Exame teórico de Habilitação Retirado do blog Say D
Tudo Teste do CFC
Todas as questões presentes nesse teste foram retiradas de provas oficiais do DETRAN.
Direção Defensiva
1. Maria foi buscar na escola seus dois filhos, com 4 e 7 anos de idade. No caminho de volta, enfrentou um intenso trânsito. Em determinado momento, seus filhos começam a brincar e pular no banco, gritando sem parar. Com o veículo em velocidade de 50 km/h, Maria então se virou para as crianças com o objetivo de repreendê-las. Podemos afirmar que Maria agiu:
a) Incorretamente, pois deveria repreender as crianças somente ao chegar em casa, ou tivesse atingido a velocidade de 20 km/h.
b) Incorretamente, pois o fato de ter-se voltado para trás pôs em risco a atenção da condutora ao volante e, consequentemente, a segurança. Além de ter esquecido de fixar o cinto de segurança nas crianças.
c) Corretamente, pois a 50 Km/h pode, conforme preceitos da Direção Defensiva.
d) Corretamente, de acordo com regra do Código de trânsito Brasileiro.
2. Ao aproximar-se de uma lombada, o condutor deve reduzir a velocidade e ultrapassá-la:
a) Virando a direção para a direita.
b) Virando a direção para a esquerda.
c) Alinhado em frente
d) Virando a direção para a direita e depois para a esquerda.
3. Qual o melhor modo de lidar com o carro “colado” atrás do seu?
a) Diminuir a velocidade e sinalizar para a direita, facilitando a ultrapassagem.
b) Parar bruscamente.
c) Frear bruscamente acionando as lanternas.
d) Acelerar para diminuir a distância entre os dois carros.
4. A decisão é um dos elementos básicos da direção defensiva, por isso o condutor deve:
a) Precisar dos conhecimentos apenas das leis de trânsito.
b) Precisar dos conhecimentos básicos de seu veículo.
c) Estar preparado para fazer a escolha correta nas situações imprevistas contribuindo para evitar acidentes.
d) Precisar de muitas horas de direção para saber a melhor decisão a ser tomada.
5. Dentre as condições adversas de Luz, podemos dizer:
a) A iluminação dos locais por onde transitam os motoristas não influencia na direção.
b) A sua falta pode ocasionar uma visão inadequada no momento de dirigir, facilitando para que possa ocorrer um acidente.
c) Ao cruzar com outro veículo durante a noite devemos manter a luz alta.
d) A iluminação que atrapalha è somente a artificial.
6. O uso de cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiro, pois evita:
a) Colisão com veículos de trás.
b) O cometimento de infrações que geram multas gravíssimas.
c) Colisão com veículo da frente.
d) O lançamento dos corpos para fora do veículo no caso de colisões.
7. O que o condutor deve fazer ao ser colhido por um forte vento lateral em uma rodovia?
a) Reduzir a velocidade para manter a estabilidade.
b) Segurar o volante levemente, a fim de reduzir o risco de capotagem.
c) Trafegar em zigue-zague, dentro da própria faixa, para neutralizar o impacto do vento.
d) Acelerar, a fim de aumentar a força de atrito entre os pneus e a pista.
8. O que o condutor deve fazer durante a chuva, além de acionar o limpador de parabrisa do veículo?
a) Acionar a ventilação do veículo.
b) Ligar o desembaçador traseiro.
c) Deixar uma abertura nos vidros.
d) Acender pelo menos as luzes de posição.
9. O que o condutor de veículo não deve fazer quando se depara em condições adversas de tempo?
a) Reduzir a marcha e acender as luzes do seu veículo.
b) Se o tempo estiver muito ruim, sair da via e esperar que as condições melhorem.
c) Procurar aumentar a velocidade para se livrar rapidamente da via.
d) Procurar um local adequado, sem riscos, como um recanto, posto rodoviário ou posto de gasolina.
10. Qual a melhor atitude que o condutor deve fazer se ao trafegar a 85 Km/h em uma rodovia em trecho reto, ficar sem freios?
a) Acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e puxar com força o freio de mão.
b) Reduzir as marchas sucessivamente, até chegar à primeira, e puxar o freio de mão suavemente.
c) Reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e puxar com força o freio de mão.
d) Colocar o câmbio em ponto morto e puxar com força o freio de mão.
11. O que consiste a Direção Defensiva?
a) Forma de conduzir o veículo a qual permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo.
b) Implementação de equipamentos especiais no veículo, destinados a proteger os motoristas e os passageiros no caso de colisões ou abalroamentos, como por exemplo, air-bag e volante retrátil.
c) Técnicas de ações evasivas de emergência, para desviar o veículo de obstáculos repentinos que possam provocar acidente.
d) Reta imaginária determinada pelos pontos A e B, sendo o ponto A definido pelos olhos do condutor e o ponto B pelo para-choque do veículo que vai à frente.
12. O que é correto afirmar em relação aos riscos de acidentes no trânsito?
a) Ocorrências trágicas, quando previsíveis, são evitáveis.
b) Revisar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre a técnica de dirigir são conselhos que devem ser direcionados somente aos motoristas inexperientes.
c) Situações de tráfego denso (horários de pico) são seguras para os usuários das vias, devido à baixa velocidade.
d) Estar atento não garante ao condutor a possibilidade de observar situações de risco ao volante.
13. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível resulta em multa e infração média. Como evitar?
a) Levar um galão com combustível no porta-malas.
b) Torcer para que encontre um posto de combustível logo adiante.
c) Em caso de viagem consulte um mapa rodoviário e a existência de combustível suficiente para chegar ao seu destino, e abasteça sempre com margem de sobra.
d) Desligar o motor nas descidas para economizar.
14. Direção defensiva é:
a) Quando o condutor dirige sem atenção.
b) O modo de dirigir para evitar acidentes apesar das ações incorretas dos outros.
c) Quando o condutor está bem fisicamente.
d) Quando o condutor transita a uma velocidade de 120 Km/h.
15. A previsão é um dos elementos básicos da direção defensiva por isso é errado afirmar:
a) É necessário ser informado sobre a via a transitar.
b) Confiar apenas em seu instinto para prever os perigos no trânsito.
c) Com o uso do veículo constantemente podemos treinar previsões, para no futuro usar.
d) A previsão depende do motorista observar tudo ao seu redor.
16. Nas festas, férias e feriados prolongados, ocorre sempre um determinado tipo de condição adversa, que é:
a) Condição adversa do veículo
b) Condição adversa de trânsito
c) Condição adversa de vias.
d) Condição adversa de tempo.
17. Para que a circulação em lugares desconhecidos seja facilitada, devemos:
a) Ter no veículo computador de bordo.
b) Estudar o mapa da cidade ou rodoviário antecipadamente, planejando o trajeto a ser percorrido.
c) Ler jornais e revistas.
d) Perguntar para outros motoristas, pois os mapas têm erros.
18. Que característica o condutor do veículo deve possuir para assumir um comportamento seguro no trânsito?
a) Prudência e habilidade no volante.
b) Colocar em primeiro lugar seus direitos.
c) Pensar em si próprio.
d) Nunca abrir mão para o bem comum.
19. De acordo com o CTB e os preceitos da Direção Defensiva, por que o condutor deve respeitar as distâncias de segurança?
a) Para que haja tempo e distância de reação, no caso de freada brusca, evitando colisão.
b) Para possibilitar distância suficiente que permita a manobra de ultrapassagem segura.
c) Para eliminar a possibilidade de erro por parte do condutor.
d) Para que os veículos que venham no sentido contrário tenham melhor visibilidade.
20. Qual o efeito do álcool no organismo do condutor?
a) Aumento da perícia.
b) Capacidade diminuída para tomada de decisão.
c) Concentração inalterada.
d) Capacidade de dirigir inalterada.
Gabarito:
1 – B;
2 – C;
3 – A;
4 – C;
5 – B;
6 – D;
7 – A;
8 – D;
9 – C;
10 – B;
11 – A;
12 – A;
13 – C;
14 – B;
15 – B;
16 – B;
17 – B;
18 – A;
19 – A;
20 – B;
https://saydtudo.files.wordpress.com/2017/06/questc3b5es-cfc.pdf
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