A Interlocução na Dissertação-Argumentativa

InfoEnem:


Posted: 09 Oct 2014 12:22 PM PDT

A dissertação-argumentativa é um tipo textual da esfera escolar, ou seja, um tipo de texto ensinado e escrito no ambiente escolar, e somente nele. Ao concluirmos o Ensino Médio, partiremos para o ensino superior e/ou para o mercado de trabalho e nunca mais escreveremos uma dissertação-argumentativa, já que trata-se de um tipo textual escolar. Escreveremos gêneros da ordem do dissertar e do argumentar, como por exemplo, artigos de opinião, resenhas, editoriais, cartas do leitor, cartas denúncia, manifestos etc, mas a dissertação-argumentativa clássica, do modo como conhecemos, não mais.
Devemos este fenômeno ao fato de a dissertação-argumentativa ser um tipo textual que necessita de uma simulação para ser escrita, já que é um tipo textual escolar. Isto quer dizer que não há uma situação de produção efetiva, próxima à realidade; não há uma motivação real. As propostas de redação produzidas pelas livros didáticos, pelas apostilas, pelos professores e pelos vestibulares são simulações, diferente de alguém que, movido por uma motivação, escreve uma carta do leitor a um jornal criticando uma reportagem, por exemplo.
Dissertações-argumentativas não possuem um leitor alvo como um artigo de opinião em uma revista e sim têm como leitores, somente, professores e corretores de redação dos vestibulares, mas por ser uma simulação, devemos imaginar, ao escrevermos dissertações-argumentativas, um leitor universal.
Esta situação simulada deve ser imaginada pelo candidato, no momento da prova de redação do Enem, por exemplo, pois a dissertação-argumentativa é um tipo textual por meio do qual ele demonstra sua habilidade de analisar de modo coerente o tema proposto, com o objetivo de defender um ponto de vista claro a respeito deste mesmo tema. Assim, o candidato deve demonstrar sua habilidade em organizar ideias, informações, dados, fatos – isto é, argumentos – e estabelecer relações entre eles de modo a extrair conclusões coerentes. Portanto, deve haver a defesa de uma tese e uma conclusão coerente com esta tese.
Um candidato ao Enem ou a qualquer outro vestibular ou concurso deve colocar-se, como autor de uma dissertação-argumentativa, como alguém que possui a voz da razão, a voz da verdade e do bom senso e idealizar um leitor universal que seja dotado de razão e, assim, construir um texto sem marcar a interlocução, ou seja, escrever de modo impessoal.
Podemos demonstrar como deve ser a interlocução por meio do seguinte esquema:
Como a interlocução não deve ser marcada em uma dissertação-argumentativa, o autor deve deslocar-se da situação de produção escrita do vestibular e, assim, evitar o uso da 1ª pessoa do singular, evitar referir-se à coletânea de textos e à proposta de redação, evitar marcar a interlocução com o leitor não usando o modo imperativo, por exemplo e não pressupondo que o leitor conheça a coletânea textual e/ou a proposta de redação.
Para saber mais sobre a dissertação-argumentativa exigida na prova do Enem, clique aqui.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

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Posted: 09 Oct 2014 05:50 AM PDT
De acordo com Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC), mais de 169 mil candidatos receberão atendimento diferenciado nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Destes, 92.972 terão atendimento específico, enquanto outros 76.676 receberão atendimento especializado.
O MEC esclarece que são classificados como passíveis de atendimento especial aqueles inscritos que possuem baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou qualquer outra condição que o deixe em desvantagem em relação aos outros participantes.
Entre os recursos que receberão, constam sala com acesso facilitado, prova superamplianda e ajuda para transcrição (redação e preenchimento do gabarito).
Já o atendimento específico será oferecido a candidatos como gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Também se encaixam neste grupo os sabatistas, que por questões religiosas guardam os sábados, podendo exercer obrigações relacionadas a trabalho e estudo somente após o pôr do sol. Para eles, as provas do Enem 2014 terão início apenas às 19h.
Para fazer valer seu direito a este tipo de atendimento, tais candidatos tiveram que informar as respectivas opções no ato da inscrição. Vale registrar que, em alguns casos como o de portadores de Síndrome de Down, por exemplo, não havia um campo específico no formulário online de inscrição, obrigando o participante a realizar contato telefônico com o MEC.
As provas desta edição do exame serão aplicadas daqui a um mês, nos dias 8 e 9 de novembro, para 8,7 milhões de candidatos de todo o Brasil. Para mais informações e dicas para a reta final de estudos do Enem, acesse esta página dedicada ao assunto.

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