.
É esperar para ver.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: CEFET-MG destinará 50% das vagas de graduação via Sisu Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas