Questão 31 - ENEM 2009

Questão 31 - O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz 
e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz. Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher:

A)  a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda.
B)  a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.
C)  a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.
D)  qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.
E)  qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência.

Alternativa Oficial E.


http://www.da-educa.com/2009/12/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários