Avaliação Final - SEDRB - SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL


 




Iniciado emsábado, 16 dez 2023, 22:52
EstadoFinalizada
Concluída emdomingo, 17 dez 2023, 00:52
Tempo empregado2 horas
Notas10,00/10,00
Avaliar100,00 de um máximo de 100,00
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Questão 1

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Texto da questão

Sobre cultura organizacional, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
cultura organizacional é um elemento legitimador do sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma organização, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos.
b.
uma vez que a cultura organizacional é fruto dos registros de hábitos históricos da instituição, sua existência independe das pessoas.
c.
a cultura organizacional é estabelecida pelo regramento institucional.
d.
cultura organizacional é um conjunto sistematizado de técnicas profissionais.
e.
se existe um hábito adotado somente pelo dirigente máximo da instituição, este hábito pode ser considerado cultura organizacional.

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Questão 2

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Texto da questão

É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
pautado no princípio da responsabilidade objetiva, o operador do Susp só pode ser alcançado judicialmente, por atos de serviço, por meio de ação regressiva de responsabilidade.
b.
por serem de origem mais próximas da realidade institucional, as normas internas da instituição são mais importantes do que a Constituição Federal.
c.
por fazerem parte de uma instituição submetida ao regime de direito administrativo, o operador do Susp não deve se preocupar com leis de outra esfera do Direito, tais como Direito Penal ou Tributário.
d.
as convenções internacionais de Direitos Humanos são irrelevantes ao regramento das instituições do Susp.
e.
uma portaria institucional que contenha alguma determinação racista não deve ser seguida, pois, no ordenamento jurídico brasileiro, está infringindo norma hierarquicamente superior.

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Questão 3

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Texto da questão

Qual é a meta compartilhada do antirracismo e da reforma da segurança pública, de acordo com o módulo?
Escolha uma opção:
a.
Aumentar o encarceramento em massa.
b.
Trabalhar em direção a uma sociedade mais igualitária.
c.
Promover a segregação racial.
d.
Defender o status quo de desigualdades raciais.
e.
Garantir a proteção de um grupo racial específico.

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Questão 4

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Texto da questão

O que o quadro "A Redenção de Cam", de Modesto Brocos, simboliza em relação à ideologia do embranquecimento?
Escolha uma opção:
a.
A contribuição significativa dos afrodescendentes para a cultura brasileira.
b.
A promoção da mestiçagem como forma de "clarear" a população.
c.
A igualdade de todas as raças no Brasil.
d.
A representação justa das diferentes etnias no país.
e.
A crença na superioridade da cultura negra.

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Questão 5

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Texto da questão

Sobre a interação das instituições do Susp com a sociedade, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
não é correto adotar ações de reparação ou compensação para grupos vulneráveis, uma vez que isso fere o princípio da igualdade.
b.
há uma diversidade de normas que determinam essa interação e ela deve ocorrer, tanto como forma de prestação de contas, quanto como forma de colaboração mútua para a criação de soluções.
c.
deve ocorrer em caráter unilateral, de modo a prestar contas à sociedade.
d.
observa-se que a sociedade pouco pode contribuir na busca de soluções, pois não possui domínio técnico sobre os problemas da segurança pública, inclusive o racismo.
e.
já ocorre naturalmente, uma vez que o policiamento é um tipo de interação.

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Questão 6

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Texto da questão

Qual é o papel do racismo na organização das desigualdades no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
O racismo só afeta as pessoas brancas no Brasil.
b.
O racismo é um organizador central das desigualdades no Brasil, impactando negativamente a população negra.
c.
O racismo não desempenha um papel significativo nas desigualdades brasileiras.
d.
O racismo é uma força que promove a igualdade e a justiça social no país.
e.
O racismo beneficia igualmente todas as raças, reduzindo as desigualdades.

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Questão 7

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Texto da questão

Sobre as atitudes do operador do Susp, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
deve agir proativamente pelo enfrentamento à desigualdade racial, estando atento às suas atitudes, tanto no campo profissional, quanto no particular, e estando vigilante, também, sobres as atitudes de terceiros.
b.
deve estar focado no resultado, ciente de que os fins justificam os meios.
c.
ao perceber que, em sua instituição, algumas práticas racistas estão sendo incorporadas à cultura institucional, o operador deve apenas não as seguir, deixando a fiscalização somente a cargo dos gestores.
d.
basta seguir a legalidade, sendo neutro em relação ao racismo estrutural.
e.
suas atitudes na esfera particular não interferem no âmbito institucional e não estão submetidas ao regramento institucional.

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Questão 8

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Texto da questão

Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia?
Escolha uma opção:
a.
A meritocracia é um sistema em que todos têm oportunidades iguais, independentemente de suas origens raciais.
b.
A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
c.
A meritocracia é uma visão justa e equitativa da sociedade, independentemente da cor da pele.
d.
A meritocracia é uma solução eficaz para combater o racismo estrutural.
e.
A meritocracia é uma solução abrangente para resolver todos os problemas sociais relacionados à raça.

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Questão 9

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Texto da questão

“(...) há autores que designam o currículo oculto para explicar o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte de forma explícita do currículo formal, os quais são ensinados por meios das relações sociais, dos rituais e práticas que são desenvolvidas na escola”, como cita Rosa da Silva (ROSA, SILVA, DA SILVA. 2023. p.5)
A partir da citação acima e do conteúdo apresentado em nossas aulas, trazendo para a realidade do Susp, podemos concluir que:
Escolha uma opção:
a.
toda manifestação do currículo oculto deve ser excluída das práticas institucionais.
b.
é possível que um comportamento esteja de acordo com o regramento institucional e seja, ao mesmo tempo, um exemplo de currículo oculto.
c.
em relação ao currículo oculto, as instituições do Susp devem agir preventivamente para evitá-las, por meio de sensibilizações e capacitações, inclusive criando canais formais de comunicação para que membros da organização sugiram melhorias das atividades institucionais antes de pô-las em prática.
d.
quando os profissionais observam a necessidade de implementar algum tipo de prática que não é prevista pelo regramento institucional, deve-se implementar automaticamente a melhoria e aguardar que o regramento se adapte ao novo contexto.
e.
a punição pelas práticas que constituem o currículo oculto é o instrumento institucional para lidar com este evento.

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Questão 10

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Texto da questão

Como Gilberto Freyre abordou erroneamente a relação entre senhores e escravizados em sua obra "Casa-Grande & Senzala"?
Escolha uma opção:
a.
Como uma relação de igualdade e cooperação.
b.
Como uma relação de desconfiança e medo.
c.
Como uma relação de independência e autonomia.
d.
Como uma relação de conflito e revolta constante.
e.
Como uma relação de brutalidade e desigualdade.

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