⚽ Globo Esporte | Pior time do Brasileirão queria chegar à Série A em 5 anos e agora vai ficar sem divisão ⚽

 


Por Augusto César Gomes — Natal

 


Globo FC fez a pior campanha entre todos os 64 participantes da Série D do Campeonato Brasileiro 2023. O time de Ceará-Mirim somou apenas quatro pontos em 14 rodadas. A equipe potiguar ainda teve o maior número de derrotas na competição: 12.

No comparativo com os atuais lanternas das outras três divisões, o Globo tem o pior aproveitamento entre todos os participantes do Brasileirão, com 9% - Vasco (20%), na Série A; ABC (21%), na Série B; e Altos (28%), na Série C.

Globo FC virou saco de pancadas na Série D — Foto: Andrei Torres

Globo FC virou saco de pancadas na Série D — Foto: Andrei Torres

Os quatro pontos na Série D deste ano foram conquistados no empate com o Potiguar e na vitória sobre o Iguatu. Depois deste triunfo, registrado na quinta rodada, foram nove derrotas seguidas.

Entre os números negativos, o Globo sofreu 34 gols, mas Real Ariquemes (44) e Interporto (47) superaram nesse quesito. No número de gols marcados, o Globo também foi batido - fez 5 gols, assim como o Operário-MS; mas Real Ariquemes, com 4, e Interporto, com 3, foram os piores.

Fundado em 2012, na cidade de Ceará-Mirim, o Globo Futebol Clube foi campeão da segunda divisão no ano seguinte e passou a fazer parte da elite do Campeonato Potiguar em 2014. Com estádio próprio, com capacidade para receber 10 mil torcedores, os planos, à época eram ousados: chegar à Série A em cinco anos.

"Meu objetivo, desde o princípio falei: quero chegar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, vamos chegar à Série A com base. E essa base eu tenho ainda cinco anos para preparar", contava Marconi Barretto, presidente do Globo FC, lá em 2014, quando foi vice-campeão potiguar.

A Águia, como é chamada, chegou a ser vice-campeã da Série D do Campeonato Brasileiro de 2017. O degrau máximo alcançado no Brasileirão foi justamente a Série C - jogou nos anos de 2018 e 2019, quando acabou rebaixado.

Apesar da redução de investimento no futebol, o Globo acabaria conquistando o primeiro título estadual de sua história em 2021. Dois anos depois, porém, terminou na lanterna de seu grupo na primeira fase e pode ser rebaixado.

Globo FC foi campeão potiguar em 2021 — Foto: Alexandre Lago

Globo FC foi campeão potiguar em 2021 — Foto: Alexandre Lago

O nome do clube foi inspirado em Roberto Marinho, fundador da TV Globo. As cores adotadas pela equipe são uma homenagem à Alemanha (amarelo, vermelho e preto).

Em campo, o Globo também se destacou por ter o papel de revelar jogadores, entre os quais se destacam os atacantes Romarinho, que está no Fortaleza desde 2018; Negueba, ex-Vitória e ABC, hoje no Mirassol; e Ricardo Lopes, que brilhou no Jeonbuk Motors (Coreia do Sul) e Shanghai Port (China).




Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Colégio Naval 1988-Produtos Notáveis