ESTUDO 67/2024 - Os versículos que provam (ou não) que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado!

 


Os versículos que provam (ou não) que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado!


Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta 
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender!

Você Pergunta: A Bíblia diz que Adão e Eva só tiveram filhos após o pecado? Não seria possível que eles tivessem filhos no jardim antes da entrada do pecado no mundo? Ainda existe aquela história de Caim ter matado Abel e depois ter fugido e achado uma esposa. Isso mostra que Adão e Eva tiveram outros filhos no Jardim, antes do pecado entrar no mundo? Qual a sua opinião?

Cara leitora, a grande maioria das coisas que se falam ou que as pessoas concluem sobre questões relacionadas a Adão e Eva e esse período inicial da história, infelizmente, está baseada em achismos!

Por isso, para responder a sua pergunta, é preciso que analisemos bem aquilo que o texto bíblico nos dá de informações e entendermos que a fonte exata de informações é o que está nesses textos. Façamos isso juntos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Em primeiro lugar Deus criou homem e mulher e lhes ordenou que se multiplicassem. Assim, fica evidente que eles poderiam ter filhos a partir daquele momento, pois eram fecundos e tinham a bênção de Deus para fazerem sexo e terem filhos:

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gênesis 1.27-28).

Porém, no capítulo 1 e 2 de Genesis, não temos a menção de que Adão e Eva tiveram filhos. Seria, no mínimo, estranho que eles tivessem tido algum filho e simplesmente fossem omitidos da narrativa, não é mesmo?

Na sequência, capítulo 3, temos a descrição da queda, da entrada do pecado no mundo. Isso parece indicar que eles não tiveram filhos antes da entrada do pecado no mundo.

Pense comigo: caso tivessem tido filhos, os filhos comeram o fruto proibido? Se sim, qual foi a punição de Deus a esses filhos? Se não, por que não existe um povo vindo deles que nunca pecou? Essas perguntas nos ajudam a entender aquilo que é evidente: eles não tiveram filhos ali. Mas vejamos mais provas disso!

-

-

Alguns usam Gênesis 3:16 para afirmar que a mulher já tinha tido filhos antes da entrada do pecado no mundo, afirmando que o texto menciona uma comparação das dores da gravidez e parto antes e depois da queda:

“E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos” (Gênesis 3:16)

Porém, isso é pouco provável, pois Deus apenas diz que multiplicará o sofrimento e as dores, o que não implica em que a mulher já tivesse conhecido essas dores antes. Implica apenas em um acentuamento das dores que ela já teria se tivesse filhos. Deus apenas lembra que ela perdeu um benefício por causa do pecado!

Ou seja, quando Eva tivesse seus filhos, ela teria em mente que perdeu algo, que lá no paraíso seria muito mais fácil, muito mais tranquilo. Isso provocaria reflexão profunda nela e em todas as mulheres que teriam filhos no decorrer dos tempos!

O fim do capítulo 3 de Gênesis, que narra a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, parece demonstrar claramente que só havia os dois ali.

Na sequência, temos a informação de que Adão e Eva começaram a multiplicação de sua família já fora do Jardim:

“Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.” (Gênesis 4:1).

Como já disse anteriormente, não faria nenhum sentido o texto omitir os PRIMEIROS FILHOS, caso eles tivessem sido gerados antes do pecado. Eles teria obrigatoriamente que aparecer na história, considerando a estrutura e o valor que se dava ao registro dos primogênitos.

Outro ponto a favor de que eles não tiveram filhos no Jardim é o pecado. Se eles tivessem um filho antes da entrada do pecado no mundo, não haveria a transmissão da herança do pecado de Adão e Eva a esse filho. Ter um filho antes da entrada do pecado parece contradizer, por exemplo, Romanos 5:12:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).

Assim, Adão e Eva tinham sim a possibilidade de terem filhos antes da queda, porém, o relato bíblico parece apontar para o fato de que eles não tiveram filhos a não ser após a queda e expulsão do Jardim do Éden.






Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Parte 3 - Ocorrência envolvendo operadores de Segurança Pública