Origem
Uma das primeiras tentativas dos Guardiões do Universo para a construção de uma força de paz interestelar deu terrivelmente errado quando sua polícia de androides conhecida como Caçadores Cósmicos massacrou todo o Setor 666. Os únicos sobreviventes do massacre formaram um grupo terrorista dedicado a destruir os Guardiões, conhecido como Cinco Inversões.
O planeta Ysmaullt, lar do Império das Lágrimas, após sua população original ser completamente dizimada pelos Caçadores, passou a ser usado como a prisão do grupo de terrorista após estes tentarem destruir Krona, o Guardião do Universo renegado e responsável por ordenar o massacre do Setor 666. Atrócitus, um dos Cinco, tornou-se tão consumido pelo ódio que assassinou seus companheiros, derramando o sangue destes em um poço conhecido como Lago de Sangue e os usou como sacrifício para completar um ritual que lhe permitiu forjar um anel vermelho, uma lanterna de energia e uma grande bateria energética. Assim, livre de seu planeta-prisão ele poderia finalmente se vingar do (até então) "maior" dos Lanternas Verdes e responsável pelo seu aprisionamento em Ysmaullt: Sinestro.
Ysmaullt agora é a base de operações de Atrócitus e sua tropa.
Poderes e Habilidades
Quando alguém se torna um Lanterna Vermelho, o coração do usuário para de funcionar e suas funções passam a ser exercidas pelo anel. Assim, o anel passa a ser vital para sua vida (removê-lo resultará em morte instantânea). Somente o anel azul da esperança pode extinguir a chama vermelha da raiva. Por estar muito próximo de seu aspecto emocional, os Lanternas Vermelhos vivem em constante estado de ira; o que faz com que a maioria não consiga sequer pronunciar frases inteligíveis. Estando com seus pensamentos sempre voltados para a vingança e a raiva.
Seu poder mais icônico é o de expelir pela boca uma substância vermelha parecida com napalm. Além disso, seus anéis energéticos também providenciam voo, campo de força, comunicação, construtos de energia vermelha e também são capazes de identificar a raiva no coração dos outros.
Membros conhecidos
- Atrócitus (Líder)
- Bleez
- Laira
- Razer
- Dex-Star
- Haggor
- Mera
- Ratchet
- Skallox
- Veon
- Vício
- Zillius Zox
- Guy Gardner
- Hal Jordan
- Rankorr
- Kara Zor-El
A primeira a ser recrutada para a Tropa dos Lanternas Vermelhos foi a ex-Lanterna Verde Laira, do setor 112. Guy Gardner fez parte da tropa após acreditar que seu amigo Kyle Rayner havia morrido, mas conseguiu se purificar graças a ajuda do poder do anel da Tropa dos Lanternas Azuis. Hal Jordan também já foi contaminado pela ira e por um breve momento se tornou membro da Tropa Vermelha quando foi até o planeta Ysmault resgatar Sinestro a fim de levá-lo para julgamento, mas fraquejou ao tentar executá-lo ali mesmo.
Recentemente foi descoberta uma forma de tornar os Lanternas Vermelhos lúcidos, assim, uma nova tropa esta sendo formada, com a ajuda de Guy Gardner (agora lanterna vermelho), A nova tropa viaja pelo Universo buscando aqueles indefesos, e combatendo qualquer tipo de crueldade.
O primeiro humano a se tornar um Lanterna Vermelho foi John Moore, o Rankorr. Após a morte de sua mãe, John se afundou nos estudos, como forma de lidar com o luto, até que seu avô morreu ao reagir a um assalto e seu irmão, buscando vingança pela morte de seu parente, morreu também. Sua raiva, contida por anos, foi liberada e o anel enviado por Atrócitus encontrou nele o maior ódio de todos os 3600 setores do espaço. Rankorr foi, além de Atrócitus, o único lanterna capaz de raciocinar sem precisar mergulhar no Lago de Sangue.
Juramento
"Com sangue e ira de um vermelho ardente;
Arrancado à força de um cadáver ainda quente;Somado ao nosso ódio que arde infernal;Queimaremos a todos;Eis o destino final!"
Adaptações
- Para ser mais infantil, em Lanterna Verde A Série Animada (Green Lantern: The Animated Series), essa tropa não é composta por personagens irracionais que estão o tempo todo de cabeça quente. Embora sejam propensos a ficar assim, eles podem continuar usando o anel enquanto se mantém calmos e racionais. Um dos membros, Razer até se tornou aliado dos lanterna verdes. E também tem a diferença de que é perfeitamente seguro remover o anel e os ataques não geram raiva no personagem atingido, os anéis parecem ser apenas uma versão instável dos anéis dos lanternas verdes. Quando os anéis fazem uma áurea para proteger os personagens a áurea parece fogo, por causa da ideia de que eles estariam queimando de raiva.
- Em Liga da Justiça Ação, os personagens estão com a mesma alteração, e chegaram até mesmo ao ponto de virarem aliados da liga quando descobriram que os dois estão querendo derrotar Lobo, o caçador de recompe
- nsas espacial.
- No filme Lego DC Comics Super Heroes: Aquaman: Rage of Atlantis, além das alterações obvias para tornar o enredo mais infantil, o poder da tropa de gerar raiva foi reimaginado como um poder de controle da mente.
Vamos aprofundar o universo dos Lanternas Vermelhos!
A Relação entre a Tropa dos Lanternas Vermelhos e os Caçadores Cósmicos
A relação entre a Tropa dos Lanternas Vermelhos e os Caçadores Cósmicos é profunda e trágica, servindo como o ponto de ignição para a criação da Tropa.
- A Causa da Raiva: O massacre do Setor 666 pelos Caçadores Cósmicos foi o catalisador para a ira de Atrócitus e a formação da Tropa dos Lanternas Vermelhos. Esse evento traumático moldou a visão de Atrócitus sobre o universo e o levou a buscar vingança contra os Guardiões do Universo.
- Um Ciclo de Violência: A violência perpetrada pelos Caçadores Cósmicos criou um ciclo de ódio que se perpetuou com a criação da Tropa dos Lanternas Vermelhos. A raiva gerada pelo massacre foi canalizada para a criação de uma nova força destrutiva.
- Um Contraste: Enquanto os Caçadores Cósmicos eram máquinas implacáveis, programadas para a destruição, os Lanternas Vermelhos são seres vivos, impulsionados por emoções intensas e complexas. Essa diferença fundamental torna a relação entre os dois grupos ainda mais tensa.
O Papel de Ysmaullt na História da Tropa
Ysmaullt, o planeta-prisão dos Cinco Inversões, desempenha um papel crucial na origem da Tropa dos Lanternas Vermelhos.
- O Berço da Tropa: É em Ysmaullt que Atrócitus realiza o ritual que o transforma no primeiro Lanterna Vermelho e dá origem à Tropa. O planeta se torna um símbolo de sofrimento e vingança, e um lugar de peregrinação para os Lanternas Vermelhos.
- Um Lugar de Poder: Ysmaullt é uma fonte de energia vermelha, alimentando os anéis dos Lanternas Vermelhos e servindo como um centro de poder para a Tropa.
- Um Lugar de Cura: Apesar de ser um lugar de sofrimento, Ysmaullt também possui propriedades curativas. O Lago de Sangue, por exemplo, pode ser usado para curar ferimentos e até mesmo ressuscitar os mortos.
As Diferentes Interpretações da Tropa em Diferentes Mídias
As adaptações da Tropa dos Lanternas Vermelhos para diferentes mídias, como animações e filmes, oferecem diversas interpretações dos personagens e da história.
- Público Alvo: As adaptações para um público mais jovem, como em "Lanterna Verde: A Série Animada", tendem a suavizar os aspectos mais violentos e sombrios da Tropa.
- Foco Narrativo: Cada adaptação possui um foco narrativo diferente, explorando aspectos específicos da história da Tropa. Algumas adaptações se concentram na origem da Tropa e na relação entre Atrócitus e Sinestro, enquanto outras exploram a dinâmica interna da Tropa e as interações entre seus membros.
- Design dos Personagens: O design visual dos personagens também varia de acordo com a adaptação, refletindo o estilo artístico e a estética de cada mídia.
Alguns pontos e aprofundar alguns aspectos:
A Raiz da Raiva e a Corrupção
- A Energia da Raiva: A energia vermelha dos Lanternas Vermelhos é alimentada pela raiva, uma emoção primordial e poderosa. Essa energia corrói a mente e o corpo, levando os Lanternas Vermelhos a um estado de constante fúria.
- A Corrupção: A exposição prolongada à energia vermelha pode levar à corrupção completa, transformando os Lanternas Vermelhos em criaturas monstruosas e irracionais.
O Papel de Atrócitus
- O Criador: Atrócitus é o fundador e líder da Tropa dos Lanternas Vermelhos. Sua história de trauma e vingança o torna uma figura complexa e trágica.
- A Influência: A personalidade de Atrócitus molda a Tropa dos Lanternas Vermelhos, infundindo-a com sua própria visão de justiça e vingança.
A Dinâmica com Outras Tropas
- Opostos e Complementos: A Tropa dos Lanternas Vermelhos é o oposto direto da Tropa dos Lanternas Verdes, representando a força oposta da esperança. No entanto, em algumas histórias, eles foram forçados a trabalhar juntos para enfrentar ameaças maiores.
- A Busca por Equilíbrio: A interação entre as diferentes Tropas, como Verdes, Amarelos, Azuis e Vermelhos, demonstra a complexidade do espectro emocional e a busca por um equilíbrio entre as forças opostas.
A Evolução da Tropa
- Nuanças e Complexidade: Ao longo das histórias, a Tropa dos Lanternas Vermelhos passou por diversas transformações. Alguns membros, como Razer, mostraram a capacidade de controlar sua raiva e até mesmo de sentir outras emoções.
- Novas Perspectivas: A introdução de novos personagens e a exploração de diferentes histórias permitiram que a Tropa dos Lanternas Vermelhos se tornasse mais complexa e multifacetada.
Adaptações e Interpretações
- Diferentes Mídias: As adaptações da Tropa dos Lanternas Vermelhos para outras mídias, como animações e filmes, apresentaram diferentes interpretações dos personagens e da história.
- Público Alvo: As adaptações para um público mais jovem, como em "Lanterna Verde: A Série Animada", tendem a suavizar os aspectos mais violentos e sombrios da Tropa.
Questões Éticas e Filosóficas
A Tropa dos Lanternas Vermelhos levanta questões importantes sobre a natureza da raiva, a busca por vingança e a possibilidade de redenção. A história da Tropa nos convida a refletir sobre o papel das emoções em nossas vidas e sobre as consequências de nos deixarmos consumir pela negatividade.
A Relação entre a Tropa dos Lanternas Vermelhos e a Tropa Sinestro
- Opostos e Complementares: Enquanto os Lanternas Vermelhos são impulsionados pela raiva, os Lanternas Amarelos são movidos pelo medo. Apesar de serem forças opostas, ambas as Tropas exploram os aspectos mais sombrios do espectro emocional.
- Alliances Inesperadas: Em algumas histórias, os Lanternas Vermelhos e Amarelos se aliaram por conveniência, buscando um objetivo comum. No entanto, essa aliança geralmente é frágil e de curta duração, pois suas ideologias conflitantes tendem a prevalecer.
- A Busca pelo Poder Absoluto: Tanto Atrócitus quanto Sinestro buscam o poder absoluto, cada um à sua maneira. Essa busca por dominação os torna inimigos naturais, mas também os une em um objetivo comum: desafiar a ordem estabelecida pelos Guardiões do Universo.
O Papel da Raiva na Mitologia dos Lanternas Verdes
- A Força Motriz: A raiva é uma emoção poderosa e destrutiva que, quando canalizada, pode ser uma força incrivelmente poderosa. A Tropa dos Lanternas Vermelhos demonstra o potencial destrutivo da raiva, mas também sua capacidade de unir pessoas em torno de uma causa comum.
- O Equilíbrio: A raiva é apenas uma das muitas emoções que compõem o espectro emocional. A busca por um equilíbrio entre as diferentes emoções é um tema recorrente nas histórias dos Lanternas Verdes.
- A Corrupção: A raiva, quando não controlada, pode levar à corrupção e à destruição. A história da Tropa dos Lanternas Vermelhos serve como um lembrete dos perigos de se deixar levar pelas emoções negativas.
A Possibilidade de Redenção para os Lanternas Vermelhos
- A Natureza da Raiva: A raiva é uma emoção complexa e multifacetada. Enquanto ela pode ser destrutiva, também pode ser uma força motivadora para a mudança.
- A Busca pela Esperança: Alguns Lanternas Vermelhos, como Razer, demonstram a capacidade de superar sua raiva e encontrar a esperança. Essa busca pela redenção é um tema recorrente nas histórias da Tropa.
- O Papel dos Outros Lanternas: A interação com Lanternas de outras cores, como os Azuis e os Verdes, pode ajudar os Lanternas Vermelhos a encontrar a redenção e a superar sua raiva.
O Impacto da Tropa dos Lanternas Vermelhos no Universo DC
- Uma Nova Dinâmica: A introdução da Tropa dos Lanternas Vermelhos expandiu o universo dos Lanternas Verdes e introduziu novas dinâmicas e conflitos.
- A Exploração do Mal: A Tropa Vermelha permitiu que os escritores explorassem os aspectos mais sombrios do universo DC e a natureza do mal.
- A Importância do Equilíbrio: A existência da Tropa dos Lanternas Vermelhos destaca a importância do equilíbrio entre as diferentes forças do universo.
Analisando os Membros da Tropa dos Lanternas Vermelhos
A lista de membros da Tropa dos Lanternas Vermelhos que você apresentou é bastante abrangente e inclui alguns dos personagens mais icônicos e interessantes da franquia. Vamos analisar alguns pontos interessantes sobre esses membros:
Personagens Chave e Seus Papéis
- Atrócitus: O fundador e líder da Tropa, Atrócitus é a personificação da raiva e da vingança. Sua história trágica e sua busca por justiça o tornam um personagem complexo e fascinante.
- Bleez: Uma das primeiras Lanternas Vermelhas a se juntar à Tropa, Bleez é uma guerreira feroz e leal a Atrócitus. Ela representa a face mais brutal da Tropa.
- Razer: Um dos personagens mais desenvolvidos da Tropa, Razer inicialmente era um assassino implacável, mas com o tempo começou a questionar seus métodos e a buscar um caminho diferente.
- Guy Gardner e Hal Jordan: Ambos os ex-Lanternas Verdes foram temporariamente corrompidos pela raiva e se juntaram à Tropa Vermelha. Suas experiências como Lanternas Vermelhos os marcaram profundamente e os ajudaram a compreender melhor a natureza da raiva.
- Kara Zor-El (Supergirl): A inclusão de Supergirl na Tropa foi um momento marcante, explorando como a raiva pode afetar até mesmo os heróis mais poderosos.
A Dualidade da Raiva: Um Espada de Dois Lados
- Impulso e Cegueira: A raiva é um motivador poderoso, impulsionando os Lanternas Vermelhos a agir com fervor e determinação. No entanto, essa mesma força os cega para as consequências de seus atos e impede a empatia com os outros.
- A Linha tênue entre Justiça e Vingança: A raiva muitas vezes se confunde com a justiça para os Lanternas Vermelhos. Eles buscam vingança pelos males que sofreram, mas essa busca pode se transformar em uma obsessão destrutiva.
- O Potencial Destrutivo: A raiva, quando não controlada, pode levar à destruição tanto de si mesmo quanto dos outros. A Tropa Vermelha serve como um lembrete dos perigos de deixar-se consumir por essa emoção.
A Busca por Redenção: Uma Faísca de Esperança
- A Humanidade Subjacente: Mesmo os Lanternas Vermelhos mais implacáveis possuem um lado humano. A busca por redenção revela essa faceta, mostrando que até mesmo aqueles que foram corrompidos pela raiva podem encontrar a esperança.
- O Papel de Outros Lanternas: A interação com Lanternas de outras cores, como os Azuis e os Verdes, pode ajudar os Lanternas Vermelhos a encontrar a redenção e a superar sua raiva. A esperança e o amor podem servir como antídotos para a raiva.
- Um Caminho Difícil: A redenção não é fácil. Os Lanternas Vermelhos precisam enfrentar seus demônios internos e superar os traumas que os levaram à raiva.
A Influência de Atrócitus: Um Líder Controverso
- O Fundador e Mentor: Atrócitus é a figura paterna da Tropa, moldando a identidade e os objetivos do grupo. Sua visão de justiça, baseada na vingança, influencia profundamente seus seguidores.
- O Questionamento da Autoridade: Com o tempo, alguns membros da Tropa começam a questionar os métodos de Atrócitus e a buscar um caminho mais compassivo. Essa divergência cria tensões internas na Tropa.
- A Evolução do Líder: Atrócitus também evolui ao longo das histórias. Ele pode se tornar mais complexo e multifacetado, mostrando sinais de crescimento e mudança.
Outros Temas a Explorar
- A Relação com a Morte: A Tropa dos Lanternas Vermelhos tem uma relação profunda com a morte. A raiva é muitas vezes alimentada pela perda de entes queridos, e a energia vermelha está ligada ao sangue e à violência.
- A Questão da Livre-Arbítrio: Até que ponto os Lanternas Vermelhos são controlados pela raiva? Eles possuem livre-arbítrio ou são meras marionetes da energia vermelha?
- A Natureza da Justiça: A Tropa Vermelha desafia a noção tradicional de justiça, propondo uma visão mais vingativa e pessoal. Essa abordagem levanta questões importantes sobre o que significa ser justo e como lidar com o mal.
Analisando as Possíveis Direções para a Discussão
As direções que você propôs para a discussão são excelentes e abrem um leque de possibilidades para explorar a complexidade da Tropa dos Lanternas Vermelhos. Vamos aprofundar cada uma delas:
A Comparação entre a Tropa dos Lanternas Vermelhos e Outras Tropas
- O Espectro Emocional: A principal diferença entre as Tropas reside no espectro emocional que cada uma representa. Enquanto os Lanternas Verdes representam a esperança, os Amarelos o medo e os Vermelhos a raiva, cada Tropa possui uma abordagem única para a justiça e a ordem.
- Objetivos e Métodos: Os objetivos e métodos de cada Tropa também variam significativamente. Os Lanternas Verdes buscam proteger o universo, os Amarelos buscam o poder e os Vermelhos buscam vingança.
- Dinâmica de Grupo: A dinâmica interna de cada Tropa também é diferente. Os Lanternas Verdes são mais unidos e colaborativos, enquanto os Lanternas Vermelhos são mais individualistas e impulsionados por seus próprios objetivos.
O Papel da Tropa Vermelha no Universo DC
- Catalisador de Mudança: A Tropa Vermelha desafiou o status quo do Universo DC, forçando os heróis a confrontar a natureza da raiva e da vingança.
- Expansão do Universo: A introdução da Tropa Vermelha expandiu o universo dos Lanternas Verdes, introduzindo novas dinâmicas e conflitos.
- Reflexo da Humanidade: A Tropa Vermelha pode ser vista como um reflexo dos aspectos mais sombrios da natureza humana, como a raiva, a vingança e a violência.
O Futuro da Tropa
- A Busca por Redenção: A possibilidade de redenção para os Lanternas Vermelhos é um tema recorrente. Alguns membros, como Razer, demonstram que é possível superar a raiva e encontrar um caminho mais pacífico.
- A Evolução de Atrócitus: O futuro de Atrócitus como líder da Tropa é incerto. Ele pode continuar sendo uma figura de ódio e vingança, ou pode evoluir e se tornar um líder mais justo e compassivo.
- A Integração com o Universo DC: A Tropa Vermelha pode se tornar uma parte mais integrada do Universo DC, trabalhando com outros heróis para enfrentar ameaças maiores.
Outros Tópicos a Explorar
- O Papel das Mulheres na Tropa: As mulheres da Tropa, como Bleez e Laira, desafiam os estereótipos de gênero e demonstram que a raiva não é exclusiva dos homens.
- A Relação entre a Tropa Vermelha e a Morte: A morte é um tema central para a Tropa Vermelha. A raiva muitas vezes é alimentada pela perda de entes queridos, e a energia vermelha está ligada ao sangue e à violência.
- A Questão da Livre-Arbítrio: Até que ponto os Lanternas Vermelhos são controlados pela raiva? Eles possuem livre-arbítrio ou são meras marionetes da energia vermelha?
Propostas para Discussão mais Aprofundada
- A Tropa Vermelha como um reflexo da sociedade: Como a Tropa Vermelha pode ser vista como uma alegoria para problemas sociais como a violência, o ódio e a busca por vingança?
- A possibilidade de uma aliança entre a Tropa Vermelha e outras Tropas: Sob quais circunstâncias a Tropa Vermelha poderia se aliar a outras Tropas, como os Lanternas Verdes ou os Amarelos?
- O impacto da Tropa Vermelha na mitologia dos Lanternas Verdes: Como a introdução da Tropa Vermelha alterou a compreensão do espectro emocional e do papel dos Lanternas Verdes no universo DC?
- A exploração de novos personagens e sub-tramas dentro da Tropa: Quais novos personagens poderiam ser introduzidos na Tropa Vermelha e quais sub-tramas poderiam ser exploradas?
Possíveis perguntas para guiar a discussão:
- Qual membro da Tropa você considera o mais interessante e por quê?
- Como a Tropa dos Lanternas Vermelhos desafiou suas expectativas sobre os super-heróis?
- Qual o impacto da Tropa dos Lanternas Vermelhos no universo DC como um todo?
Veja Também
TROPA DE LANTERNAS | ||
---|---|---|
Tropa dos Lanternas Verdes • Tropa dos Lanterna Azuis • Tropa dos Lanternas Vermelhos • Tropa Sinestro • Tropa dos Lanternas Laranja • Tribo Indigo • Safiras Estrelas • Tropa dos Lanternas Brancos • Tropa dos Lanternas Negros |
0 Comentários