Predestinação Fatalista

Textos básicos: Ef. 1: 4,5- Tito 2:11- Hb.5:9
Introdução


A predestinação fatalista é uma doutrina que foi defendida pelo teólogo João Calvino, que viveu no século XVI. Hoje muitas denominações crêem nesse ensinamento, que na verdade não possui bases bíblicas convincentes. Esta doutrina afirma que Deus, na sua soberania, escolheu pessoas, individualmente, para a salvação e perdição, negando o direito do homem decidir sobre a sua vida.



Os ensinamentos sobre a predestinação fatalista acabam se tornando um perigo para a vida cristã, pois muitos dão início a uma vida inerte, despreocupada, com uma falsa segurança da salvação. Confirma também esta doutrina, a incapacidade do homem escolher servir a Cristo, por causa da sua maldade e corrupção, deixando para Deus, através do Espírito Santo, a obra da ?Graça irresistível?, para aqueles que escolheu desde a fundação do mundo.
É neste pequeno estudo que veremos as contradições desta doutrina, observando os propósitos e atributos de Deus na salvação do homem.


? Predestinar: determinar o futuro ? Fatalismo: sistema dos que atribuem tudo à fatalidade ou ao destino, negando o livre arbítrio.

A Bíblia e a Predestinação

Existem, pelo menos, 3 povos predestinados que encontramos na Bíblia:

1. A semente de Abraão (a nação de Israel - Gn. 12 )
2. Os ímpios ( Sl. 9: 27)
3. A igreja (1Ts. 4: 16,17)

? As escolhas de Deus

Existem, pelo menos, 4 tipos de escolhas que Deus fez:

1. Jesus (Jo.6:38- Mt.26:39)
2. Israel (3 propósitos): manifestar o Seu poder; trazer a Sua palavra; manifestar o Messias no mundo.
3. Igreja - com vários propósitos, mas podemos citar 3 deles: 1Pe.2:9,10- manifestar o evangelho da Graça salvadora ao mundo perdido; Jo.15:16- para produzir frutos neste mundo corrompido pelo pecado; Ef.3:10- demonstração visível a todo inferno que Jesus é vencedor.
4. Pessoas com propósitos vocacionais e ministeriais( Jeremias em Jr. 1:5; Moisés em Êx. 3,4; Davi em 1Sm. 16; Ef. 4: 11-14).

Efésios 1 : 4,5- O apóstolo Paulo fala da eleição da igreja, em Cristo, para a salvação, antes da fundação do mundo. O contexto desta passagem está em Ap.13:8:

?...o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo.? Porque Deus na sua onisciência, e dentro dela existe a pré-ciência, sabendo que o homem iria pecar, Ele elabora um plano, um ?escape?. E vemos em Gn. 3: 15, na época da criação, a profecia do cumprimento deste plano.

?...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade...?. A passagem diz que em Cristo fomos: 1º- escolhidos,
2º- predestinados, antes da fundação do mundo. Isto significa que, quem aceitar a Cristo hoje, participa de algo elaborado antes da fundação do mundo, se tornando, assim, um escolhido em Cristo. E permanecendo em Cristo, estará predestinado ao céu, pois a igreja foi escolhida para a salvação, e quem escolher estar em Cristo irá para o Céu.

Outro detalhe importante: todas as vezes que o Novo Testamento trata de predestinação, pronomes, substantivos e verbos, estão no plural. Fica assim demonstrado que predestinação na bíblia fala de povo, na forma plural e coletiva (Rm.8: 29,30).


Paulo e a Predestinação

Muitos afirmam que o apóstolo Paulo é o ?grande teólogo da predestinação fatalista?.
Vamos ver algumas declarações de Paulo acerca dele mesmo: Fp. 3 :13,14- 1Co. 4 :3-4- 1Co. 9: 27. Constatamos que ele nunca pregou sobre a escolha individual para salvação, e sim que a igreja vai para o céu.

Romanos 9, 10 e 11
Estes 3 capítulos do livro de Romanos, são muito usados na doutrina da predestinação fatalista, por conterem algumas passagens relacionadas a soberania de Deus para escolher. Primeiro, temos que entender o livro de Romanos, saber do que ele trata:
O livro de Romanos trata da Justificação- Tema do livro- 1: 16,17.

Divisão do livro:

Parte 1- Introdução ( 1: 1 ao 17)
Parte2- Justificação ( 1: 18 ao 4:25)
Parte3- Salvação (5 ao 8)
Parte4- Eleição e predestinação de Israel( 9, 10 e 11)
Parte5- Exortação ( 12 ao 15)
Parte 6- Epílogo ( final do cap. 15 até o final do 16)

Na parte 2 que trata da justificação, podemos aprender que a questão do pecado e da justificação são universais; tanto os judeus como os gentios estão debaixo do pecado, e por isso, a ira de Deus está sobre eles. Só existe um meio para a libertação do pecado: a justificação pelo sangue de Cristo. Os capítulos 9,10 e 11 tratam da eleição de Israel. E podemos dividir em 3 partes:

1- Capítulo 9- fala da escolha de Deus acerca de Israel;
2- Capítulo 10- fala do fracasso de Israel ao rejeitar o Messias;
3- Capítulo 11- fala da restauração de Israel, pelo poder de Deus no futuro.

Salvação, na bíblia, é para quem obedece- Hb. 3: 12-19; Hb. 5: 9; Cl. 1: 19-23.
Tanto no A.T. como no N.T., salvação está na ordem da fé e da obediência;
Condenação está na ordem da incredulidade e da desobediência.

A Igreja e Israel

1 Coríntios 10: 1-12- o apóstolo Paulo faz um paralelo entre a igreja e Israel.


O livre arbítrio

Gn. 1: 26- ?E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança.? Deus nesta passagem é Elohim: (substantivo na forma plural, que indica pluralidade de pessoas, de personalidades). Elohim é um substantivo que indica também que, Deus é um ser pessoal, que possui personalidade. A diferença do homem para Deus, na área da personalidade, é que o homem subsiste em 1 personalidade e Deus em 3 personalidades: Pai, Filho e Espírito Santo. Para ser pessoa, é necessário 3 atributos: Inteligência, sentimentos e vontade própria.

Deus também possui esses atributos de pessoa, por isso fomos feitos à Sua imagem e semelhança, na área pessoal. Deus fez o homem com vontade própria e capacidade de escolher. Comecemos pelo Éden: em Gn.2: 16,17, Deus diz para Adão e Eva: ?...de todas as árvores do jardim podeis comer livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal não comereis, pois o dia em que dela comerdes, certamente morrereis.?

Qual foi a escolha do homem? Todos nós sabemos. Existe outra passagem muito importante no livro de Deuteronômio 30:19: ?Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua semente...?

Também podemos ler em Ez. 18, a capacidade do homem escolher o melhor ou o pior caminho. Outras passagens no Novo Testamento nos mostram a liberdade de escolha do homem: Mt. 7: 13,14; Jo. 6: 67. No livro de Provérbios, lemos outra afirmação: Pv. 23: 26; Hb. 10: 38.

Por que não devemos crer na predestinação fatalista?

Por causa dos atributos de Deus: JUSTIÇA: Gn. 18: 25; Dt. 10: 18; 1Sm. 26: 23; 1Rs. 8: 32; Jó 8: 3; Sl. 9: 18; 11: 7; 36: 6; 71: 19; 103: 6; Jr. 22: 3, etc.

Amor:

Lv. 26: 45; 2Rs. 8: 19; Sl. 44: 26; Is. 43: 25; Sf .3: 17; Jo. 15: 13; 1Jo. 4: 16, etc.

Misericórdia:

Êx. 20: 6; Ne. 9: 31; Sl. 23: 6; Jr. 3: 22; Dn. 9: 9; Lc. 1: 50; Ef. 2: 4; 1Pe. 1: 3; 2Jo. 1: 3, etc.

Graça:

O atributo pelo qual fomos alcançados- favor imerecido, bondade benevolente amorosa de Deus - Sl. 86: 15; Jo. 1: 14; At. 11: 23; 13: 43; 15: 11; Rm. 3: 24; 5: 15,16; 2Co. 9: 14; Gl. 2: 21; Tt. 2: 11, etc.

Se Deus já escolheu pessoas para o céu e para o inferno, será Ele responsável pelos pecados destes? Ninguém pode dar contas do que não é responsável, e Deus jamais pode fazer alguém pecar: 1Jo. 3: 8; 1Jo. 1: 5; Rm.14: 12; 1Ts. 4: 4.

E Deus sendo amor, misericórdia e justiça, Ele não faz acepção de pessoas- Rm. 2: 11; 11: 32; e se Ele não faz acepção de pessoas, Ele deseja salvar todos- 1Tm. 2: 4,5; Rm. 5: 18.

Tito 2: 11- ?Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens?- este texto, para os que crêem na predestinação fatalista, assim como em 1Tm.2: 4, está falando das várias classes sociais, raças e nações, que Deus escolheu pessoas entre ricas e pobres, negras e brancas, famosas e anônimas, independente da sua nacionalidade. Outra passagem muito conhecida como ?texto áureo? da Bíblia, é a de Jo. 3: 16 - a palavra ?mundo? também tem o mesmo sentido das outras passagens. O termo ?mundo? nesta passagem, representa a raça humana, não existe outra definição para a tradução no grego - (cosmos). Quando a Bíblia diz ?todos os homens?, não define especificamente a linguagem usada no texto, não deixando clara a intenção dos diversos grupos.

Ainda outro texto, também muito conhecido, é interpretado de forma errada: Jo. 15: 16-?Não fostes vós que escolhestes a mim; mas eu escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, a fim de que o vosso fruto permaneça...? Os fatalistas usam esta passagem para confirmar a sua doutrina. O contexto está no próprio texto: ?...para que vades e deis fruto...?- Deus escolheu a Igreja para dar fruto, é o que diz o texto.

O que Deus espera da sua Igreja?

Tito 2: 11-14 ?Porque a graça de Deus se é manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da Glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso e de boas obras.?

Deus ama a fidelidade!

Fonte: Pr. Silas Malafaia ( Professor de Teologia- Assembléia de Deus da Penha ? R. J. ) 


Extraido de - http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=1329

Postar um comentário

0 Comentários