ENEM - Bônus Demográfico



Bônus demográfico


Bônus demográfico se refere a um período da história de um determinado país em que a força de trabalho na população ativa de 15 a 64 anos é maior do que a parcela dependente da população (crianças e idosos). Quando determinado país tem mais trabalhadores do que dependentes, aumenta a quantidade de dinheiro disponível para investimento em áreas econômicas e sociais.
Detectar se o bônus demográfico é positivo ou negativo numa população depende do cálculo do PIA (População com Idade Ativa) com o POT (População Total). No Brasil, entre os anos 1950 e 1980, a economia cresceu em média 7% ao ano, com crescimento populacional de 2,8%. A renda per capita cresceu 4,2% ao ano. Esse período significou como os melhores trinta anos da história brasileira, porém, a partir dos anos 1980, o Brasil não conseguiu colher essa “herança econômica” em virtude da queda da renda per capita e aumento do desemprego e da inflação.
Nos anos 1990, o Brasil conseguiu estabilizar a economia, iniciar um processo de melhoria da educação e de incentivos sociais para patrocinar a permanência da criança na escola. A partir dos anos 2000, o Brasil conseguiu equilibrar suas contas externas e voltar a crescer, gerando queda do desemprego; nesse novo cenário, o país conseguiu resgatar o seu bônus demográfico acumulado, mas abaixo do que poderia.
No ano de 2004, o Brasil voltou a apresentar números positivos em sua economia, amadureceu políticas sociais e se viu desafiado a aprimorar a sua educação básica, superior e profissionalizante. Porém, boa parte das vagas de trabalho geradas em áreas específicas no país foram ocupadas por estrangeiros, em virtude da falta de mão de obra brasileira qualificada.
O bônus demográfico é temporário, depende do processo de crescimento econômico e da presença de uma ampla e qualificada população economicamente ativa trabalhando e gerando renda no país. No mundo, países como EUA, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, China, Taiwan e boa parte da Europa, conseguiram tirar bom proveito de seus bônus demográficos investindo bastante em educação e estimulando a economia.
Os números demográficos para a primeira metade do século XXI são favoráveis para o Brasil ter um novo bônus demográfico, porém, o pais depende de outros fatores como econômicos, sociológicos e culturais, além de redução das taxas de mortalidade e natalidade.
Fontes:
Jornal O Globo, caderno de economia. 11 de agosto de 2013.







Postar um comentário

0 Comentários