SITUAÇÃO-PROBLEMA

SITUAÇÃO-PROBLEMA

O Enem exige que o candidato redija um texto do tipo DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, cujo tema
se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É
automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema
proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.
São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir. Para você
compreender melhor qual o significado dessa matriz de competências, procuramos explicar, de maneira mais
clara, cada um dos itens que a compõem. São elas:
COMPETÊNCIA EXPLICAÇÃO
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

É necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de
escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de
escolaridade. Por exemplo, atentar para a pontuação é essencial, pois uma
vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu
texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da
banca de correção).


2. Compreender a
proposta de redação
e aplicar conceitos
das várias áreas
de conhecimento
para desenvolver
o tema, dentro dos
limites estruturais
do texto dissertativoargumentativo
A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que
você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema
apresentado torna-se muito mais tranquilo e não há o risco de seu texto ser
desconsiderado pela banca de correção. Além de disso, é preciso lembrar
de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever
um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um
posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar
sua opinião de modo claro e coerente. Para isso, é essencial valer-se de seu
conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um
texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de
textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que
dizer em sua redação.


3. Selecionar,
relacionar, organizar
e interpretar
informações,
fatos, opiniões e
argumentos em
defesa de um ponto
de vista
Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião
ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes,
aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto. Além de
uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial
saber organizar as ideias a partir deles e apresentar a sua interpretação para
a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes
e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista
em relação ao tema proposto.

4. Demonstrar
conhecimento
dos mecanismos
linguísticos
necessários para
a construção da
argumentação
Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item
anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente.
Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual
e/ou os organizadores argumentativos, por exemplo, advérbios, locuções
adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e
também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de
que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva. É preciso, ainda,
saber utilizar um repertório linguístico ou vocabular adequado ao tema e aos
objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira
desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou
eruditos a fim de impressionar a banca de correção.
Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de português
e já estão bastante acostumados às táticas e “truques” dos candidatos. De
nada adianta valer-se desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é
fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender
aos objetivos do texto.


5. Elaborar proposta
de solução para o
problema abordado,
mostrando respeito
aos valores humanos
e considerando
a diversidade
sociocultural

Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situaçãoproblema,
é possível concluir que toda a construção da argumentação deve
ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão
levantada. A solução, ou soluções, porém, devem resultar de uma relação
lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados
apresentados no desenvolvimento. Ademais, embora seja muito difícil que
isso ocorra - até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos
valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável
cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões
consideradas o “tendão de Aquiles” das sociedades contemporâneas. Por
exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou
a apologia à violência de qualquer espécie. A razão é óbvia: ideias e/ou
concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra
as muitas conquistas, sociais, políticas e culturais sedimentadas depois
de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à
integridade humana.


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