Avaliação Final - SEDRB - SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL



Cronograma dos Cursos da SENASP pela Plataforma ENAP - Escola de Governo - Cursos a serem realizados na plataforma da ENAP







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PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL 




Iniciado emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:31
EstadoFinalizada
Concluída emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:52
Tempo empregado20 minutos 46 segundos
Notas7,00/10,00
Avaliar56,00 de um máximo de 80,00(70%)
Comentários


Questão 1

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

A luta contra a desigualdade racial no Brasil precisa enfrentar um dos nossos mitos fundadores: o "Mito da Democracia Racial". Aponte qual das alternativas melhor explica o que no que consiste esse mito.
Escolha uma opção:
a.
A existência de uma democracia harmoniosa, na qual todas as raças são igualmente tratadas. => Correta
b.
A ideia de que a discriminação racial é apenas um problema do passado.
c.
A crença de que a raça não desempenha nenhum papel nas relações sociais e políticas.
d.
A negação completa da existência de diferentes grupos raciais em uma sociedade.
e.
A promoção ativa da igualdade racial em todas as esferas da sociedade.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00 

Texto da questão

Como Gilberto Freyre abordou erroneamente a relação entre senhores e escravizados em sua obra "Casa-Grande & Senzala"?
Escolha uma opção:
a.
Como uma relação de brutalidade e desigualdade.
b.
Como uma relação de independência e autonomia.
c.
Como uma relação de conflito e revolta constante.
d.
Como uma relação de igualdade e cooperação.
e.
Como uma relação de desconfiança e medo.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quais são algumas áreas em que o racismo estrutural pode ser observado no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
Na criminalização e encarceramento em massa de pessoas negras.
b.
Na completa harmonia racial em todas as instituições públicas.
c.
Na igualdade de oportunidades em todas as áreas da sociedade.
d.
Na distribuição equitativa de recursos entre diferentes grupos raciais.
e.
Na ausência de qualquer forma de discriminação racial.

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Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o papel da educação na desconstrução dos estereótipos negativos, de acordo com o texto do módulo?
Escolha uma opção:
a.
A educação pode promover uma compreensão mais profunda da experiência negra.
b.
A educação não desempenha um papel importante nesse processo.
c.
A educação deve evitar qualquer menção à história afro-brasileira.
d.
A educação não tem influência sobre a percepção de estereótipos.
e.
A educação pode perpetuar os estereótipos negativos.

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Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é um dos efeitos práticos do mito da democracia racial mencionados no texto?
Escolha uma opção:
a.
A promoção ativa de políticas de inclusão social.
b.
O aumento da conscientização sobre desigualdades raciais.
c.
O estímulo à participação política da população negra.
d.
A invisibilização das desigualdades raciais existentes.
e.
A valorização da diversidade étnica na sociedade.

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Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o impacto do racismo na aplicação das leis, de acordo com o texto?
Escolha uma opção:
a.
O racismo torna a aplicação das leis mais justa.
b.
O racismo torna as leis mais rígidas para todos os grupos.
c.
O racismo não afeta a aplicação das leis.
d.
O racismo leva a uma aplicação desigual das leis.
e.
O racismo não tem impacto na segurança pública.

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Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é a importância de combater o racismo na atividade policial?
Escolha uma opção:
a.
O racismo é inerente à atividade policial e não pode ser combatido.
b.
O combate ao racismo na atividade policial beneficia apenas pessoas de cor e não tem impacto geral.
c.
Combater o racismo na atividade policial é importante para promover a justiça e a igualdade, bem como para construir relações de confiança com as comunidades.
d.
O combate ao racismo na atividade policial é importante apenas em teoria, mas não na prática.
e.
Não é importante combater o racismo na atividade policial, uma vez que isso não afeta a segurança pública.

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Questão 8

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre cultura, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
qualquer comportamento que se torne rotineiro pode ser considerado cultura, mesmo que seja um comportamento individual.
b.
cultura é algo inato ao ser humano.
c.
é um conjunto de dados e conhecimentos organizados que podem constituir referência sobre um fenômeno e compõe o saber humano.
d.
a dinâmica de existência normativa é semelhante à dinâmica de existência cultural e ambas se influenciam mutuamente.
e.
por tratar-se de uma cognição individual, cultura não gera traço de identidade.

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Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre as ações preventivas contra o racismo, por parte do gestor, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o letramento racial não pode ser considerado um efeito das ações de sensibilização para o antirracismo.
b.
ações de prevenção ao racismo não surtem efeitos em outras demandas institucionais.
c.
ações na esfera normativa atuam no campo particular dos membros da organização.
d.
premiar integrantes que contribuam com a instituição apresentando projetos antirracista, não é uma postura indicada.
e.
são necessárias ações que surtam efeito no campo estrutural da instituição, a exemplo de ações de compliance, e no campo particular dos membros, a exemplo de ações de sensibilização.

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Questão 10

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Durante a Primeira República (1889-1930), boa parte das ações da polícia brasileira se voltaram contra manifestações culturais de origem africana. Qual foi a principal razão pela qual a polícia perseguisse capoeiras e terreiros de Candomblé no Brasil da época?
Escolha uma opção:
a.
Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
b.
Porque a polícia acreditava que capoeiras e terreiros de Candomblé eram locais de reunião de conspiradores políticos.
c.
Porque as autoridades acreditavam que capoeiras e terreiros de candomblé eram centros de difusão de ideologias estrangeiras contrárias aos valores nacionais.
d.
Porque a polícia tinha uma orientação religiosa específica que a levava a reprimir as religiões afro-brasileiras.
e.
Porque as autoridades consideravam essas práticas como ameaças à ordem pública devido aos confrontos frequentes entre grupos rivais.

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