Inteligência Policial - Questionário 2

 


Iniciado emsegunda, 4 Mar 2024, 12:33
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda, 4 Mar 2024, 12:44
Tempo empregado10 minutos 38 segundos
Avaliar5,00 de um máximo de 5,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A atividade de Inteligência de Segurança Pública (ISP) é exercida em perfeita sintonia com as suas finalidades e sob a égide de determinados princípios, de forma que a aplicação de um deles não acarrete prejuízo no emprego dos demais. Esses princípios orientam e delimitam o trabalho do analista de inteligência policial na elaboração dos conhecimentos que são produzidos.

Faça a associação entre alguns desses princípios norteadores e seus respectivos conceitos:

A. Consiste em desenvolver ações e apresentar resultados em prazo apropriado à sua utilização. (
Princípio da oportunidade)

B. Significa a adoção de uma postura no sentido de precaver-se contra fatores que possam causar distorções nos resultados, evitando, assim, tendenciosidades. (Princípio da imparcialidade)

C. A atividade de inteligência policial deve buscar restringir o acesso aos conhecimentos sensíveis apenas a quem tenha a real necessidade de conhecê-los. (Princípio da compartimentação)

D. Implica executar ações com o mínimo de custos e riscos, priorizando, assim, o emprego de procedimentos simples em detrimento de outros mais complexos. (Princípio da simplicidade)

E. Significa estabelecer relacionamentos e ligações que possibilitem maximizar esforços para a consecução dos objetivos, por meio de uma atuação em rede com a comunidade de inteligência. (Princípio da interação)



 Correto Princípio da compartimentação

 Correto Princípio da interação

 Correto Princípio da simplicidade

 Correto Princípio da oportunidade

 Correto Princípio da imparcialidade

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Os conhecimentos produzidos pela atividade de inteligência policial diferenciam-se pelos seguintes fatores: estado da mente do analista em relação à verdade, podendo ser de certeza, opinião, dúvida ou ignorância, porém, apenas os dados que se encontrem nos estados de certeza e opinião são empregados na elaboração dos conhecimentos de inteligência; operação intelectual empregada para a produção do conhecimento, as quais podem ser a concepção de ideias, a formulação de juízos ou a elaboração de raciocínios; horizonte temporal abordado, o que significa saber se o conhecimento se refere ao passado, ao presente ou ao futuro.

Dessa forma, podemos definir os tipos de conhecimentos utilizados na inteligência policial em:

A. Narração de um fato ou de uma situação, referente ao passado ou ao presente, resultante exclusivamente de juízos elaborados pelo analista de inteligência policial, em que ele expressa o seu estado de certeza ou opinião perante a verdade. (
Informe)

B. Conhecimento resultante de raciocínios elaborados pelo analista de inteligência policial, sobre fato ou situação referente ao passado ou ao presente, em que ele expressa o seu estado de certeza perante a verdade. (Informação)

C. Conhecimento resultante de raciocínios elaborados pelo analista de inteligência policial, sobre fato ou situação referente ao passado ou ao presente, em que ele expressa o seu estado de opinião perante a verdade. (Apreciação)

D. Conhecimento resultante de raciocínios elaborados pelo analista de inteligência policial, sobre a evolução futura de um fato ou de uma situação, em que ele expressa o seu estado de opinião perante a verdade. (Estimativa)

 

 Correto Estimativa

 Correto Apreciação

 Correto Informe

 Correto Informação

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A contrainteligência policial se encontra estruturada em dois ramos distintos, os quais compreendem, respectivamente, um conjunto de medidas passivas e outro de medidas ativas. O ramo que corresponde às medidas passivas da contrainteligência policial é usualmente denominado como segurança orgânica, a qual pode ser empregada para minimizar as vulnerabilidades de uma organização policial e, consequentemente, dificultar a materialização de eventos danosos que tenham como alvo o conhecimento sensível desta organização.

Ferro Júnior (2008) classifica a segurança orgânica em cinco grupos de atividades. Um deles refere-se ao conjunto de medidas voltado para assegurar comportamentos adequados à salvaguarda de conhecimentos e dados sigilosos. Tem por finalidade prevenir e obstruir as ações adversas de infiltração e recrutamento. É considerada a mais importante de todas as medidas de segurança orgânica, pois lida com o elemento mais fraco do conjunto.

Trata-se, portanto, do seguinte grupo de medidas:

Escolha uma opção:
 Correto

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A produção de um conhecimento é iniciada por um planejamento. Nesta fase, o profissional de inteligência procura, de forma ordenada e racional, sistematizar o trabalho a ser desenvolvido, tendo em vista os fins a atingir.

Dentre os procedimentos elencados abaixo, marque VERDADEIRO para aqueles que devem ser tomados na fase de planejamento, na produção do conhecimento de inteligência policial e FALSO para os que não pertencem a essa fase:

 

Determinação do valor dos dados e/ou conhecimentos reunidos.

 Correto

Delineamento de trajetória.

 Correto

Determinação dos aspectos essenciais do assunto (conhecidos e a conhecer).

 Correto

Estudo dos fatores de influência.

 Correto

Identificação do usuário do conhecimento.

 
 Correto

Contato com órgãos congêneres.

 Correto

Acionamento do elemento de operações (ELO).

 Correto

Definição do assunto a ser estudado.

 Correto

Definição do prazo disponível para a produção do conhecimento.

 Correto

Determinação da faixa de tempo em que o assunto deve ser considerado.

 Correto

Verificação da finalidade que vai ter o conhecimento.

 
 Correto

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Acerca dos segmentos da atividade de inteligência e contrainteligência, pode-se afirmar que se encontram intimamente relacionados e interagem mutuamente entre si, desempenhando atribuições de produção e proteção dos conhecimentos que interessem às ações policiais, sendo que o aspecto preponderante do segmento inteligência é a produção do conhecimento, enquanto que a ênfase do segmento contrainteligência reside na proteção do conhecimento.

Escolha uma opção:
 Correto

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | Britadores de Impacto: Princípio de Funcionamento e Aplicações