Faz parte das atribuições do enfermeiro na aplicação da SAEP, e visando ao cuidado humanizado, colher informações no pré-operatório em vistas ao correto posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, buscando minimizar a possível ocorrência de lesões por pressão, que poderiam ser complicadores para a recuperação. Fatores intrínsecos e extrínsecos ao paciente têm influência para a ocorrência ou não de lesões por pressão. Dentre os fatores citados a seguir, qual é considerado como fator extrínseco e, portanto, cabível de medidas assistenciais para minimizar os danos?

 






Faz parte das atribuições do enfermeiro na aplicação da SAEP, e visando ao cuidado humanizado, colher informações no pré-operatório em vistas ao correto posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, buscando minimizar a possível ocorrência de lesões por pressão, que poderiam ser complicadores para a recuperação. Fatores intrínsecos e extrínsecos ao paciente têm influência para a ocorrência ou não de lesões por pressão. Dentre os fatores citados a seguir, qual é considerado como fator extrínseco e, portanto, cabível de medidas assistenciais para minimizar os danos?

a.

Presença de doenças crônicas

b.

Peso corporal

c.

Desidratação

d.

Idade avançada

e.

Tempo de cirurgia

O tempo de cirurgia é um dos fatores extrínsecos que tem influência para a ocorrência de lesões e podem ter medidas assistenciais realizadas, como a colocação de coxins para a proteção óssea. Dentre os fatores intrínsecos, inerentes ao paciente, que podem ser potencializadores para o aparecimento de lesões em procedimentos estão o peso corporal, a desidratação, a idade avançada e a presença de doenças crônicas, por exemplo, o diabetes mellitus e as vasculopatias.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários