Granada (TRIBO DE JUDÁ) | MINERALOGIA | TEOLOGIA

 

Granada





Tribo de Judá

Israel
As Tribos
Tópicos relacionados
v • d • e





Tribo de Judá (HebraicoיהודהYehūḏāh) era uma das 12 Tribos de Israel. Seus membros eram descendentes de Judá, o quarto filho de Jacob por Lia, e foram chamados judaítas (HebraicoיהודיםYehūḏīm).

Símbolos

A pedra preciosa da tribo de Judá era a granada, que aparece primeiro na segunda linha do peitoral do juízo. A tribo de Judá também adotou o leão como símbolo, com base na bênção de Judá por Jacó em seu leito de morte.

No deserto

A tribo de Judá acampava a leste do Tabernáculo e marchava na primeira fila, ao lado das tribos de Issacar e Zebulom.

Na terra

O território de Judá era um território considerável na porção sul da Terra Prometida. O rei Davi usou Hebrom como sua capital por sete anos e meio.

Descendentes representativos

  1. Dois antepassados ​​desta linhagem foram Salmom, que se casou com Raabe, sacerdotisa de Aserá em Jericó e Boaz, que se casou com Rute de Moabe.
  2. O rei governado por::Davi fundou uma dinastia que nunca quebrou até o Queda de Jerusalém para Nabucodonosor II.
  3. Essa tribo era um reino separado para sete anos e meio sob o rei Davi até que o rei Isbosete foi assassinado e as tribos remanescentes transferiram sua lealdade a ele. Após a morte de Salomão, esta tribo era a tribo líder do Reino de Judá. Apenas o tribo de Benjamin juntou-la. Os Levitas desertaram para o Reino de Judá, após a sua expulsão do Reino de Israel. Os levitas, somente entre as tribos, não tinham propriedades rurais próprias.
  4. Através desta tribo corre uma linha ininterrupta de descendência de José de Nazaré, pai adotivo de Jesus Cristo (Mateus 1:1-17 ).
  5. Virgem Maria era da tribo de Judá e descendente de Davi, através da linha de Natã (Lucas 3:23-38 ).
  6. Jesus nasceu em Belém, uma cidade de outra forma indistinta no território de Judá (Mateus 1:1-17 ; Lucas 3:23-38 ).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jacó
 
Léia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rubem
 
Simeão
 
Levi
 
 
 
 
 
 
Issacar
 
Zebulom
 
Dinah
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unknown
 
Judá
 
Tamar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Er
 
Onã
 
Shelah
 
Perez
 
Zera
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esrom
 
Hamul
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Zebedeu
 
Etã
 
Hemã
 
Calcol
 
Dara
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jerameel
 
Ram
 
Caleb
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Carmi
 
 
 
 
 
Amminadab
 
Hur
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Achan
 
 
 
 
 
 
 
Nahshon
 
Elisheba
 
Uri
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Salmon
 
Rahab
 
Bezaleel
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Boaz
 
Ruth
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Obed
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jesse
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eliab
 
Abinadab
 
 
Shimea
 
Natanael
 
Radai
 
Ozen
 
Unknown
 
Davi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Zeruiah
 
 
 
 
 
Abigail
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abishai
 
Joab
 
Asahel
 
Amasa







Granada (mineralogia)  

Um agregado de cristais de granada.
Pingente em uvarovite, uma granada brilhante-verde rara. A dimensão é 2 cm (0,8 polegadas).
Amostra de rocha portadora de granada.
Mapa dos principais países produtores no mundo

Granada[1] ou granate[2] (do latim granatus, um grão) é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com habitus cristalino constituído por dodecaedros e trapezoedros. São nesosilicatos de fórmula geral, A3B2(SiO4)3. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálciomagnésioalumínioferro2+ferro3+cromomanganês e titânio.[3][4] As granadas não apresentam clivagem, mas mostram partição dodecaédrica. A fratura é concoidal a desigual; algumas variedades são muito resistentes e são valiosas para finalidades abrasivas. A dureza das granadas encontra-se no intervalo 6,5-7,5 e a densidade (peso específico) está entre 3,1 e 4,3. O brilho varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelhoamarelomarrompretoverde, ou incolor.

Os membros do grupo da granada subdividem-se através da sua variabilidade química.

Membros do Grupo Granada

Piropo

Piropo, ou Rubi do Cabo, é uma granada de cor vermelho-sangue, devido a seu conteúdo de ferro e cromo. A sua fórmula é Mg3Al2(SiO4)3. O magnésio pode ser substituído em parte por cálcio e/ou ferro ferroso (Fe2+).

O piropo raramente possui inclusões, mas, quando presentes, estas se encontram em forma de cristais arredondados ou apresentam contorno irregular. Como todas as granadas, o piropo não possui clivagem, e a fratura é de subconcoide a irregular.

O piropo é encontrado em rocha vulcânica e depósitos aluviais e pode, juntamente com outros minerais, indicar a presença de rochas portadoras de diamantes. As localizações de jazidas incluem ArizonaÁfrica do SulArgentinaAustráliaBrasilMyanmarEscóciaSuíça e Tanzânia.

Os exemplares transparentes são usados como gemas. Uma variedade importante de piropo - a rodolite, do grego a rosa - é originária do condado de Macon na Carolina do Norte, é caracterizada pela cor violeta-vermelha e por constituir uma solução sólida de 2:1 entre piropo e almandina.

A palavra piropo deriva do grego pyropos, significando flamejante. Os piropos suíço e sul-africano são pedras de vermelho mais claro do que as pedras da Boémia, onde se utiliza o piropo na joalheria há mais de quinhentos anos.

Grossularite

Grossularite ou grossulária é uma granada de cálcio-alumínio com a fórmula Ca3Al2(SiO4)3, embora o cálcio pode em parte ser substituído por ferro ferroso (Fe2+) e o alumínio por ferro férrico (Fe3+). As cores mais comuns deste mineral são verde, canela, marrom, vermelho, e amarelo. A grossularite é um mineral típico de metamorfismo de contacto de calcários, onde se encontra associada a vesuvianitediópsidowollastonite e wernerite. Grossularite é um termo derivado da botânica.

Almandite

Almanditealmandina ou carbúnculo é uma granada do ferro-alumínio com a fórmula Fe3Al2(SiO4)3. As variedades transparentes podem ter bastante valor enquanto pedras preciosas. A almandite é um mineral comum em rochas metamórficas como o micaxisto, onde ocorre associado a estaurolitedistenaandaluzite, entre outros.

Espessartite

Espessartite ou Spessartita é uma granada de manganês e alumínio de fórmula Mn3Al2(SiO4)3. O nome é derivado da cidade de Spessart na Baviera. Esta variedade pode apresentar cores variadas, de acordo com o tipo e quantidade de impurezas. As mais famosas são as espessartites laranja de Madagascar e os exemplares violeta-vermelhos que ocorrem em riólitos do Colorado e Maine.

Uvarovite

Uvarovite ou Uvarovita é uma granada de cálcio e cromo de fórmula Ca3Cr2(SiO4)3. Dentro do grupo das granadas, é a variedade mais rara, surgindo em pequenos cristais de cor verde associados a cromita e serpentina.

A atraente e brilhante cor verde da uvarovite se deve à presença de cromo. Os cristais são muito frágeis, com fratura de subconcoide a irregular.

A uvarovite ocorre em rochas de serpentina. Os melhores cristais são encontrados nos Urais, na Rússia, em torno de cavidades ou fissuras na rocha. Outras fontes são a Finlândia, a Turquia e a Itália.

Andradite

Andradite ou Andradita é uma granada de cálcio e ferro de fórmula Ca3Fe2(SiO4)3, embora sejam comuns substituições catiónicas importantes. As cores dependem destas variações e podem ser vermelho, amarelo, marrom, verde ou preto. As variedades reconhecidas são topazolite (amarelo ou verde), demantoide (verde) e melantite (preto). A andradite pode ser encontrada em rochas ígneas de profundidade, como os sienitos, e em rochas metamórficas como os xistos e calcários. Seu nome homenageia o mineralogista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva, mais conhecido por sua atuação na história política do Brasil, que lhe valeu o cognome de Patriarca da Independência.

Granadas Artificiais

  • Granada de gadolínio e gálio (Gd3Ga2(GaO4)3) produzida para uso na indústria informática, conhecida comercialmente como GGG.
  • Granada de ítrio e alumínio (Y3Al2(AlO4)3), gema artificial conhecida como YAG. Quando contém neodímio, é útil na focagem de lasers.

Referências





Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque