Inscrições no Enem 2015 Devem Ser Abertas em Breve

Conforme matéria publicada algumas semanas atrás aqui no Portal infoEnem, fizemos uma previsão de que as inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio seriam abertas na primeira quinzena deste mês de maio.

Já estamos no dia 8 e, apesar de nenhuma confirmação oficial por parte do governo, já identificamos oscilações no site do órgão responsável pelo exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), onde são realizadas as inscrições online.
De acordo com relatos de leitores e testes realizados pela nossa equipe, a página de consulta de resultados de edições do Enem 2009 em diante (sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem) estava redirecionando os visitantes para a tela inicial do sistema do Inep em vez de exibir os campos para o preenchimento de dados pessoais. O endereço indicado ficou assim por alguns dias, retornando ao normal poucos instantes antes da publicação deste artigo.
Como o sistema para consulta do resultado de anos anteriores é o mesmo utilizado para o processo de inscrição, a instabilidade indica que profissionais do Ministério da Educação (MEC) já devem estar realizando ajustes no servidor para evitar que haja lentidão e problemas técnicos durante as inscrições. Neste período haverá enorme contingente de visitantes, sendo que a expectativa é que mais de 10 milhões de candidatos acessem o Portal do Inep.
Além disso, em uma de suas entrevistas sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que tem sido alvo de muitas notícias recentemente, o ministro da educação Renato Janine Ribeiro declarou há poucos dias que as inscrições poderiam ser abertas nesta ou na próxima semana, dependendo apenas do acerto de “alguns detalhes” para serem anunciadas oficialmente.
Fique ligado aqui que faremos uma cobertura completa sobre as inscrições do Enem 2015 (incluindo passo a passo, pedidos de isenção da taxa, geração de boleto etc.) assim que forem liberadas pelo MEC / Inep.

Envie Redações Semanalmente que Corrigimos para Você!

    Artigo Original: Inscrições no Enem 2015 Devem Ser Abertas em Breve Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015
Posted: 08 May 2015 11:18 AM PDT
Após determinação da Justiça para que o Ministério da Educação (MEC) prorrogue por prazo indeterminado as inscrições em novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o ministro Renato Janine Ribeiro foi categórico ao afirmar que o governo não possui mais recursos para liberar novos contratos:
Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria inútil.
A declaração foi dada na segunda-feira desta semana (04), data em que o ministério foi notificado sobre a decisão da Justiça. Janine também alertou que, devido ao orçamento reduzido, o número de novos contratos do Fies caiu quase 50% neste ano. Até agora o sistema registrou 252 mil inscrições de novos estudantes, contra 480 mil no mesmo período de 2014.
Se for levado em consideração todo o ano passado, o Fies assinou um montante de 732 mil contratos, contando com um orçamento total de R$ 13,7 bilhões.
Recursos Fies
Além disso, o ministro também ressaltou que o MEC tem a responsabilidade de arcar com a renovação de todos os financiamentos em andamento. Vale lembrar que, dos 1,9 milhão de contratos ativos, cerca de 148.757 não foram aditados até o momento.
Por fim, o representante do MEC ainda afirmou que vai se proteger da decisão da Justiça Federal sobre a prorrogação do prazo para contratação. Após notificação da liminar, a pasta tem prazo de 5 dias para recorrer.

Envie Redações Semanalmente que Corrigimos para Você!

    Artigo Original: Governo Admite Falta de Recursos Para Contratos do Fies Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015

Postar um comentário

0 Comentários