1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e
privadas.
Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora
de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica
e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade
atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo
dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e
esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo
para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania - Artes Visuais: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas
(Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e
sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada
nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades
especiais educacionais.
Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções
artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos - produção literária e
processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos
literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a
dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade
e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções
artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo,
lírico e dramático) e formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais
do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação
literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura,
outras artes e outros saberes.
Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de construção e recepção de textos - organização da macroestrutura
semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores,
relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos
da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação lingüística - uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é
constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de
formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo
de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro
estrutura do texto.
Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função
social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os
gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.





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