Suspeita de vazamento da redação da prova Enem 2014

InfoEnem



Na última sexta-feira, 7 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União os procedimentos necessários para a adesão das mantedoras das instituições privadas de ensino superior ao Prouni (Programa Universidade para Todos).

As mantenedoras que desejarem participar do programa devem fazê-lo com todas as faculdades / centros universitários que mantém, em todos os cursos e turnos ofertados, sendo a comprovação de regularidade fiscal a única exigência para aprovação da adesão.
Concluído o processo, o prazo de validade da adesão é de 10 anos para todas as instituições representadas por uma mesma mantenedora, independente do momento da inclusão de determinadas faculdades no Prouni.
As regras para renovação de termos de adesão expirados são basicamente as mesmas, entretanto nestes casos também será levado em conta o histórico da instituição mantedora, de forma que o número de bolsas a serem disponibilizadas será calculado com base nos processos seletivos anteriores.
A portaria ainda define que as instituições que possuírem vínculos com os sistemas estaduais poderão participar do Prouni mediante registro no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que deve ser feito na própria página do programa.
Prouni foi criado pelo governo federal para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior em todo o Brasil.
Seu sistema abre inscrições duas vezes por ano, para concessão de bolsas no primeiro e segundo semestres, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de seleção. A próxima edição, que aproveitará as notas do Enem 2014, deve ocorrer em janeiro.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Regras para adesão de novas instituições ao Prouni Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014


A novela da suspeita do vazamento do tema da redação do Enem 2014 ganhou mais personagens.
Ontem, dia 13 de novembro, outros três estudantes, agora do estado do Ceará, garantiram que também receberam a imagem com o tema da redação do exame antes do início do segundo dia de prova, que ocorreu no último domingo.
Um dos jovens, de 20 anos e morador da capital cearense, garantiu que recebeu no celular, às 11h50, uma mensagem com uma imagem mostrando o tema da redação na folha de prova. “Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova”, garantiu o estudante.
enem_vazado
Outros dois candidatos afirmaram que receberam informações sobre o tema por volta das 15h, horário que o exame já havia começado. Uma estudante disse que recebeu um áudio de um colega informando que tinha recebido uma mensagem com tema da redação do exame. Já o terceiro, recebeu a própria imagem da prova.
Diferentemente do que aconteceu no estado de Piauí, no Ceará, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal afirmaram que não receberam nenhuma denúncia formal sobre a suspeita de vazamento.
Henrique Paim, ministro da Educação, afirmou ontem que o MEC está “seguro de que o processo está sendo muito bem conduzido¨ e ressaltou que não houve nenhum incidente grave durante a aplicação do Enem 2014.
Além disso, Paim ainda lembrou que responsabilidade sobre condução do caso é da Polícia Federal:
A PF é a instituição que deve fazer esse processo. Ele já abriu o inquérito e está identificando o que ocorreu e em breve vamos ter o resultado dessa investigação.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Mais indícios de vazamento da redação do Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014



A importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz com que diversas pessoas façam brincadeiras, alegando que viram ou receberam o conteúdo da prova do Enem antecipadamente.
Entretanto, uma denuncia feita por um candidato do estado do Piauí chamou a atenção do Inep do da policia federal.
De acordo com o depoimento do estudante piauiense Jomásio Barros, de apenas 17 anos, o mesmo recebeu, no dia 9 de novembro, uma imagem que continha o tema da redação da edição do Enem 2014, que seria aplicado poucas horas depois. Após perceber que, de fato, tratava-se do conteúdo, Barros prestou queixa na Polícia Federal, afirmando estar “indignado” com o ocorrido.
Alguns outros ocorridos aumentam a suspeita do vazamento. Outros dois estudantes, também do Piauí, afirmam que receberam a mesma imagem com o tema da redação, através do WhatsApp, conhecido aplicativo de mensagens instantâneas, muito utilizado pelos jovens.
Jomásio prestou depoimento por mais de uma hora na Superintendência da PF de Teresina. O delegado responsável decidiu apreender o celular do jovem para ser periciado. A Policia Federal afirmou que não fará nenhum pronunciamento sobre a suspeita até o término da investigações.
Já o Inep, instituto responsável pela organização do Enem, informou através de nota que “não existe qualquer indício” de que a prova tenha sofrido vazamento, mas garantiu que a denúncia feita pelo estudante será investigada “com rigor”.
Nós, do infoEnem, estamos acompanhando o caso de perto para trazer todas as novidades e atualizações.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Suspeita de vazamento da redação da prova Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas