Avaliação - Atendimentos Neonatais e Pediátricos

 







Iniciado emThursday, 6 Mar 2025, 16:54
EstadoFinalizada
Concluída emThursday, 6 Mar 2025, 17:12
Tempo empregado18 minutos 13 segundos
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O conhecimento do funcionamento do ventilador mecânico é imprescindível para a correta inserção dos parâmetros ventilatórios. A melhor escolha do modo ventilatório, da ciclagem e do disparo do ventilador é essencial para evitar desconforto respiratório e consequências pulmonares indesejáveis para o recém-nascido. Quando não queremos que o paciente faça respirações espontâneas, o modo ventilatório de escolha é o modo controlado. Assim, se esse for o modo ventilatório eleito, quando ajustamos a frequência respiratória, automaticamente estamos escolhendo uma forma de disparo.

Considerando essas informações e que um recém-nascido foi submetido à ventilação mecânica invasiva, com modo ventilatório controlado e com o ajuste da frequência respiratória de 30 irpm, indique a alternativa correta sobre o tipo de trigger ou disparo do aparelho e a forma com que ele iniciará um novo ciclo respiratório:


a.

Disparo por fluxo, quando o ventilador mecânico controlar o início do próximo ciclo respiratório.

b.

Disparo por pressão, quando o paciente realizar esforço inspiratório suficiente para disparar o aparelho.

c.

Disparo por tempo, quando passar dois segundos do início do ciclo anterior.

No enunciado da questão, há referência de que o recém-nascido teria sido submetido ao modo ventilatório controlado. Assim, por escolha desse modo ventilatório, nenhum esforço respiratório espontâneo será suficiente para disparar o ventilador, o que fará com que o ventilador inicie ciclos respiratórios automaticamente por tempo. Como a frequência respiratória presente no enunciado foi ajustada previamente em 30 irpm, isso significa que, a cada 2 segundos (veja aqui o critério de tempo), o ventilador dispara um novo ciclo respiratório para manter a frequência respiratória predeterminada. Dessa forma, o disparo por pressão não é permitido, porque não haverá esforço inspiratório, que é característico de ciclos assistidos ou espontâneos, e não de ciclos controlados, como é o modo ventilatório de escolha. Da mesma forma, o disparo por tempo em respiração espontânea não poderá acontecer, porque o disparo a tempo não permite respiração espontânea, apenas respirações controladas pelo aparelho. O disparo por fluxo não acontecerá porque o recém-nascido deveria apresentar esforço inspiratório para que iniciasse o próximo ciclo respiratório, e, no modo controlado, não há permissão para disparos espontâneos. Dessa forma, portanto, o disparo acontecerá por mecanismo de tempo, a cada 2 segundos, de forma automática, conforme os ajustes iniciais de frequência respiratória em modo controlado.

d.

Disparo por tempo, quando o paciente respirar espontaneamente.

e.

Disparo por fluxo, quando o paciente mencionar a intenção de respirar, sendo mais sensível.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Desde 2012, o PNI, do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

Marque a alternativa correta sobre a vacina pentavalente.


a.

 vacina Penta – difteria, tétano, pertussisHaemophilus influenzae b e hepatite B – tem sua utilização indicada ao 2º, ao 4º e ao 6º mês, é de uso intramuscular e o local de aplicação é o deltoide.

b.

A vacina Penta – difteria, tétano, pertussisinfluenza e hepatites – tem sua utilização indicada ao 2º, ao 4º e ao 6º mês, é de uso intramuscular e o local de aplicação é o vasto lateral.

c.

A vacina Penta – difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenzae b e hepatite B – tem sua utilização indicada ao 2º, ao 4º e ao 6º mês, é de uso intramuscular e o local de aplicação é o vasto lateral.


A vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (DTP), hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae b (conjugada), conhecida como vacina pentavalente, é composta pela combinação de toxoides purificados de difteria e tétano, suspensão celular inativada de Bordetella pertussis (células inteiras), antígeno de superfície da hepatite B (recombinante) e oligossacarídeos conjugados de Haemophilus influenzae b (conjugada).

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida, 0,5 mililitro via intramuscular no vasto lateral.

d.

A vacina Penta – difteria, tétano, pertussisinfluenza e hepatites – tem sua utilização indicada ao 2º, ao 4º e ao 9º mês, é de uso intramuscular e o local de aplicação é o vasto lateral.

e.

A vacina Penta – difteria, tétano, pertussisHaemophilus influenzae b e hepatite B – tem sua utilização indicada ao 2º, ao 4º e ao 9º mês, é de uso intramuscular e o local de aplicação é o deltoide.

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A hiperbilirrubinemia é um dos problemas de saúde que podem acometer os recém-nascidos. Ela ocorre devido aos níveis elevados de bilirrubina no sangue e a sua principal manifestação clínica é a icterícia. Sobre a icterícia fisiológica que ocorre no recém-nascido (RN), é correto afirmar que: 

a.

A icterícia fisiológica é causada, geralmente, pela doença hemolítica do RN.

b.

A icterícia fisiológica é causada, geralmente, pelo aumento na circulação entero-hepática.

c.

A icterícia fisiológica é causada, geralmente, por erros inatos do metabolismo.

d.

A icterícia fisiológica apresenta manifestações clínicas durante as primeiras 24 horas de vida do RN.

e.

A icterícia fisiológica apresenta manifestações clínicas após as primeiras 24 horas de vida do RN.

A icterícia fisiológica é causada, geralmente, pela imaturidade hepática e ocorre sempre após as primeiras 24 horas de vida. Embora necessite de cuidados e condutas terapêuticas, ela é uma condição de menor gravidade. A icterícia que se manifesta nas primeiras 24 horas de vida do RN é classificada como icterícia patológica e, geralmente, decorre da doença hemolítica do RN, erros inatos do metabolismo, aumento da circulação entero-hepática, prematuridade, dentre outros.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A ciclagem do ventilador mecânico é definida como o momento de transição entre a fase inspiratória e a fase expiratória. Sua escolha é fundamental para prevenir o comprometimento pulmonar e garantir a maior sincronia entre o ventilador mecânico e o recém-nascido.

Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir sobre as formas de ciclagem do ventilador mecânico e assinale a alternativa que justifica qual é a ciclagem utilizada em neonatologia e por que ela é a melhor:


a.

Ciclagem a fluxo, porque permite maior sensibilidade para o início do ciclo respiratório.

b.

Ciclagem a volume, para garantir ventilação adequada na via aérea do recém-nascido.

c.

Ciclagem a fluxo, para garantir a abertura das vias aéreas.

d.

Ciclagem a tempo, porque impede que alterações como complacência e resistência das vias aéreas predisponham a risco de barotrauma.

A melhor forma de ciclagem da ventilação mecânica em neonatos é a ciclagem a tempo, porque ela garante volume pulmonar adequado e evita o risco de barotrauma por excesso de pressão, dependendo das condições da mecânica pulmonar do recém-nascido. Isso porque os volumes pulmonares são baixos e podem gerar pressões excessivas nas ciclagens a volume e a fluxo. A ciclagem a fluxo depende do pico de fluxo inspiratório, pois a ciclagem acontecerá conforme a redução do fluxo, o que indica que seu volume e sua pressão podem variar a cada ciclo respiratório. Isso depende das condições de complacência e resistência do sistema respiratório, inclusive a presença de secreção. Já na ciclagem a pressão, volumes pulmonares podem ficar aquém do esperado, uma vez que as condições de complacência pulmonar do recém-nascido são baixas. Na ciclagem a volume, o volume corrente é garantido, mas, dependendo das condições elásticas e resistivas do pulmão, pode acarretar barotrauma por excesso de pressão como consequência da manutenção do volume preestabelecido.

e.
Ciclagem a pressão, para garantir a abertura das vias aéreas.

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Os transtornos alimentares constituem forte preocupação social, com alto impacto na vida de crianças e adolescentes. O não tratamento ou a falha no diagnóstico dessas doenças pode acarretar em comprometimentos irreversíveis e desencadeamento de doenças crônicas.

Sobre esse assunto, associe os termos às suas definições correspondentes:

I. Bulimia nervosa

II. Anorexia nervosa

III. Transtorno de compulsão alimentar

IV. Pica

​​​​​​​(   ) Ingestão de produtos não nutritivos ou considerados inapropriados que causam algum comprometimento à saúde.

(   ) Preocupação constante sobre o corpo, perda de peso, podendo haver indução de vômitos e uso de medicações laxativas.

(   ) Comer de forma rápida, sensação de culpa por ter comido muito, comer até sentir-se desconfortavelmente cheio.

(   ) Episódios de grande ingesta de alimento, seguido de ação para compensar, podendo ser por meio de exercícios, vômitos e uso de medicamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:​​​​​​​


a.

III, I, IV, II.

b.

IV, I, III, II.

c.

IV, II, I, III.

d.

II, IV, I, III.

e.

IV, II, III, I.

A bulimia nervosa é quando há um exagero da ingesta do alimento, seguida de tentativa de compensar essa ingestão (vômitos, exercícios físicos em excesso, uso de diuréticos e laxantes). A anorexia nervosa difere da bulimia pelo fato de haver uma restrição exacerbada do alimento, com presença de preocupação excessiva com a aparência e o medo do ganho de peso. Já no transtorno de compulsão alimentar, não há a tentativa de compensar a alta ingesta de alimentos, e há um grande aumento de peso. Por fim, a pica é uma condição em que não há preocupação com peso ou exagero de alimentação, e se dá quando o indivíduo ingere produtos inapropriados para alimentação, como cabelo, terra, moedas, tecidos, etc.

Feedback

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Para um recém-nascido, ainda na sala de parto, em sofrimento respiratório por aspiração de mecônio, apresentando queda de saturação periférica, cianose, queda de tônus muscular e bradicardia, é necessário:

a.

instalar oxigênio por uma cânula nasal.

b.

usar a bolsa-válvula-máscara para realizar pressão positiva.

c.

posicionar a criança corretamente, elevando a mandíbula.

d.

instalar ventilação não invasiva com CPAP.

e.

aspirar a criança com cateter e evoluir com intubação endotraqueal.

Ao nascer, a criança a apresenta secreções em vias aéreas, necessitando de aspiração com cateter. Nascendo com síndrome de aspiração de mecônio, atualmente recomenda-se intubação quando RN com tônus muscular fraco, FC < 100 batimentos/min ou esforço respiratório insuficiente.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quando uma vacina está demasiado quente ou fria, torna-se menos eficaz ou mesmo inativa. Se não for armazenada em temperatura correta, a vacina pode deteriorar-se ou tornar-se imprópria para uso.

A equipe da sala de vacina deve ficar atenta para garantir vacinas seguras aos usuários. Para tanto, deve:


a.

verificar a temperatura dos equipamentos de refrigeração e anotá-la no mapa, considerando que deve estar entre -2ºC e +8ºC.

b.

deixar os diluentes das vacinas em temperatura ambiente, separados dos imunobiológicos, que são mantidos em temperatura < 8ºC.

c.

organizar as vacinas com os seus respectivos diluentes na caixa térmica, cuja temperatura interior deverá ser mantida entre +2ºC e +8ºC.

A equipe de enfermagem, ao iniciar a rotina na sala de vacinação, deve:

• ligar o aparelho de ar-condicionado;

• verificar a temperatura dos equipamentos de refrigeração e anotá-la no mapa de temperatura, sabendo que, em nível nacional, alguns imunobiológicos são conservados em temperaturas negativas e, em nível local, são refrigeradas entre +2ºC a +8º C, em refrigeradores exclusivos;

• organizar a caixa térmica, certificando-se de que está limpa;

• avaliar se o termômetro está em condições funcionais adequadas;

• retirar do equipamento de refrigeração as vacinas junto aos seus diluentes, caso tenha, conforme a demanda da unidade de saúde, considerando também os aprazados para o dia;

  • ​​​​​​​• organizar as vacinas com os seus respectivos diluentes na caixa térmica, cuja temperatura interior deverá ser mantida entre +2ºC e +8ºC.
d.

manter a temperatura dos equipamentos de refrigeração menor que a da caixa térmica, permanecendo entre +6º e -2ºC.

e.

retirar do equipamento de refrigeração as vacinas que são mantidas entre +2 e +8ºC, mantendo-as na caixa térmica e os diluentes em temperatura ambiente.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN) é umas das principais causas da icterícia patológica. Ela ocorre, principalmente, devido à isoimunização e à incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto. Sobre esses fatores de risco para a DHRN, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.

a.

A incompatibilidade sanguínea ocorre quando uma mãe do grupo sanguíneo “AB” gera um filho do grupo “B”.

b.

A isoimunização ocorre quando uma mãe Rh negativo gera um filho Rh positivo.

A isoimunização ocorre quando uma mãe Rh negativo gera um filho Rh positivo. Geralmente, na primeira gestação em que essa situação ocorre não há complicações, porém é necessário realizar a administração de imunoglobulina anti-Rh na mãe como medida preventiva de DHRN em futuras gestações. A incompatibilidade sanguínea ocorre quando uma mãe do grupo sanguíneo “O”, "A" ou "B" gera um filho de grupo sanguíneo diferente do seu, exceto o grupo AB, que não contém anticorpos.

c.

A incompatibilidade sanguínea ocorre quando uma mãe do grupo sanguíneo “AB” gera um filho do grupo “A”.

d.

A isoimunização ocorre quando uma mãe Rh positivo gera um filho Rh negativo.

e.

A isoimunização ocorre quando a mãe e o feto têm grupos sanguíneos diferentes.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em neonatologia são classificadas em três diferentes tipos. Quais delas podem ser caracterizadas pela infecção em que o diagnóstico clínico, laboratorial ou microbiológico ocorre após 48 horas do nascimento?

a.

Transplacentárias, também conhecidas como congênitas.

b.

Infecções como a herpes simples e a toxoplasmose.

c.

Infecções relacionadas à assistência à saúde tardia de origem hospitalar.

As infecções relacionadas à assistência à saúde tardia de origem hospitalar são caracterizadas pela infecção em que o diagnóstico clínico, laboratorial ou microbiológico ocorre após as 48 horas depois do nascimento e apresentam os seguintes fatores de risco: a realização de procedimentos invasivos e o período de hospitalização prolongado. As demais infecções são classificadas em: transplacentárias (congênitas), que são aquelas infecções que têm acometimento intraútero como herpes simples, citomegalovírus, sífilis, hepatite B, toxoplasmose, rubéola e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV), Zika, chikungunya e dengue; e as  infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) precoces de provável origem materna, representadas pela infecção cuja evidência diagnóstica (clínica/laboratorial/microbiológica) ocorreu nas primeiras 48 horas de vida. 

d.

Infecções relacionadas à assistência à saúde precoce de provável origem materna.

e.

Transplacentárias e infecções relacionadas à assistência à saúde precoce de provável origem materna.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Um paciente chega para atendimento no pronto-socorro relatando ter diabetes, sem controle medicamentoso. No exame físico, são constatadas inspirações rápidas e amplas, interrompidas por apneia, seguidas de expirações profundas e ruidosas que, por sua vez, são sucedidas por pequenas pausas de apneia. Frente ao caso, qual tipo de respiração você descreveria?

a.

Respiração de Biot

b.

Respiração suspirosa

c.

Respiração Kussmaul

Respiração de Biot



Causas: traumatismo craniano, abscesso cerebral, insolação, meningite espinhal e encefalite.



Definição: semelhante à respiração de Cheyne-Stokes, a não ser por seu padrão irregular. Uma série de respirações normais (3-4) seguidas de um período de apneia.



Respiração Kussmaul



Causas: associada à acidose metabólica.



Definição: inspirações rápidas e amplas interrompidas por apneia, seguidas de expirações profundas e ruidosas que, por sua vez, são sucedidas por pequenas pausas de apneia.



Respiração suspirosa



Causas: pode indicar disfunção emocional. Os suspiros frequentes causam hiperventilação e síncope.



Definição: sequência regular das incursões respiratórias, na qual aparece uma inspiração mais profunda seguida de uma expiração mais demorada.



Respiração dispneica



Causas: dor, doença pulmonar e doenças do sangue.



Definição: sucessão regular de movimentos respiratórios amplos e quase sempre desconfortáveis.



Respiração de Cheyne-Stokes ou dispneia periódica ou regular



Causas: ICC, insuficiência renal e respiratória, meningite, dose excessiva de drogas e aumento da PIC.



Definição: no modo cíclico, incursões respiratórias vão ficando cada vez mais profundas até atingir uma profundidade máxima, chegando à apneia.

d.

Respiração de Cheyne-Stokes ou dispneia periódica ou regular


e.

Respiração dispneica

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários