Questão 65 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida

Questão 65
Resposta E
 
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta 




A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.
Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)
  1. moluscos fitófagos.
  2. moscas saprófagas.
  3. pássaros carnívoros.
  4. morcegos frugívoros.
  5. mosquitos hematófagos.
Resolução
Os mosquitos hematófagos produzem anticoagulantes em sua saliva. Essas substâncias facilitam a obtenção de sangue.
Veja o abstract deste artigo científico que estuda essas substâncias:
Esta revisão tem como objetivo apresentar os anticoagulantes e inibidores da agregação plaquetária que foram encontrados em animais hematófagos. Esses animais precisam inibir as reações hemostáticas no local onde se alimentam no hospedeiro para realizar a refeição sangüínea e também para manter o sangue fluido nos seus próprios tratos digestivos. Devido a essa necessidade, eles desenvolveram ao longo da evolução uma grande diversidade de substâncias que são injetadas no hospedeiro através da saliva e que permitiram o sucesso de seu parasitismo. Tais recursos farmacológicos podem ser utilizados como ferramentas em pesquisa da fisiologia vascular e hemostática, e têm potencial uso terapêutico em doenças cardiovasculares.
Alessandra Ciprandi; Fabiana Horn; Carlos Termignoni, Saliva de animais hematófagos: fonte de novos anticoagulantes, Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.25 no.4 São José do Rio Preto 2003
Letra E
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q73-a-formacao-de-coagulos-sanguineos-em-veias-e-arterias/


Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA