Questão 75 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Professor Janildo Arantes -


Questão 75 - Prova Azul - ENEM 2016

Questão 75
Resposta E
 
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta
Gutação é a eliminação de água em estado líquido pelos olhos nas folhas. É um processo comum em plantas nativas de locais úmidos, onde a água precisa ser eliminada do organismo rapidamente. Essa umidade deve ser elevada tanto no solo quanto na atmosfera, pois a saída de água nas plantas ocorre naturalmente na forma de vapor.
A gutação ocorre quando a transpiração é muito lenta ou ausente, o que em geral acontece durante a noite, especialmente quando a temperatura está baixa e a umidade relativa do ar é elevada. A gutação é inibida quando tiver água com solução salina, o que provoca uma espécie de impedimento na entrada de água na célula pois o composto salino é muito grande ao espaço apoplástico que a célula possui. Também a célula pode ser prejudicada pois o excesso de sal provoca uma espécie de queima nos tecidos da raiz, e os hidatódios não a conseguem liberar, podendo até fazer com que a planta morra por falta de sais minerais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guta%C3%A7%C3%A3o
Transpiração.
Este fenômeno permite a ascensão de seiva bruta até cerca de 150 m, valor superior às árvores mais altas conhecidas, pelo que este modelo é atualmente aceite como verdadeiro para a grande maioria das plantas vasculares.
É de notar que este sistema, embora eficaz, possui algumas “falhas”:
  • A corrente de transpiração estabelecida tem que ser obrigatoriamente contínua.
  • Se a continuidade da coluna for comprometida, o fluxo ascendente pára imediatamente.
A continuidade da coluna hídrica é quebrada quando ocorre cavitação (formação de bolhas gasosas na coluna de água), e pode ocorrer devido a movimentos bruscos da planta (em dias de vento, por exemplo) ou devido ao congelamento da água xilêmica (em zonas muito frias), que obriga à expulsão dos gases dissolvidos na seiva que formam bolhas de ar.
Caso a continuidade não seja restabelecida, o vaso xilêmico deixa de ser funcional.
Algumas plantas, em algumas situações, são capazes de restabelecer o fluxo xilêmico, restaurando a continuidade da coluna hídrica, embora os mecanismos aqui envolvidos ainda não estejam compreendidos (em algumas plantas a pressão radicular pode ajudar).
Extraído de http://www.lucianofeijao.com.br/novo/cur/servicos/apostilas/resolucao/v3/uva_%20vol_%2003/Biologia/apost03_bio3_aulas11a15.pdf em 04 de novembro de 2016 
Assunto: Histofisiologia Vegetal
Alternativa correta: E
Comentário: O transporte realizado pelo xilema é de seiva bruta (água e sais minerais), que ocorre no sentido raiz -> folha, segundo a Teoria de Dixon, diretamente dependente da força de transpiração, realizada pelos estômatos foliares. O transporte de seiva independe do vento e da curvatura que este possa exercer sobre a planta.
Nível de dificuldade: Fácil/Médio.
Prova - nº da questão

http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/a-figura-ilustra-o-movimento-da-seiva.../
 A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.
Mesmo que essa  planta viesse sofrer ação contínua do vento e sua copa crescessevoltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a
  1. gutação
  2. gravidade
  3. respiração
  4. fotossíntese
  5. transpiração

Resolução
As folhas recebem luz solar, esquentam-se, e liberam água. Essa liberação de água funciona como uma sucção de seiva bruta (xilema)
Essa liberação de água pelas folhas é a transpiração foliar.


Letra E

 http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q70-a-figura-ilustra-o-movimento-da-seiva-xilemica-em-uma-planta/

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA