Questão 32 - ENEM 2009

Questão 32 - Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a da radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico
e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivíduo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.


Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivíduo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a

A)  absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo.
B)  maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio que por outros tipos de átomos.
C)  maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de carbono que por átomos de cálcio.
D)  maior refração ao atravessar os átomos de carbono que os átomos de cálcio.
E)  maior ionização de moléculas de água que de átomos de carbono.

Alternativa Oficial B.

A imagem mostrada é resultado da interação entre a radiação e a matéria. Observa-se que as áreas mais claras correspondem à estrutura óssea do indivíduo, rica em cálcio.
Pode-se concluir que ocorreu maior absorção da radiação eletromagnética nos átomos de cálcio do que nos outros tipos de átomos.

http://www.da-educa.com/2009/12/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários