Questão 116 - ENEM 2009

A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto.
Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.

WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A) partir das informações sobre a dança Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.
B) excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
C) multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.
D) inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
E) preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

D.A. RESOLVE


O índio dá muita importância à dança para acrescentar-lhe energia e para preparar-lhe o corpo, tornando-o mais saudável e fortalecido. O canto propicia um entrosamento à dança e fortalece-lhe a garganta. Tais manifestações são praticadas, diariamente, pelos índios.
Antecedendo as cerimônias, os treinos de dança e canto intensificam-se, chegando a acontecer o dia inteiro e, em muitas delas, percorrem a madrugada.
Tais costumes mantêm as tradições e preservam suas identidades tribais, bem como, por interesse de ampliação, criam novas danças e cantos, para tornarem mais ricas suas tradições e culturas.
Seria interessante que as pessoas urbanas buscassem a dança e o canto para possibilitarem-lhes maior qualidade de vida e, especialmente, vencerem-lhes o estresse.

Alternativa E.



http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários