Modelagem Matemática Parte I
DISCUSSÕES SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA
Jean Carlos Silveira
João Luiz Domingues Ribas
RESUMO
Este trabalho visa fazer uma análise
crítica das discussões sobre a Modelagem Matemática no processo de
ensino, relata os principais temas abordados durante o I EPMEM (Encontro
Paranaense de Modelagem no Ensino da Matemática) realizado na cidade de
Londrina-PR. durante os dias 14, 15 e 16 de outubro de 2004, pela
Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A busca de novas metodologias de ensino
da matemática devem ser constantes, no momento fala-se muito sobre
Modelagem Matemática, mas mesmo após quase vinte e cinco anos de
discussões e estudos ainda existem muitas dúvidas sobre a Modelagem
Matemática, na ocasião tivemos a oportunidade de debater juntamente com
professores mestres e doutores na área em questão sobre as dificuldades e
os benefícios de trabalharmos com a modelagem no ensino de nossos
alunos.
Palavras-Chave: Metodologia de Ensino da Matemática, Modelagem Matemática, Aplicações, cotidiano.
Segundo o prof. Dr. Dionísio Burak UEPG
– Ponta Grossa – PR, a Modelagem Matemática no Brasil começou a ser
trabalhada, na década de 80 na Universidade Estadual de Campinas –
UNICAMP – com um grupo de professores, em Biomatemática, coordenados
pelo Prof. Dr. Rodney Carlos Bassanezi- IMECC.
Em princípio, os estudos envolviam
modelos de crescimento cancerígenos. Também foi realizada uma
experiência com a Modelagem, pelo professor Rodney, com turma regular de
Engenharia de Alimentos, na disciplina de Cálculo Diferencial e
Integral, que possuía programa definido. A experiência foi muito
satisfatória.
Na educação brasileira a Modelagem
Matemática teve início com os cursos de especialização para professores,
em 1983, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava -
FAFIG, hoje Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.
Com o início do Programa de Mestrado em
Ensino de Matemática pela UNESP – Campus de Rio Claro, a Modelagem
angariou adeptos, pois a grande preocupação sentida consistia em
encontrar formas alternativas para o ensino de Matemática que
trabalhassem ou que tivessem a preocupação de partir de situações
vivenciadas pelo aluno do ensino de 1º e 2º graus, atualmente ensino
Fundamental e Médio.
Os primeiros trabalhos enfocando a
Modelagem como uma alternativa para o Ensino de Matemática, começaram a
ser elaborados sob forma de dissertações e artigos, a partir de 1987. Em
1999 foi realizada a 1º Conferência Nacional.
DISCUSSÕES SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO-APRENDIZAGEM
Devido ao grande avanço das tecnologias
informáticas muitas das atividades do nosso cotidiano passaram a ser
feitas por máquinas, com os computadores surgiu, por exemplo, a “Era da
Informática” onde as informações se difundiram em grande escala
revolucionando o modo de vida da humanidade.
Com toda esta revolução ocasionada pela
informática, os conceitos matemáticos tornaram-se implícitos, pois os
programas de computação são capazes de realizar cálculos em uma fração
de segundo, o que manualmente levariam horas para o ser humano resolver.
Com essa “facilidade” que a informática
proporciona, houve uma desmatematização natural das pessoas em geral,
ocasionando deste modo, uma desvalorização dos conhecimentos
matemáticos, ou seja, para que decorar fórmulas ou teoremas, se no
computador elas já estão todas armazenadas?
Segundo o Prof. Dr. Jonei Cerqueira
Barbosa da Universidade Jorge Amado-Salvador, a matemática pode servir
como “poder para alguém” agindo como um instrumento de controle social,
pois afinal, os números governam o mundo, decisões são tomadas a partir
de fórmulas, de cálculos, de estatísticas, planejamentos de governo são
decididos através da matemática, decisões estas que afetam as vidas de
todos aqueles que a elas se submetem.
Neste sentido muitas pessoas questionam
sobre o papel da matemática na formação de nossos alunos, qual o
professor que nunca ouviu aquela velha pergunta que os alunos sempre
fazem: “pra que serve esta matéria que eu estou aprendendo?”
Talvez uma resposta para esta questão
possa ser a Modelagem Matemática, pois ela tem como objetivo interpretar
e compreender os mais diversos fenômenos do nosso cotidiano, devido ao
“poder” que a Modelagem proporciona pelas aplicações dos conceitos
matemáticos. Podemos descrever estes fenômenos, analisá-los e
interpretá-los com o propósito de gerar discussões reflexivas sobre tais
fenômenos que cercam nosso cotidiano.
O que é Modelagem Matemática?
Modelagem Matemática é acima de tudo uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável.
A Modelagem Matemática é livre e
espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os
fenômenos que o cercam para interferir ou não em seu processo de
construção.
Ao trabalharmos Modelagem Matemática
dois pontos são fundamentais: aliar o tema à ser escolhido com a
realidade de nossos alunos e aproveitar as experiências extra-classe dos
alunos aliadas à experiência do professor em sala de aula.
Porque fazer Modelagem Matemática?
Porque fazer Modelagem Matemática?
Podemos enumerar os diversos benefícios de trabalharmos com Modelagem Matemática:
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio, lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sócio-cultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio, lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sócio-cultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
Surgiram da necessidade do homem em resolver determinadas situações-problema do seu dia-a-dia.
Etnomatemática e Modelagem Matemática
Etnomatemática e Modelagem Matemática
Se a Modelagem Matemática procura
modelar um determinado fenômeno da realidade com o objetivo de
compreender este fenômeno a Etnomatemática se faz presente, pois ela
trata de um conjunto de saberes que um determinado grupo cultural possui
com um objetivo em comum.
Qual o perfil de um professor que queira trabalhar com Modelagem Matemática?
Qual o perfil de um professor que queira trabalhar com Modelagem Matemática?
Deve ser criativo, motivador e acima de
tudo deve assumir a postura de um mediador entre o saber comum e o
saber matemático, fazendo com que o aluno passe a ser um agente ativo no
processo de construção do saber.
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática é uma
metodologia alternativa para o ensino de Matemática que pode ser
utilizada tanto no ensino fundamental como no ensino médio. A partir de
conceitos gerais, procura –se mostrar a importância da Matemática para o
conhecimento e compreensão da realidade onde se vive. Uma forma de
avaliar se a Modelagem Matemática é eficiente no processo de
ensino-aprendizagem é estabelecer um paralelo entre o ensino tradicional
e o ensino através da Modelagem Matemática, abordando aspectos como a
pedagogia adotada, a criatividade, o interesse pelo estudo de
Matemática, a motivação e entusiasmo por parte dos alunos,e a avaliação
do que eles realmente aprenderam com a Modelagem Matemática, levando o
professor a refletir sobre a sua metodologia de ensino da matemática.
É evidente que a Modelagem Matemática
não deve ser usada como uma única metodologia de ensino, o professor no
exercício das suas atividades, deve sempre procurar a melhor metodologia
de ensino da matemática, como por exemplo: jogos, brincadeiras, a
história da matemática, metodologia dos três momentos, resolução de
problemas, enfim usar todos os seus recursos para obter o melhor
resultado possível no ensino da matemática.
Quais os desafios a serem vencidos?
O grande desafio hoje, é fazer o aluno
compreender o seu papel na sociedade, de agente ativo e transformador da
sua realidade, e a importância da matemática no seu dia-a-dia.
Também existem muitos outros desafios a
serem vencidos, como por exemplo, a falta de apoio das instituições de
ensino no sentido de viabilizar condições necessárias e suficientes às
práticas de ensino alternativas, a própria desmotivação por parte do
professor que exerce uma carga excessiva de horas de trabalho, falta de
interesse por parte dos alunos, indisciplina, falta de tempo para a
elaboração de projetos alternativos de ensino, resistência por parte de
outros professores da área que estão “acostumados” com o ensino
tradicional e se opõem a tentativa de buscar novas metodologias de
ensino se opondo às mudanças, pois obrigaria à estes uma reciclagem em
sua metodologia de ensino, o programa do currículo é previamente
estabelecido não dando muitas vezes a oportunidade do professor variar
sua metodologia de ensino, pois é necessário “cumprir” o programa (que é
inflexível), entre outros.
A Modelagem Matemática deve auxiliar o processo de ensino-aprendizagem ou serve apenas para justificar o conteúdo que estou ensinando?
A Modelagem Matemática deve auxiliar o processo de ensino-aprendizagem ou serve apenas para justificar o conteúdo que estou ensinando?
Segundo o prof. Dr. Ademir D. Caldeira -
UFPR, a Modelagem Matemática não deve ser utilizada apenas para
justificar o conteúdo que está sendo ensinado, mas sim deve valorizar a
razão, o motivo pelo qual o aluno deve aprender matemática, e a
importância que isto representa na formação dele como cidadão
responsável e participativo na sua sociedade.
Modelagem ou Modelação Matemática?
Modelagem ou Modelação Matemática?
Primeiramente não existe modelagem sem
modelo, logo Modelação é uma prática de modelagem onde acredito ser
lícito utilizar a Modelagem Matemática para o ensino específico de um
determinado conteúdo que o professor necessita ensinar dentro do
programa de ensino.
Não faz sentido, a meu ver, o professor
interromper a sua seqüência de ensino, por exemplo, geometria, para
fazer uma atividade de Modelagem Matemática apenas porque sobrou um
certo tempo em seu cronograma, pois talvez o tema escolhido pelos alunos
pode divergir para conteúdos completamente distantes do interesse
daquele momento de ensino, pois acredito que a Modelagem deve auxiliar o
ensino e não gerar um trabalho a mais e desnecessário para o professor
prejudicando o andamento dos conteúdos.
Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos?
Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos?
Fazer Modelagem Matemática não é apenas
resolver problemas no quadro usando situações do cotidiano, como
acontece com muitos professores hoje que pensam estar fazendo modelagem,
na verdade eles apenas estão resolvendo um problema como outro
qualquer.
Segundo Biembengut (1999) “a criação de
modelos para interpretar os fenômenos naturais e sociais é inerente ao
ser humano. A própria noção de modelo está presente em quase todas as
áreas: Arte, Moda, Arquitetura, História, Economia, Literatura,
Matemática. Aliás, a história da Ciência é testemunha disso!”
Neste sentido pode-se dizer que
Modelagem Matemática é o processo que envolve a obtenção de um modelo
que tenta descrever matematicamente um fenômeno da nossa realidade para
tentar compreendê-lo e estudá-lo, criando hipóteses e reflexões sobre
tais fenômenos,
Porque os professores, muitas vezes, não conseguem aplicar a Modelagem no ensino em geral?
Porque os professores, muitas vezes, não conseguem aplicar a Modelagem no ensino em geral?
Em primeiro lugar, o professor que
deseja ensinar Modelagem Matemática precisa aprender a fazer modelagem,
em sua essência, no processo de desenvolvimento, em suas raízes e
utilizá-la como estratégia de ensino da matemática.
Em segundo lugar, ter em mente que a
Modelagem Matemática pode ser um caminho para despertar no aluno o
interesse por conteúdos matemáticos que ainda desconhece ao mesmo tempo
em que aprende a arte de modelar, matematicamente os fenômenos do
cotidiano.
Vários motivos são colocados como
obstáculos na implantação da modelagem no ensino da matemática, como por
exemplo: falta de tempo, falta de condições físicas e financeiras, às
vezes torna-se dispendioso fazer uma atividade de modelagem, cobrança
por parte de supervisores e diretores na preparação para o vestibular,
deste modo não sobra tempo para desenvolver atividades extras como a
modelagem.
Devemos ensinar para o vestibular ou para a Vida?
Devemos ensinar para o vestibular ou para a Vida?
Muitas vezes ouvimos que determinado
conteúdo é ensinado porque “cai no vestibular”, então o que se ensina
nas escolas visa apenas à aprovação dos alunos para a universidade, mas
se analisarmos bem, apenas uma pequena porcentagem dos alunos que
ingressam no ensino fundamental conseguem passar no vestibular, logo não
se justifica ensinar apenas para o vestibular, pois grande parte dos
alunos não continuará seus estudos. Assim os objetivos não estão sendo
alcançados.
Neste sentido, acredito que as autoridades e instituições de ensino bem como seu corpo docente, devem repensar o programa no seguinte sentido: _ Que tipo de cidadãos, nós, como professores queremos formar?
Neste sentido, acredito que as autoridades e instituições de ensino bem como seu corpo docente, devem repensar o programa no seguinte sentido: _ Que tipo de cidadãos, nós, como professores queremos formar?
0 Comentários