SUSP - OS MUNICIPIOS E A PREVENÇÃO DA VIOLENCIA - O PAPEL DAS GUARDAS MUNICIPAIS | A integração entre as guardas municipais e outros órgãos de segurança permite:

 






A integração entre as guardas municipais e outros órgãos de segurança permite:
Escolha uma opção:
A) A competição entre as instituições.
B) O enfraquecimento da segurança local.
C) Restrições ao acesso a recursos tecnológicos. 
D) A centralização de decisões.
E) Troca de informações e ações coordenadas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Troca de informações e ações coordenadas. 



Analisando a resposta correta e as alternativas

Sua resposta está absolutamente correta! A integração entre as guardas municipais e outros órgãos de segurança, como as polícias civil e militar, é fundamental para fortalecer a segurança pública em um município.

Por que a alternativa "Troca de informações e ações coordenadas" é a correta?

  • Compartilhamento de inteligência: A troca de informações entre as diferentes forças de segurança permite uma melhor compreensão do cenário criminal, facilitando a identificação de padrões, a prevenção de crimes e a captura de criminosos.
  • Ações conjuntas: A coordenação de ações entre os diversos órgãos envolvidos em segurança pública otimiza o uso de recursos, aumenta a eficiência das operações e proporciona uma resposta mais rápida e eficaz aos incidentes.
  • Visão holística da segurança: A integração permite uma visão mais ampla e abrangente dos problemas de segurança, possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para combatê-los.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • A) A competição entre as instituições: A integração busca justamente o oposto, ou seja, a cooperação e o trabalho em conjunto.
  • B) O enfraquecimento da segurança local: A integração, ao unir forças, tende a fortalecer a segurança local.
  • C) Restrições ao acesso a recursos tecnológicos: A integração, geralmente, leva a um compartilhamento de recursos, incluindo tecnológicos, para otimizar as operações.
  • D) A centralização de decisões: A integração não implica necessariamente em centralização, mas sim em uma tomada de decisão compartilhada e coordenada.

Benefícios da integração entre guardas municipais e outros órgãos de segurança

Além dos pontos já mencionados, a integração entre as guardas municipais e outros órgãos de segurança traz diversos outros benefícios, como:

  • Melhoria da comunicação: A comunicação mais eficiente entre os diferentes órgãos facilita a troca de informações e a coordenação de ações.
  • Aumento da confiança da população: A percepção de que as forças de segurança estão trabalhando juntas para garantir a segurança pública aumenta a confiança da população nas instituições.
  • Redução de custos: A otimização do uso de recursos, como viaturas e equipamentos, pode gerar economia para os municípios.
  • Fortalecimento das instituições: A integração contribui para o fortalecimento das instituições envolvidas, aumentando a sua capacidade de resposta e a sua legitimidade.

Em resumo, a integração entre as guardas municipais e outros órgãos de segurança é uma estratégia fundamental para garantir a segurança pública e o bem-estar da população. Ao compartilhar informações e coordenar ações, as diferentes forças de segurança podem trabalhar de forma mais eficiente e eficaz para prevenir e combater o crime.




SUSP - OS MUNICIPIOS E A PREVENÇÃO DA VIOLENCIA - O PAPEL DAS GUARDAS MUNICIPAIS


O artigo "Políticas Municipais de Segurança Pública: Avaliação da Experiência do Rio de Janeiro" de Ignácio Cano analisa as políticas municipais de segurança. Qual é o objetivo central dessas políticas?
to 
Escolha uma opção:
 
a Combate exclusivo ao tráfico de drogas, o que pode gerar confrontos violentos entre gangues e autoridades.
b. O Fortalecimento das instituições estaduais, criando um sistema de colaboração mais sólido entre diferentes níveis de governo. 

c Aumento da militarização nas cidades, o que pode resultar em violações de direitos humanos e tensões entre a população e as forças de segurança.
d. Prevenção e redução da violência local, visando a diminuição das taxas de homicídio e crimes violentos na cidade. (X)
e. Isolamento dos municípios das políticas nacionais, levando a abordagens isoladas que não levam em consideração a complexidade do sistema de segurança.
 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 

Prevenção e redução da violência local, visando a diminuição das taxas de homicídio e crimes violentos na cidade.



A atuação das guardas municipais em "bens de uso comum" estão relacionada à proteção, segurança e preservação desses espaços públicos acessíveis a todos por meio de ações de patrulhamento preventivo comunitário. Tendo como base tal definição, preencha as lacunas das afirmações abaixo, considerando as formas de atuação das guardas municipais e o exercício do poder de polícia através de seus agentes em bens público de uso comum do povo:

As guardas municipais realizam ocorrência de crimes.

As guardas municipais podem exercer atividades de

nos bens de uso comum, como nos

garantindo a segurança dos frequentadores e prevenindo a

como verificar o cumprimento de normas e regulamentos, como proibições de fumar, venda irregular de produtos, descarte de lixo inadequado, entre outros.

As guardas municipais podem atuar como

para resolver disputas e garantir a segurança e o bom convívio entre as pessoas.

• Em caso de emergências médicas, acidentes ou situações de risco nos bens de uso comum, as guardas municipais podem atuar prontamente, prestando equipes especializadas e garantindo a

A sequência correta é:

Select one:

solicitando apoio de

O a patrulhamento preventivo / logradouros públicos e em estabelecimentos privados / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. b. patrulhamento repressivo / logradouros públicos municipais, praças, parques e praias / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. Oc patrulhamento preventivo / logradouros públicos e em estabelecimentos privados / fiscalização em bens de uso privado / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. O d. patrulhamento repressivo / logradouros públicos municipais e rodovias estaduais / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. e. patrulhamento preventivo / logradouros públicos municipais, praças, parques e praias / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas.✔

Sua resposta está correta.

The correct answer is: patrulhamento preventivo / logradouros públicos municipais, praças, parques e praias / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros segurança do local e das pessoas Acesse Configurações para ativar o Window envolvidas.







A atuação das guardas municipais em "bens de uso comum" estão relacionada à proteção, segurança e preservação desses espaços públicos acessíveis a todos por meio de ações de patrulhamento preventivo comunitário. Tendo como base tal definição, preencha as lacunas das afirmações abaixo, considerando as formas de atuação das guardas municipais e o exercício do poder de polícia através de seus agentes em bens público de uso comum do povo:

As guardas municipais realizam ocorrência de crimes.

As guardas municipais podem exercer atividades de

nos bens de uso comum, como nos

garantindo a segurança dos frequentadores e prevenindo a

como verificar o cumprimento de normas e regulamentos, como proibições de fumar, venda irregular de produtos, descarte de lixo inadequado, entre outros.

As guardas municipais podem atuar como

para resolver disputas e garantir a segurança e o bom convívio entre as pessoas.

• Em caso de emergências médicas, acidentes ou situações de risco nos bens de uso comum, as guardas municipais podem atuar prontamente, prestando equipes especializadas e garantindo a

A sequência correta é:

Select one:

solicitando apoio de

O a patrulhamento preventivo / logradouros públicos e em estabelecimentos privados / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. b. patrulhamento repressivo / logradouros públicos municipais, praças, parques e praias / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. Oc patrulhamento preventivo / logradouros públicos e em estabelecimentos privados / fiscalização em bens de uso privado / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. O d. patrulhamento repressivo / logradouros públicos municipais e rodovias estaduais / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas. e. patrulhamento preventivo / logradouros públicos municipais, praças, parques e praias / fiscalização em bens de uso comum / mediadoras / os primeiros socorros / segurança do local e das pessoas envolvidas.✔

Sua resposta está correta.

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Os Princípios Básicos do Uso da Força e de Armas de Fogo pelos Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (PBUFAF), adotados pela ONU, padronizam e orientam os Estados signatários sobre o uso da força quando da aplicação da lei por meio de seus agentes.

Acerca do uso de armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei, os Princípios Básicos do Uso da Força e de Armas de Fogo orientam que:

Select one:

a

O uso de arma de fogo é prerrogativa do agente policial, não havendo qualquer restrição ao seu emprego, podendo este equipamento ser utilizado como primeiro nível do uso seletivo da força.

b. Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só devem recorrer intencionalmente à utilização letal de armas de fogo quando isso seja estritamente indispensável para proteger vidas humanas.✔


Deve haver uma advertência clara da intenção de usar arma de fogo por parte do funcionário responsável pela aplicação da lei, ainda que haja risco à segurança do agente, perigo de morte ou lesão grave para outras pessoas ou se a advertência se mostrar manifestamente inadequada ou inútil, tendo em conta as circunstâncias do caso.

d. Contra pessoas, o uso seletivo da força prevê como regra a utilização de armas de fogo, mesmo quando medidas menos extremas se mostrem suficientes para alcançarem aqueles objetivos.

e. Quando o uso da força ou de armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei resultarem em lesão corporal, estes estarão dispensados de apresentar relatório da ocorrência aos seus superiores

Sua resposta está correta.

The correct answer is: Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só devem recorrer intencionalmente à utilização letal de almas de fogo quando isso seja estritamente indispensável para proteger vidas humanas.








 

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