5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo

5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo
Posted: 01 Apr 2015 12:03 PM PDT
Há alguns dias, mais precisamente na última sexta-feira, falamos sobre a diferença entre resumo e resenha (Não viu? Clique aqui para ler o artigo). Hoje, trazemos algumas dicas e técnicas para que você consiga realizar um resumo que realmente te ajude na fixação dos conteúdos estudados.
Antes de qualquer dica, é importante destacar que fazer resumo não é copiar! Não adianta nada escolher meia dúzia de parágrafos, transcrevê-los e chamar isso de resumo. Esse amontoado de palavras pode ser qualquer coisa, menos um resumo de verdade! Além disso, não vai te auxiliar em nada na fixação e entendimento do conteúdo. Tendo isso em mente, podemos fazer receita que, caso siga o passo a passo, conseguirá realizar um ótimo resumo:

  1. Leia atentamente o texto-fonte, para ter uma visão geral do assunto tratado.
  2. Faça uma nova leitura, desta vez separando (grifando ou fazendo uma lista) as partes que julga serem as mais importantes de cada parágrafo. Essa fase é muito importante, pois são justamente essas anotações que servirão como base para seu resumo.
  3. Escreva, agora com suas palavras, todas as ideias e informações que separou anteriormente.
  4. Reescreva seu resumo. Afinal, dificilmente a primeira versão apresenta uma construção de parágrafos e de organização de ideias satisfatórias.
  5. Leia atentamente seu resumo, observando principalmente se não houve adição de comentário pessoais que não sejam do autor do texto-base. Essa última análise também é muito importante porque, como já ressaltamos anteriormente, diferentemente da resenha, o resumo não deve conter nenhum olhar crítico referente ao texto original.
Essas são as dicas.
Como pode perceber, fazer um bom resumo é muito mais trabalhoso do que a maioria imagina. Entretanto, seguindo esse passo a passo, certamente conseguirá fixar com muito mais facilidade assuntos de disciplinas como física, química e biologia, por exemplo.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: 5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post 5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo apareceu primeiro em .
Inscrições no Vestibular São Camilo 2015 Para Medicina
Posted: 01 Apr 2015 10:04 AM PDT
O Centro Universitário São Camilo, localizado na cidade de São Paulo, está com inscrições abertas para seu Vestibular 2015/2 para o curso de Medicina, que oferece 50 vagas para início das aulas no segundo período letivo.
Quem deseja participar do processo seletivo deve realizar inscrição online até às 16h do dia 8 de maio, mediante preenchimento de ficha no site da Fundação Vunesp. Além disso, será necessário realizar pagamento da taxa de inscrição, que tem valor correspondente de R$ 324,00, devendo ser quitada por meio de boleto em qualquer agência bancária.
A classificação dos candidatos no Vestibular São Camilo será realizada através de prova objetiva, cuja aplicação está marcada para a data de 7 de junho, no horário das 14h às 18h30, em São Paulo. A avaliação será composta por 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, História, Geografia, Química, Biologia, Matemática e Física, além da redação.
Vale esclarecer que o Centro Universitário também aproveita as notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio para complemento da nota final do candidato. Neste caso, o estudante deverá apontar, no momento da inscrição, que pretende utilizar seu desempenho no Enem 2014.
O resultado final, com a lista dos aprovados no Vestibular, será publicado no dia 2 de julho, sendo que o prazo para pré-matrícula terá fim no dia 4 do mesmo mês. A entrega da documentação deverá ser realizada entre os dias 7 e 8 próximos. Uma segunda chamada está programada para o dia 13 de julho.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Inscrições no Vestibular São Camilo 2015 Para Medicina Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post Inscrições no Vestibular São Camilo 2015 Para Medicina apareceu primeiro em .

Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO