Diversos estudantes já se sentem inseguros ou até com medo só de ouvir falar sobre matemática. Quando o assunto é equação do segundo grau, a situação é ainda pior. Porém, o professor Po-Shen Loh, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburg, EUA, encontrou um truque que promete facilitar as coisas. “Quando me deparei com isso fiquei completamente chocado”, contou sobre o momento que descobriu um método babilônico antigo.
Existem duas formas tradicionais para resolver essas equações, que possuem a base ax² + bx + c = 0. A primeira é adotada quando o valor de “a” é 0. Nesse caso, é possível transformar a equação em (x – r)(x – s) = 0, de forma que multiplicar (x – r)(x – s) = x² – (r + s)x + r.s, sendo “r” e “s” as respostas.
O outro, mais conhecido, é a temida Fórmula de Bhaskara. A equação é um pouco mais complicada, contendo raiz quadrada e potência. A fórmula usada é essa:



Para encontrar u é necessário saber que r . s = c. Como visto anteriormente, é possível escrever r e s em função de u, logo (2 + u).(2 – u) = -5, no exemplo. Resolvendo esta equação, chegamos em u² = 9, logo, u = 3.

Com o valor de u, para encontrar as respostas basta somar e subtrair o valor do eixo de simetria, no caso, 2. Portanto, temos r = 2 – 3 e s = 2 + 3. Com isso, os resultados do exemplo são r = -1 e s = 5.





0 Comentários