Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem

 
O segundo dia de provas do Enem contém 90 questões de Linguagens e Matemática mais a redação. Muitos alunos questionam se é recomendado fazer a redação antes ou depois das questões, ou seja, no início ou final do exame.
Nós temos uma técnica para sugerir aos estudantes, a qual pode ser treinada estudando em casa e até mesmo em simulados para saber se será proveitosa para si, já que isso é bastante subjetivo, alternando de pessoa para pessoa.
A estratégia se baseia em realizar o segundo dia de provas na seguinte ordem:
  1. Ler a proposta de redação
  2. Realizar um esboço (planejamento) da redação
  3. Escrever o texto no rascunho
  4. Resolver as questões
  5. Reler a redação do rascunho
  6. Corrigir possíveis erros e fazer adaptações necessárias
  7. Passar a redação a limpo na folha definitiva
  8. Terminar questões pendentes e preencher o gabarito
Essa técnica tem como pressuposto alguns conhecimentos da neurociência sobre como nossa memória funciona. Em um artigo da Revista Escolasão explicados os resultados de algumas pesquisas sobre memorização e como isso é interpretado por teóricos da área de aprendizagem.
Aplicando isso à técnica proposta para realização da redação nas provas, temos que 1 a 3 são processos de criação, nos quais aquilo que foi escrito ainda está “fresco” na memória. Dessa forma, ao reler algo que acabou de ser escrito, é possível que você não revise o que realmente está escrito mas sim aquilo que você pensa ter escrito, aquilo que está em sua mente. Fica difícil, assim, identificar seus próprios erros.
Após os passos 4 e 5, sua mente já limpou o processo de criação, já que não se lembra claramente do que escreveu. Fica mais fácil, agora, iniciar a fase de correção e aperfeiçoamento da redação descritos nas etapas de 5 a 7.
Coloque essa técnica em prática treinando em casa a realização de dissertações. Substitua a etapa intermediária (Processo 4) por qualquer outra atividade que o distrai do seu texto por, pelo menos, uma hora. Leia outra coisa, faça exercícios ou simplesmente descanse antes de reler novamente sua redação. Esperamos que isso o ajude a identificar mais seus erros para finalizar o desenvolvimento do texto da melhor maneira possível, eliminando “erros bobos”.
Para ajudá-lo ainda mais nessa tarefa, conheça nosso Treinamento de Redação para o Enem, que tem 30 propostas de dissertação e acompanhamento com um professor especialista em produção textual, que irá corrigir seus textos de acordo com os critérios do Enem dentro do prazo máximo de 7 dias. Se interessou? Então clique aqui e saiba mais sobre como se cadastrar em nosso Programa de Correção de Redação.

Envie Redações Semanalmente que Corrigimos para Você!

    Artigo Original: Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015
O post Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem apareceu primeiro em .

Na sexta-feira passada (01), o IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas) anunciou oficialmente sua adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio como forma alternativa de ingresso de novos estudantes.
Segundo o reitor Antônio Venâncio Castelo Branco, o Instituto aproveitará as notas do Enem já para o próximo processo seletivo, para preenchimento de 20% das vagas que serão disponibilizadas para o segundo semestre deste ano.
Venâncio ainda esclarece que o restante das vagas será ocupado via vestibular tradicional e que a meta é extinguir completamente as provas do IFAM até 2017, ano em que o exame nacional deve ser o único critério de classificação:
Além disso, foi anunciado que a taxa de inscrição para o próxima seleção, tanto para candidatos via Enem 2014 quanto aqueles que prestarão as provas, terá valor reduzido, sendo de apenas R$ 15. O prazo terá início no dia 18 deste mês de maio.
Nesta edição serão ofertadas 1.200 vagas em 10 cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nos campi localizados nos municípios de Humaitá Itacoatiara, Lábrea, Manaus Centro, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo.
Com a decisão, o IFAM junta-se a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que também utiliza o Enem para ocupação de parte de suas vagas, especificamente através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Envie Redações Semanalmente que Corrigimos para Você!

    Artigo Original: IFAM Anuncia Adesão ao Enem Para Este Ano de 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015
O post IFAM Anuncia Adesão ao Enem Para Este Ano de 2015 apareceu primeiro em .


Postar um comentário

0 Comentários