Ao jogar um dado, qual a probabilidade de obtermos um número ímpar voltado para cima?

Ao jogar um dado, qual a probabilidade de obtermos um número ímpar voltado para cima?



Resposta correta: 0,5 ou 50% de chances.

Um dado possui seis lados, logo, a quantidade de números que podem ficar voltados para cima é 6.

tabela linha com célula com tabela linha com blank blank blank linha com blank ⬤ blank linha com blank blank blank fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank blank linha com blank blank blank linha com blank blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank blank linha com blank ⬤ blank linha com blank blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com blank blank blank linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com blank ⬤ blank linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com ⬤ blank ⬤ linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula linha com 1 2 3 4 5 6 fim da tabela

Há três possibilidades de termos um número ímpar: caso ocorra o número 1, 3 ou 5. Sendo assim, o número de casos favoráveis é igual a 3.



Calculamos então a probabilidade utilizando a seguinte fórmula:

P = Número de casos que nos interessam / Número total de casos possíveis

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração

Substituindo os números na fórmula acima, encontramos o resultado.


P = 3/6 = 1/2 ou 100%/2 = 50%

reto P espaço igual a espaço 3 sobre 6 igual a 1 meio

As chances de ocorrer um número ímpar são 3 em 6, que corresponde a 0,5 ou 50%.


 




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