Avaliação - Cuidado Integral ao Recém Nascido e a Criança

 




Iniciado emThursday, 6 Mar 2025, 16:23
EstadoFinalizada
Concluída emThursday, 6 Mar 2025, 16:46
Tempo empregado23 minutos 7 segundos
Avaliar8,00 de um máximo de 10,00(80%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A infecção do trato urinário (ITU) ocorre quando há multiplicação de bactérias em qualquer local do trato urinário. A ITU mais frequente é a cistite e a menos frequente e mais grave é a pielonefrite. Sobre as ITUs, é correto afirmar:

a.

A cistite é a infecção localizada no rim.

b.

A pielonefrite é uma infecção localizada no rim e caracterizada como complicação da cistite.

Sobre as ITUs, é correto afirmar que, se a infecção se localizar na bexiga, é chamada de cistite; contudo, se a infecção avançar pelos ureteres e chegar aos rins, será denominada pielonefrite, caracterizando-se como complicação de uma infecção inicial na bexiga.

c.

A pielonefrite é uma infecção localizada na bexiga urinária e caracterizada como complicação da cistite.

d.

A cistite é a infecção localizada na bexiga urinária e caracterizada como complicação da pielonefrite.

e.

A pielonefrite é a infecção localizada na bexiga urinária.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A anemia é definida como a concentração de hemoglobina abaixo dos valores de referência para a idade e o sexo. Ela é multifatorial e apresenta diversos fatores de risco. Em relação à anemia ferropriva, assinale a alternativa que apresenta o principal fator de risco social para o acometimento da criança por essa disfunção hematológica.

a.

Família em situação de pobreza.

A anemia ferropriva tem maior prevalência em populações socialmente vulneráveis que vivem em situação de pobreza, pois a pobreza impede que a criança tenha uma alimentação rica em ferro e micronutrientes e dificulta o acesso aos serviços de saúde. A história de irmão com anemia ferropriva não se relaciona com nenhuma questão genética, mas sim com crianças que vivem numa mesma situação de vulnerabilidade e que desenvolvem anemia por carência de ferro.

b.

História familiar de anemia nos irmãos.

d.

Baixa ingestão de ferro.

e.

Baixa ingestão de micronutrientes.

Feedback

Questão 3

Não respondido
Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

A enfermagem tem potencial para proporcionar bem-estar a indivíduos, famílias, grupos sociais e/ou coletividades. Para tanto, a compreensão do processo de saúde-doença deve ser:

a.

ampliada, considerando aspectos multifatoriais.

b.

ancorada na concepção de ausência de doença.

c.

direcionada para a contenção da doença e suas complicações.

d.

centrada no motivo do adoecimento.

e.

limitada pelos aspectos relacionados com acesso a trabalho, moradia e educação, por exemplo.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Os cânceres que mais acometem a faixa etária infantojuvenil são os seguintes: hematológicos (leucemias e linfomas), tumores sólidos (como os do sistema nervoso central, massas abdominais e oculares), tumores ósseos e de partes moles.

Analise as sentenças a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

(    ) A leucemia é o crescimento de tumores na coluna vertebral, dificultando a produção das células do sangue.

(    ) Os principais tratamentos do câncer são cirurgia, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

(   ) Fatores genéticos e história de câncer infantojuvenil na família podem desencadear risco de câncer na infância.

(    ) Palidez, perda de peso, febre, cansaço e alterações de exames de sangue são sinais da leucemia.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta


a.

F, V, V, V. 

b.

F, V, F, V.

A leucemia é definida pela presença de células neoplásicas entre as células sanguíneas, causando disfunção de seu funcionamento.



Tumores na região da coluna vertebral podem ser classificados dentro dos tumores sólidos do sistema nervoso central ou ósseo.



As principais formas de tratar o câncer são por meio da quimioterapia, em que são ofertados quimioterápicos de forma sistêmica; a radioterapia, por meio da emissão de raios ionizantes que retardam ou eliminam tumores; tratamento cirúrgico, por meio da remoção do tumor; e o transplante de medula óssea, em que a medula adoecida é substituída pela medula de um doador compatível.



Um dos poucos fatores de risco identificados no câncer infantojuvenil é a presença de histórico familiar.



Os sinais clássicos da leucemia são sintomas inespecíficos que podem ter origem infecciosa, como é o caso de palidez, perda de peso, febre, cansaço e alterações na contagem das células do sangue.

c.

F, V, F, F. 

d.

V, V, F, V.

e.

V, V, V, V.

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As infecções respiratórias em crianças são condições frequentes e requerem atenção. Essas infecções são classificadas de acordo com a localização no sistema respiratório da criança. Em relação à classificação, pode-se afirmar que as infecções se dividem em dois tipos. Assinale a alternativa correta.

a.

Infecções respiratórias virais e bacterianas.

b.

Infecções respiratórias leves e graves.

c.

Infecções respiratórias agudas e crônicas.

d.

Infecções respiratórias de vias aéreas superiores e inferiores.

As infecções respiratórias são classificadas de acordo com sua localização no sistema respiratório, ou seja, são divididas em dois tipos: infecções respiratórias de vias aéreas superiores e inferiores. A classificação entre viral e bacteriana se refere à etiologia da infecção. Já a gravidade da infecção está relacionada às complicações decorrentes dela, e as expressões agudascrônicasrecentes e tardias remetem ao aspecto temporal e não têm relação com a classificação das infecções respiratórias de acordo com sua localização.

e.

Infecções respiratórias recentes e tardias.


Feedback

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O conhecimento das adaptações fisiológicas necessárias ao recém-nascido após o nascimento capacita o profissional de saúde a identificar os comportamentos normais do bebê e diferenciá-los das alterações patológicas, sabendo agir quando necessário, evitando intervenções desnecessárias.

Sobre as adaptações do recém-nascido à vida extrauterina, assinale a alternativa correta:


a.

O bebê não apresenta dificuldades para regular a sua temperatura, porque o ambiente do útero é frio e úmido devido ao líquido amniótico.

b.

O trabalho de parto leva o feto a três alterações metabólicas: hipóxia, hipotermia e hiperglicemia.

c.

O pulmão fetal, durante a gravidez, é repleto de líquidos e, portanto, não realiza trocas gasosas propriamente ditas.


Na gestação, o pulmão encontra-se repleto de líquido secretado pelo epitélio pulmonar. Contudo, embora não seja um órgão respiratório, o pulmão desempenha inúmeras funções metabólicas, a grande maioria delas destinada a prepará-lo para a adaptação à vida extrauterina. A asfixia relativa do trabalho de parto, por diminuição da perfusão placentária, o choque térmico do nascimento e a necessidade de fontes de energia independentes, bem como de oxigênio levam às principais alterações metabólicas do nascimento: hipóxia, hipoglicemia e hipotermia.

d.

Os níveis de glicose do bebê, após o parto, são relativamente altos devido ao estresse do parto, principalmente, o parto vaginal.

e.

O pulmão fetal não realiza nenhuma função durante a gravidez, apenas após o nascimento.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Durante a gestação, é por meio da placenta que o feto recebe oxigênio e nutrientes da circulação materna, sendo que suas funções fisiológicas ocorrem em total dependência com esse sistema. Por isso, existem estruturas especializadas que desaparecem após o nascimento.

Sobre as circulações fetal e neonatal, escolha a alternativa correta:


a.

O ducto venoso, o canal arterial e o forame oval são estruturas características da circulação fetal, sendo importantes na circulação neonatal, com exceção do forame oval, que perde a sua função no nascimento.

b.

Cerca de 50% do sangue oxigenado é direcionado do coração para a circulação pulmonar, voltando ao coração pela veia cava superior. O sangue, então, chega à aorta pelo canal arterial.

c.

O canal arterial, o ducto venoso e o forame oval perdem a sua função cerca de um dia após o parto, porém permanecem e se fecharão anatomicamente por volta de 2-3 semanas de vida.


A circulação fetal sofre alterações após o nascimento, adaptando-se à nova realidade em que o bebê deve respirar e se alimentar sozinho. O forame oval, o ducto venoso e o canal arterial são estruturas que se desenvolvem durante a gravidez para ajustar a circulação do feto, sendo essenciais para a sua sobrevivência. Funcionalmente, elas param de funcionar após o parto, porém, anatomicamente, somente depois de semanas. A placenta tem uma veia e duas artérias. A veia umbilical leva sangue oxigenado para o coração por meio da veia cava inferior, que desemboca no átrio direito. O sangue passa para o átrio esquerdo pelo forame oval e é direcionado para o restante do corpo e para o cérebro. O sangue venoso retorna pela veia cava superior, sendo que o sangue é direcionado para a aorta pelo canal arterial. Devido à alta resistência vascular, o fluxo pulmonar chega a 10% durante a gravidez.

d.

O forame oval é responsável pela comunicação entre os ventrículos do coração fetal.


e.

O sangue sai da placenta pela artéria umbilical e é transportado pela veia cava inferior até o coração, retornando à placenta pela veia umbilical. O RN normal tem uma veia e duas artérias umbilicais.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Durante a gestação, é por meio da placenta que o feto recebe oxigênio e nutrientes da circulação materna, sendo que suas funções fisiológicas ocorrem em total dependência com esse sistema. Por isso, existem estruturas especializadas que desaparecem após o nascimento.

Sobre as circulações fetal e neonatal, escolha a alternativa correta:


a.

O sangue sai da placenta pela artéria umbilical e é transportado pela veia cava inferior até o coração, retornando à placenta pela veia umbilical. O RN normal tem uma veia e duas artérias umbilicais.

b.

O ducto venoso, o canal arterial e o forame oval são estruturas características da circulação fetal, sendo importantes na circulação neonatal, com exceção do forame oval, que perde a sua função no nascimento.


c.

O canal arterial, o ducto venoso e o forame oval perdem a sua função cerca de um dia após o parto, porém permanecem e se fecharão anatomicamente por volta de 2-3 semanas de vida.

A circulação fetal sofre alterações após o nascimento, adaptando-se à nova realidade em que o bebê deve respirar e se alimentar sozinho. O forame oval, o ducto venoso e o canal arterial são estruturas que se desenvolvem durante a gravidez para ajustar a circulação do feto, sendo essenciais para a sua sobrevivência. Funcionalmente, elas param de funcionar após o parto, porém, anatomicamente, somente depois de semanas. A placenta tem uma veia e duas artérias. A veia umbilical leva sangue oxigenado para o coração por meio da veia cava inferior, que desemboca no átrio direito. O sangue passa para o átrio esquerdo pelo forame oval e é direcionado para o restante do corpo e para o cérebro. O sangue venoso retorna pela veia cava superior, sendo que o sangue é direcionado para a aorta pelo canal arterial. Devido à alta resistência vascular, o fluxo pulmonar chega a 10% durante a gravidez.

d.

O forame oval é responsável pela comunicação entre os ventrículos do coração fetal.

e.

Cerca de 50% do sangue oxigenado é direcionado do coração para a circulação pulmonar, voltando ao coração pela veia cava superior. O sangue, então, chega à aorta pelo canal arterial.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As disfunções geniturinárias são as alterações que ocorrem no sistema urinário da criança. Os diferentes tipos de disfunções estão relacionados às suas causas e aos fatores de risco. Sobre a etiologia das disfunções geniturinárias em crianças, assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais causas.

a.

As principais causas das disfunções geniturinárias estão relacionadas aos aspectos genéticos e hereditários.


b.

As principais causas das disfunções geniturinárias estão relacionadas aos aspectos da anatomia e da fisiologia do sistema urinário e a processos infecciosos e inflamatórios.


As disfunções geniturinárias podem ocorrer por diversos motivos, sendo os principais: alterações na anatomia e na fisiologia, ou processos infecciosos e inflamatórios. Os aspectos hereditários ou socioeconômicos, hábitos de vida e sexo estão relacionados aos fatores de risco, porém não são causas diretamente relacionadas à etiologia das disfunções. As questões raciais não apresentam ligação nem com a etiologia nem como fator de risco.

c.

As principais causas das disfunções geniturinárias estão relacionadas aos hábitos de vida da criança.

d.

As principais causas das disfunções geniturinárias estão relacionadas aos aspectos raciais e de sexo.

e.

As principais causas das disfunções geniturinárias estão relacionadas aos aspectos socioeconômicos.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quando o enfermeiro propõe uma ação em saúde voltada para o manejo da doença de forma isolada, pode-se afirmar que ele está considerando a provisão de cuidados a partir da:

a.

esfera biopsicossocial.

b.

integralidade.

c.

dimensão biológica da existência humana.

O cuidado integral em saúde pressupõe uma atuação voltada para a compreensão das múltiplas esferas que compõem a existência humana. Entretanto, quando um enfermeiro se atém somente ao manejo de doenças e suas complicações, ele está considerando apenas a dimensão biológica da existência humana, o que se configura como uma limitação na resposta às necessidades em saúde das pessoas.

d.

assistência.

e.

humanização.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários